Marko: Max é meio segundo mais rápido que Perez num carro que combine com ele

segunda-feira, 7 de novembro de 2022 às 12:38

Sergio Perez e Max Verstappen

Ao longo da temporada, ficou evidente que Sergio Perez não conseguiu mais igualar o ritmo de Max Verstappen depois de um início promissor em 2022.

No começo do ano Perez estava bem. Fez uma pole logo na segunda corrida na Arábia Saudita, venceu em Mônaco e acompanhava Verstappen de perto na maioria das corridas, inclusive sendo solicitado a abrir passagem para seu companheiro de equipe campeão mundial duas vezes na primeira metade do ano.

Naquela época o carro não casava muito com o estilo de Verstappen, mas casava com o de Perez, que guia rápido um carro neutro, mas não traseiro ou dianteiro. No entanto, como Verstappen é um piloto realmente melhor que Perez, o RB18 foi sendo atualizado para ficar mais traseiro, estilo que Max Verstappen é realmente mega rápido e entrega tudo, tira de fato todos os centésimos que o carro tem como potencial.

Então Verstappen foi se distanciando de Perez, sagrou-se campeão de 2022 com bastante antecedência, a Red Bull também sagrou-se campeã dos construtores e Perez está brigando muito atrás na pontuação pelo vice com Charles Leclerc da Ferrari.

Agora, Perez vai para as duas últimas corridas lutando pelo P2 no campeonato de pilotos à frente de Leclerc com ainda 58 pontos em disputa.

Helmut Marko disse que a batalha está fornecendo uma motivação extra para a equipe ao fechar o ano do campeonato.

“Se você já alcançou tudo o que é possível, então você vai além, porque também precisa de algum tipo de incentivo para manter as pessoas motivadas”, disse o austríaco à Auto, Motor und Sport.

Marko: Verstappen ‘tão rápido quanto Perez’ com um carro que não combina com ele

A diferença média entre Verstappen e Perez em classificação foi de quase meio segundo ao longo da temporada, a maior das três principais equipes.

Os jornalistas especializados em F1 apontam que equipe tornou o carro mais adequado ao estilo de direção de Verstappen, o que dificultou para Perez obter a janela de configuração certa.

Marko praticamente confirmou isso, dizendo que o RB18 inicialmente não agradou a Verstappen e que ele teve que se adaptar ao carro no início da temporada.

“O maior problema era que o carro estava acima do peso, no momento ainda estamos acima do peso mínimo.”

“Não havia muito de errado com a aerodinâmica desde o primeiro dia. No entanto, nunca acreditei que fossemos tão bem este ano.”

“O que Max estava dizendo na Austrália de novo? ‘Preciso de 36 corridas para ultrapassar Leclerc?’ Isso teria sido um pouco difícil em uma temporada.”

“Depois disso, aceleramos nosso programa de desenvolvimento. Os erros foram analisados: os dois primeiros problemas foram do lado da Red Bull. O terceiro problema foi do lado da Honda. Depois melhoramos o controle de qualidade.”

Embora o RB18 tenha sido sem dúvida um dos melhores carros da Red Bull desde que ingressou no grid, Marko acredita que foi uma combinação de talento do piloto e desempenho do carro que lhes permitiu dominar este ano.

“São os dois”, explica ele. “No início da temporada você viu que Max é tão rápido quanto Checo com um carro que não combinava com seu estilo de tocada. Mas se o carro combina com Verstappen, então ele é meio segundo mais rápido.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.