Marko afirma que Verstappen não perderá motivação

terça-feira, 15 de agosto de 2023 às 9:59

Max Verstappen

Helmut Marko, da Red Bull, disse que o atual domínio de Max Verstappen na Fórmula 1 não fará o holandês perder sua motivação de competir.

Tendo conquistado os últimos dois títulos de pilotos, Verstappen já tem o tricampeonato mundial praticamente garantido neste ano depois de vencer todas as corridas, exceto duas, antes das férias de verão da F1.

Contudo, Marko citou uma conversa de Verstappen com seu engenheiro Giampiero Lambiase durante a classificação para o GP da Bélgica como evidência de que sua motivação continua intacta.

“Não, eu não acredito que será o caso com Verstappen”, declarou ele ao motorsport-magazin.com. “Ele sempre quer o melhor”.

“Em Spa, ele ainda teve discussões com seu engenheiro, que está quase se tornando um herói cult. Verstappen avançou para o Q3 em 10º lugar. ‘Eu não estou satisfeito com essa posição’, foi a resposta irritada. Verstappen sempre quer andar na frente”.

“Assim como acontece com a volta mais rápida. Verstappen também quer aquele ponto. Então, temos de avaliar qual é o risco de fazer uma parada extra. Nós preferimos evitar, mas Max é um perfeccionista, ele quer vencer em todas as situações”.

Porém, Marko acrescentou que Verstappen está mais cauteloso em suas batalhas após conquistar dois títulos.

“Ao longo do tempo, Verstappen amadureceu e corre menos riscos, principalmente depois de vencer seu primeiro campeonato mundial. Ao mesmo tempo, ele aprendeu a ler melhor as corridas. Ele entende tudo, pode até mesmo bater papo no rádio”.

Anteriormente, Verstappen sugeriu que não pretende continuar correndo até os 40 anos, como fizeram Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, e Marko não espera vê-lo na F1 com essa idade.

“Eu não acho que ele é do tipo que vai durar muito tempo como Alonso, por exemplo. Um dia ele dirá ‘acabou’, quando não estiver mais se divertindo ou a pressão tiver acabado”.

“O que nós esquecemos às vezes é que Max tem de passar um dia no simulador antes de todas as corridas. Ele já tem menos compromissos de marketing, mas ainda restam alguns dias. Ele precisa manter sua forma física. Tudo isso deixa relativamente pouco tempo livre”.

“Se ele continuará após 2028 (quando seu contrato atual termina) depende de como o esporte se desenvolve. Se não for mais atrativo para ele, consigo imaginá-lo pendurando seu capacete”.

“Eu não acredito que ele insistirá em continuar até bater aquele recorde de títulos mundiais. Precisa haver inspiração e paixão”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.