Marko quebra o silêncio sobre demissão de Nyck de Vries

quarta-feira, 12 de julho de 2023 às 9:37

Nyck de Vries, Franz Tost e Helmut Marko

Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, revelou por que Nyck de Vries foi demitido depois de apenas 10 corridas em sua temporada de estreia na Fórmula 1.

O holandês estava sob pressão em meio a um começo difícil na categoria, e após chegar em último no GP da Inglaterra, Daniel Ricciardo foi anunciado como companheiro de Yuki Tsunoda na AlphaTauri pelo resto da temporada.

“Nós contratamos Nyck porque ele teve uma ótima performance em Monza no ano passado”, declarou Marko ao De Telegraaf.

“Esperávamos que ele estivesse pelo menos no mesmo nível de seu companheiro de equipe neste ano, mas não foi o caso. Na realidade, ele sempre foi três décimos mais lento. Não vimos nenhuma melhoria”.

“Ele tem 28 anos, muita experiência e também conhecimento como piloto de testes em vários carros de F1. Eu não creio que você pode compará-lo a um jovem estreante”.

“No fim de abril em Baku, ele começou bem o fim de semana e eu pensei que andaria melhor, mas então bateu mais uma vez. Infelizmente, ele nunca fez uma super volta que nos impressionou”.

A decisão de trocar duas provas antes das férias de verão foi considerada dura e curiosa, com Ricciardo agora retornando ao grid menos de um ano depois de ser demitido da McLaren.

Sobre o motivo de Red Bull e AlphaTauri terem dispensado de Vries tão rapidamente, Marko insistiu: “Nós tínhamos de fazer alguma coisa”.

“Por que deveríamos esperar e que diferença duas corridas a mais fazem se você não vê nenhuma melhoria? Nyck é um ótimo rapaz, mas a velocidade simplesmente não estava lá”.

Quanto ao futuro do holandês na F1, ele acrescentou: “Acho que será difícil. Ao mesmo tempo, creio que ele já esperava isso. Ele pode construir uma ótima carreira nas corridas de longa distância”.

A promoção de Ricciardo ocorreu no dia em que ele pilotou um carro de F1 pela primeira vez como reserva da Red Bull em um teste de pneus.

“Seus tempos de volta foram competitivos com três jogos de pneus diferentes”, revelou Marko.

“Se Ricciardo não tivesse mostrado velocidade, nós teríamos considerado outra coisa. Porém, a AlphaTauri não está em uma boa posição, última no campeonato de construtores, portanto tínhamos de fazer algo”.

“Isso acontece frequentemente depois de uma troca de piloto, Ricciardo traz uma nova energia para a equipe”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.