Marko critica diretiva da FIA e alfineta Hamilton

terça-feira, 21 de junho de 2022 às 9:23

Helmut Marko

Helmut Marko criticou a FIA por sua decisão de introduzir uma diretiva técnica em resposta às preocupações de alguns com os quiques dos carros.

Na quinta-feira anterior ao GP do Canadá, a TD39 foi divulgada, com a federação anunciando que iria intervir para reduzir ou eliminar os quiques.

Isso exigiria que as equipes que estão quicando demais aumentassem a altura de seus carros a fim de evitar uma desclassificação, o que causou bastante surpresa no paddock porque elas não tiveram tempo para se preparar.

A diretiva veio depois de alguns no paddock, particularmente a Mercedes, pedirem para a FIA tomar uma atitude em relação aos quiques.

Marko expressou sua reprovação das medidas que a FIA planeja implementar e sugeriu que a Mercedes poderia encontrar uma solução para suas dificuldades com os quiques.

“Eu não creio que as decisões da FIA são corretas”, declarou ele à Sky Sports da Alemanha.

“Uma equipe, a Mercedes, tem os maiores problemas e então você reage no meio da temporada. Há uma solução simples: você só precisa levantar o carro. Assim os quiques param, mas você perde velocidade”.

“O fato de eles estarem reagindo desta maneira agora e tentando impor isso para a FIA, que praticamente determina os acertos dos carros, é uma solução rápida que certamente não foi analisada”.

De acordo com Marko, as próprias equipes deveriam resolver seus problemas com os quiques, e ele sente que os pilotos da Red Bull estão bem preparados.

“Nossos pilotos são um um dos bens mais valiosos que nós temos”, disse ele. “Nós tentamos garantir que eles estejam na melhor condição física”.

Marko acredita que diretiva técnica precisa de alterações adicionais para ser efetiva.

“Ainda há melhorias a serem feitas porque todos os parâmetros são vagos demais. Você ficaria exposto à arbitrariedade. Isso afetaria principalmente a equipe que criticou isso”.

A Mercedes pareceu enfrentar enormes problemas com os quiques no GP do Azerbaijão, onde Lewis Hamilton reclamou de dores nas costas e inclusive teve dificuldades para sair de seu carro depois da corrida.

O heptacampeão mundial teve um fim de semana melhor no GP do Canadá, tendo obtido seu primeiro pódio desde a abertura da temporada no Bahrain.

Marko não resistiu à oportunidade de alfinetar Hamilton, dizendo ao f1-insider.com após a prova em Montreal: “Hamilton saiu rapidamente do carro hoje. Quando ele está no pódio, é muito mais fácil”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.