Marko mantém Franz Tost como consultor da Red Bull

segunda-feira, 27 de novembro de 2023 às 11:03

Franz Tost

Franz Tost continuará ligado à Fórmula 1 no próximo ano como consultor de equipe.

Tendo comandado a segunda equipe da Red Bull desde o início, o austríaco de 67 anos agora está deixando o cargo de chefe e será substituído por Laurent Mekies como parte de uma mudança de identidade mais ampla da AlphaTauri.

Contudo, Tost admitiu em junho que recebeu “uma oferta para continuar como consultor por mais dois anos, então estou pensando nisso”.

Mas em seu último GP como chefe de equipe em Abu Dhabi, Tost voltou atrás, insistindo que “definitivamente estarei esquiando” quando os preparativos para a temporada 2024 estiverem em andamento em Faenza.

“Com Peter como CEO e Laurent como chefe, temos duas pessoas excelentes que comandarão a equipe à sua maneira”, declarou ele ao jornal Kronen Zeitung. “Não acho certo ficar ao lado deles dizendo ‘faça assim’. Prefiro deixá-los fazer”.

No entanto, ao ser questionado sobre a aposentadoria de Tost, Helmut Marko, consultor da Red Bull, indicou que seu compatriota austríaco permanecerá envolvido após sua aposentadoria oficial.

“Mark Mateschitz presenteou-o com um carro simbólico (da AlphaTauri) em forma de modelo, mas Franz receberá um carro completo”, disse Marko à Sky Deutschland.

“Dói vê-lo partir, pois não foram apenas os 18 anos conosco, ele já estava no automobilismo com muitos outros”, continuou Marko, com a carreira de Tost remontando ao seu trabalho com Ralf Schumacher e antes.

“O extraordinário é que nossos dois campeões mundiais aprenderam com ele”, acrescentou ele, referindo-se a Sebastian Vettel e Max Verstappen. “O treinamento foi tão bom que eles puderam lutar imediatamente pelo título na Red Bull. É uma grande conquista dele”.

Portanto, embora os dias de tempo integral de Tost na F1 estejam terminando, a Red Bull ainda poderá contar com ele para conselhos e apoio.

“Ele prestará consultoria de apoio nos anos de 2024 e 2025”, revelou Marko. “Então, se nós ou o pessoal da AlphaTauri precisarmos dele, poderemos contatá-lo”.

“Mas ele está livre para todas as outras atividades que não entrem em conflito com a F1. Depois de 18 anos, ele merece o fato de finalmente poder esquiar em paz”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.