Marko diz que a Mercedes culpa Verstappen pelo problema da asa

sábado, 13 de novembro de 2021 às 12:57

Helmut Marko

A Mercedes estaria culpando Max Verstappen pelos problemas da asa traseira de Lewis Hamilton, com Helmut Marko dizendo que essa é a defesa dos Prateados.

Tanto Verstappen quanto Hamilton visitaram os comissários do GP de São Paulo na manhã de hoje, suas audiências separadas relacionadas aos problemas na classificação de sexta-feira.

Hamilton fez a pole position com 0,4s de vantagem sobre Verstappen, mas o holandês estacionou seu RB16B após a classificação e foi dar uma olhada na asa traseira de Hamilton.

E então ele a tocou.

Isso não é permitido de acordo com o artigo 2.5.1 do Código Desportivo Internacional, que afirma que “dentro do Parque Fechado, apenas os comissários designados podem entrar. Nenhuma operação, verificação, ajuste ou reparo é permitido, a menos que autorizado pelos mesmos comissários ou pelos regulamentos aplicáveis ‘.

Portanto, Verstappen foi chamado para ver os comissários na manhã de sábado.

Mas o que tornou isso um problema ainda maior foi que a FIA estava examinando a asa traseira que ele tocou.

De acordo com o delegado técnico da FIA Jo Bauer, a asa traseira de Hamilton e seu DRS não estão em conformidade com os regulamentos do Artigo 3.6.3 dos Regulamentos Técnicos da F1.

Bauer disse em sua nota aos administradores que as regras “não foram cumpridas” pela asa de Hamilton, mas não disse exatamente o que não foi cumprido.

Isso significou que a Mercedes teve que fazer uma visita aos comissários na sexta-feira à noite, com a audiência suspensa até às 10h30 de hoje.

A Mercedes, disse Marko, foi para a audiência de sábado culpando Verstappen pelos problemas com as asas de Hamilton.

O consultor da Red Bull disse ao F1-Insider.com: “O inacreditável é que a Mercedes está alegando que Max danificou a asa traseira de Hamilton com os dedos”.

Não se sabe se Max Verstappen conseguiu – provavelmente sem querer – danificar o mecanismo de abertura de asa da Mercedes com suas mãos, mas como tudo na Fórmula 1 é sempre uma questão de detalhe, o paddock e o mundo ainda aguarda o veredito e as explicações da FIA.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.