Marko quer solução para os limites de pista

sábado, 1 de julho de 2023 às 10:00

Red Bull Ring

A Red Bull ajudará a encontrar uma “solução” para as repetidas violações dos limites da pista no GP da Áustria. 47 voltas foram deletadas pela FIA no dia da classificação no Red Bull Ring.

O Dr. Helmut Marko, da Red Bull, no entanto, parecia bastante indulgente. “Havia os limites da pista, mas a velocidade estava lá. Você fica sentado no carro e não vê se está passando dos limites, disse Helmut Marko à ORF.

Mas até Max Verstappen disse que o problema fazia todos os pilotos parecerem “idiotas”, enquanto o próprio Sergio Perez declarou: “O sistema está errado”. O problema foi agravado pelo atraso entre cada infração e a FIA realmente apagar a volta infratora.

“O pior é a demora entre ultrapassar o limite e a decisão”, concordou o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur. “Mandamos Carlos Sainz para a pista e queimamos um jogo de pneus à toa porque não tínhamos certeza sobre a volta anterior”, declarou ele à RTBF. “Mas é assim”.

“Se você colocar cascalho, reclamamos disso. Se colocarmos barreiras anti-colisão, vamos reclamar disso. Não acho que haja uma boa solução”, reconheceu Vasseur à Sky alemã.

A solução de Verstappen é que as linhas de delineamento brancas sejam mais espessas, enquanto Charles Leclerc disse que as zebras vermelhas e brancas esburacadas dissuadiriam os pilotos de ultrapassar os limites.

“Isso pode ser facilmente resolvido apenas colocando cascalho próximo às zebras”, comentou Verstappen, “mas eles não querem isso para as motos”.

Marko, no entanto, disse que a administração do Red Bull Ring deveria ignorar o efeito que uma boa solução para a Fórmula 1 teria no evento da MotoGP. “Não depende de nós, mas estamos fazendo tudo o que podemos para resolver o problema”, insistiu. “Na minha opinião, uma armadilha de cascalho seria o melhor”.

“Precisamos de uma solução. Temos que fazer algo sobre isso. Ou você coloca uma armadilha de cascalho ou levanta as pedras das zebras. Porque toda a atmosfera está arruinada assim”, prosseguiu.

Quanto ao efeito que teria na MotoGP, o veterano de 80 anos acrescentou: “A Fórmula 1 tem prioridade. Temos que encontrar um bom compromisso, porque assim é uma farsa”. Marko também pediu para a FIA a ser mais branda nas corridas, “caso contrário a disputa acaba”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.