Marko aconselha Mercedes a mudar de direção

domingo, 5 de março de 2023 às 9:15

Helmut Marko

A Mercedes corre o risco de cair fora das três principais equipes da Fórmula 1, alertou o Dr. Helmut Marko. “(Fernando) Alonso vai irritar a Mercedes se eles não fizerem algo logo”, disse o inconstante chefe esportivo da Red Bull após a classificação no Bahrain.

De fato, a Aston Martin de Alonso ultrapassou George Russell e Lewis Hamilton no sábado – um grande alerta para o conceito único de carro “sem sidepod” da Mercedes. “Eles (Aston Martin) ganharam dois segundos em meio ano e o carro deles é metade nosso”, disse o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

“Motor, caixa de câmbio, suspensão traseira. E o mesmo túnel de vento. Não acho que este pacote será competitivo eventualmente”, acrescentou. “Precisamos agir juntos”.

A Mercedes já estava brincando com a ideia de descartar seu atual conceito de carro, com o passo à frente da Aston Martin agora provando a área exata do problema. “É a aero”, afirmou Wolff. “Acho que a Aston Martin mostrou como isso é feito. Eles fizeram uma redefinição total com seu conceito e encontraram o caminho certo”.

De fato, enquanto a base mecânica do carro da Aston Martin é principalmente da Mercedes, o conceito aerodinâmico é muito mais parecido com o da Red Bull. “Se você comparar os carros, verá que o da Aston Martin é mais parecido com o da Red Bull”, opinou Marko.

“Isso certamente tem suas razões. Não foi apenas (Dan) Fallows que foi para a Aston Martin, mas também algumas outras pessoas. E obviamente eles têm uma boa memória”, completou.

De qualquer maneira, fugir do conceito único de “sem sidepod” agora parece ser iminente e óbvio para a Mercedes. “Cada dia conta”, reconheceu Wolff. “Estamos perdendo esses dias”.

“Erramos no ano passado, pensamos que poderíamos consertar mantendo esse conceito de carro, e não deu certo. Olhe para a hierarquia – pegar a Red Bull não é realista. Somos relativamente competitivos contra as Ferraris, não contra Alonso e certamente não contra as Red Bulls”, lamentou.

O piloto George Russell concorda: “Provavelmente chegamos a um ponto em que precisamos tentar algo diferente”.

Na realidade, no entanto, a mudança de direção quase certamente já estava em andamento quando o carro atual entrou na pista neste fim de semana. “Não será uma cópia de outros carros, nem se parecerá com o que temos no carro no momento”, previu o diretor técnico Mike Elliott.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.