Marko: “Nenhuma equipe de ponta” dentro do teto orçamentário

quinta-feira, 26 de maio de 2022 às 9:51

Helmut Marko

O teto orçamentário se tornou um grande problema em meio ao aumento da inflação global, de acordo com Helmut Marko.

O consultor de automobilismo da Red Bull apoiou o chefe Christian Horner, que deixou Barcelona avisando que podem sobrar apenas algumas equipes com fundos suficientes para terminar a temporada 2022.

“Nenhuma das três equipes de ponta está dentro do limite orçamentário no momento”, declarou Marko ao Sport1.

As equipes estão limitadas a gastar $140 milhões neste ano – $5 milhões a menos do que no ano passado apesar do aumento da inflação e dos custos de frete devido à situação global instável.

Algumas equipes, lideradas pela Red Bull, estão pedindo um ajuste urgente no teto orçamentário para compensar. Entretanto, a Alpine não está entre elas.

“A covid-19 obviamente nos afetou, mas não agora”, disse Laurent Rossi, CEO da Alpine, ao El Mundo Deportivo. “De certo modo, a Alpine está imune por enquanto”.

“Luca de Meo iniciou o plano de recuperação que está consertando muitos dos erros cometidos no passado – um passado que teria tornado uma crise como esta bastante difícil para nós”.

Contudo, para equipes de ponta como a Red Bull, cujo único objetivo na Fórmula 1 é vencer, Marko insiste que de fato há o risco dos $140 milhões serem gastos em breve.

“Os custos de transporte subiram 60% em alguns casos e os custos dos materiais também tiveram um aumento imenso. Essa é simplesmente a realidade”.

“Já existem conversas sobre um certo ajuste devido à inflação. Primeiro a pandemia, depois a guerra – são eventos imprevisíveis e esses números de inflação e aumento também não são normais”.

“Quando a normalidade retornar, nós poderemos operar novamente dentro do limite orçamentário”, concluiu Marko.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.