Marko diz para a Andretti “comprar a Alpine”

segunda-feira, 7 de agosto de 2023 às 9:50

Alpine

Helmut Marko, da Red Bull, acredita que tem a solução ideal para o dilema da Andretti-Cadillac na Fórmula 1.

Por um lado, uma equipe americana com o envolvimento de uma nova montadora parece ser ideal para a F1 no momento.

No entanto, apesar da FIA estar disposta a dar luz verde para a Andretti-Cadillac, a Liberty Media e várias equipes existentes são contra a ideia principalmente por razões financeiras.

Contudo, Marko vê a solução. “A Andretti deveria comprar a Alpine”, disse ele ao Sport1, em meio ao caos no gerenciamento que vem ocorrendo na equipe de propriedade da Renault.

“Isso seria o melhor para todos. A F1 manteria suas 10 equipes, a Andretti finalmente poderia entrar e a Renault continuaria envolvida”.

Porém, Michael Andretti disse recentemente que conversou com todas as equipes existentes e nenhuma delas quer vender.

Mesmo com a crise no gerenciamento, Luca de Meo, CEO do grupo Renault, parece determinado a seguir na F1.

“A Alpine se tornará a Ferrari francesa da F1”, declarou ele a repórteres italianos em Locorotondo.

Mas ele admite que a paixão da França pela categoria não se compara a de um país como a Itália.

“A razão é que os franceses não têm um símbolo para torcer como a Ferrari na Itália. Nossa meta com a Alpine é ligar nossas cores a essa paixão”.

“É um pouco como alteramos a proposta do Fiat 500”, acrescentou de Meo, referindo-se ao seu período na montadora italiana. “Foi um gancho para conectar as pessoas com sua própria história porque elas devem estar envolvidas”.

O gerenciamento não é o único problema atual da Alpine na F1. Outro é que, mesmo com o apoio inicial da Red Bull, a Renault ainda não teve sucesso em sua tentativa de receber permissão para alcançar os outros motores da categoria em meio ao congelamento no desenvolvimento.

“Nós não fomos contra isso no caso da Renault”, disse Marko. “Porém, deve ser claramente demonstrado que a diferença de performance é significativa”.

“E deve ser garantido que as medidas tomadas não enfraqueçam os outros. É por isso que a solicitação está suspensa no momento”.

Mesmo assim, Marko afirma que ainda simpatiza com a situação da Renault.

“Eu consigo entender seus problemas porque não é apenas a performance do motor. Se você está muito atrás, terá de comprometer o acerto do carro para compensar a falta de velocidade nas retas. E isso prejudica as características de dirigibilidade do carro”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.