Marko duvida que Russell volte a ter chance de título na F1
sábado, 24 de outubro de 2026 às 10:15Helmut Marko acredita que George Russell pode ter perdido sua melhor oportunidade de conquistar o título mundial de Fórmula 1. O ex-consultor da Red Bull afirmou que Kimi Antonelli assumiu claramente o posto de número 1 da Mercedes após sua impressionante evolução em 2026.
Antes do início da temporada, muitos apontavam Russell como favorito ao campeonato. Entretanto, o britânico viu o companheiro italiano, ainda em seu segundo ano na F1, abrir uma vantagem de 102 pontos e se aproximar de um título histórico. Agora, Antonelli pode até confirmar a conquista neste fim de semana, durante o GP dos Estados Unidos, em Austin.
Em entrevista à Sky alemã, Marko reconheceu a qualidade de Russell, mas questionou se o piloto terá outra oportunidade de lutar pelo campeonato ou de assumir o posto de principal piloto em uma equipe.
“Do ponto de vista mental, isso certamente representa um enorme revés. Russell já não é o piloto número 1. Antonelli tomou esse lugar dele de maneira bastante clara”, avaliou Marko.
“Russell continua sendo um dos melhores pilotos da Fórmula 1. No entanto, duvido que ele volte a ter outra chance de conquistar o título mundial ou receba o status de número 1 em qualquer outra equipe”, acrescentou.
Quero ser VIPAntonelli pode conquistar título histórico em Austin
A ascensão de Antonelli surpreendeu até mesmo quem esperava um bom desempenho do italiano. Depois de uma temporada de estreia marcada por erros e dificuldades em 2025, o piloto da Mercedes mostrou uma evolução expressiva e agora está perto de se tornar o campeão mundial mais jovem da história da categoria.
Com 102 pontos de vantagem sobre Russell, Antonelli pode garantir o título neste fim de semana. Para isso, precisa vencer o GP dos Estados Unidos, enquanto seu companheiro termina em nono ou abaixo e Lewis Hamilton, da Ferrari, fica em quinto ou em uma posição inferior.
Embora a conquista antecipada ainda dependa dessa combinação de resultados, a vantagem construída pelo italiano reforça sua posição dentro da Mercedes. Além disso, os problemas enfrentados por Russell ao longo da temporada contribuíram para ampliar a diferença entre os dois.
Marko destaca evolução e maturidade de Antonelli
Marko também elogiou a transformação de Antonelli em relação ao ano de estreia. Para o ex-dirigente da Red Bull, o italiano combina velocidade excepcional com grande controle do carro e demonstra uma maturidade cada vez maior nas decisões durante as corridas.
“No ano passado, ele ainda tinha alguns problemas e cometia erros. Isso não acontece mais da mesma maneira. Ele tem uma velocidade incrível e um controle de carro excelente”, afirmou.
O austríaco reconheceu que Antonelli ainda enfrenta algumas dificuldades, mas destacou o impacto de seu desempenho diante de Russell. Na avaliação de Marko, a maneira como o jovem italiano superou o companheiro foi especialmente impressionante.
“Ele ainda enfrenta algumas dificuldades, mas a forma como superou George Russell foi notável”, acrescentou.
Outro aspecto que chamou a atenção de Marko foi a capacidade de Antonelli de adaptar seus objetivos durante uma corrida. Quando percebe que não tem condições de vencer, o italiano passa a priorizar uma posição importante em vez de assumir riscos desnecessários.
“Quando percebe que não pode vencer, ele passa a pilotar para garantir uma posição. Isso também é um sinal de maturidade. É impressionante para alguém tão jovem”, concluiu Marko.
campeonato mundial, formula 1, george russell, GP dos Estados Unidos, helmut marko, Kimi Antonelli, lewis hamilton, mercedes, red bull, temporada 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
