Marko quer banimento da telemetria e do rádio na F1

segunda-feira, 24 de agosto de 2020 às 9:34

Helmut Marko

Lewis Hamilton domina a Fórmula 1 porque tem “um motor mais potente”, de acordo com Helmut Marko, da Red Bull.

O austríaco está ansioso pelo banimento do “modo festa” dos motores, que foi adiado para Monza após um pedido não só da Mercedes, mas ironicamente também da Honda, fornecedora da Red Bull.

Porém, segundo Marko, a grande vantagem da Mercedes existe desde o começo da era híbrida em 2014. Ele disse à revista Der Spiegel que, apesar de Hamilton ser um piloto talentoso, “sua enorme superioridade é resultado de um motor mais potente”.

“Nós não temos um campeonato de pilotos atualmente”, acrescentou Marko. “Temos um campeonato de engenheiros. Não é o produto técnico que deveria se destacar, mas o ser humano. Isso é o que interessa e fascina as pessoas”.

Ele sugere que banir a telemetria seria uma boa maneira de começar a resolver o problema, enquanto o “tráfego de rádio dos boxes para o piloto” também deveria ser impedido, de acordo com Marko.

“Na F1, nós estamos mais perto da pilotagem autônoma do que o Google”, insistiu ele. “Tudo é determinado pelos engenheiros. E isso é o caminho errado”.

Marko também criticou o veredicto da FIA no caso do “Mercedes rosa”, comparando a situação com a saga da legalidade do motor Ferrari.

“A FIA não quer prejudicar ninguém novamente”, afirmou ele. “É um julgamento de compromisso que evita a questão: o carro é legal ou não?”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.