Marko: Perez pode ter problemas com carro de 2022, Verstappen não

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022 às 18:05

Max Verstappen e Sergio Perez

Helmut Marko deu uma dica do que esperar do carro 2022 da Red Bull, e pode não ser uma boa notícia para Checo Perez.

Hoje a principal dúvida em relação aos novos carros, é quanto de rake (traseira mais alta que a dianteira) eles terão. Pelo que se sabe até agora, um carro plano como a Mercedes tem feito por exemplo, pode torna-lo muito dianteiro. Em compensação, o mesmo rake que a Red Bull tem usado nos últimos anos, pode torna-lo muito traseiro.

Helmut Marko sugeriu que o carro 2022 da Red Bull pode ser mais difícil para Sergio Perez se adaptar do que Max Verstappen, se enfrentar problemas semelhantes aos seus modelos anteriores.

A nova temporada verá uma série de novos regulamentos sendo introduzidos no esporte e, como tal, muitas equipes de F1 tomaram a decisão de se concentrar no desenvolvimento de seu carro para 2022 no início de 2021, ao invés de continuar trabalhando em seu carro do ano passado.

Para Red Bull e Mercedes, este não foi inteiramente o caso, com os pilotos de ambos os lados canalizando seus esforços para ganhar o título de 2021.

Marko não acredita que isso tenha um efeito negativo em suas chances em 2022, uma vez que o trabalho continuou freneticamente na fábrica.

“Os pilotos fizeram algum trabalho de simulação nesse ínterim, mas é claro que são os engenheiros que fazem todo o desenvolvimento”, disse Marko à emissora austríaca ServusTV.

Quanto ao que esperar da máquina da Red Bull em 2022, Marko acha que não será problema para Verstappen se ele se mostrar instável na traseira, como acontecia no passado.

Ele admite, porém, que isso pode ser potencialmente um problema para seu companheiro de equipe, como já foi no passado para pilotos como Pierre Gasly, Alexander Albon e o próprio Perez.

“Max consegue guiar um carro bastante instável na parte traseira”, disse Marko.

“O carro tem que ser o mais rápido possível, não precisa ser confortável ou agradável. São apenas os nossos segundos pilotos que costumam ter os maiores problemas com isso.”

Pensamentos de Verstappen sobre 2022

Verstappen está ansioso para experimentar a nova era da F1, mas acha que ainda é difícil prever como será até que ele teste o carro.

“É difícil dizer porque ainda não guiei o carro novo, exceto no simulador”, explicou Verstappen.

“Em janeiro e fevereiro farei isso de novo, mas a essa altura o carro estará muito diferente.”

Embora as novas regras possam resultar em menos velocidade, Verstappen espera que o objetivo de aumentar as ultrapassagens seja alcançado e que haverá disputas roda-a-roda como resultado.

“Os carros estão um pouco mais lentos, mas espero que as corridas sejam melhores, que possamos ultrapassar mais e que as equipes estejam mais próximas”, acrescentou o campeão mundial de 2021.

“Então não importa que o carro seja um pouco mais lento.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.