Mark Webber – GP China – 19/04/2011

terça-feira, 19 de abril de 2011 às 19:18

m_webber.3Nome: Mark Webber. Nascimento: 27 de agosto de 1976, em Queanbeyan (Austrália). Equipe: Red Bull Racing (F-1).

Uma corrida recheada de alternativas, com muitas disputas e ultrapassagens, foi a tônica do GP da China, a terceira etapa da F1 em 2011. E, após quatro provas de domínio de Sebastian Vettel (Red Bull), houve um vencedor diferente: Lewis Hamilton (McLaren). Mark Webber (Red Bull) largou em 18º e fez uma belíssima corrida de recuperação, completando o pódio em terceiro.

Na largada as McLarens de Jenson Button e Hamilton superaram Vettel, que caiu para terceiro. Nico Rosberg (Mercedes) pressionou o campeão mundial mas posicionou-se em quarto, seguido de perto pelas Ferraris de Felipe Massa e Fernando Alonso. Webber, enquanto isso, começava a galgar posições na parte intermediária do grid.

Na décima volta, Jaime Alguersuari (Toro Rosso) foi o primeiro a fazer pit stop. Em seu retorno à pista acabou ficando sem o pneu traseiro direito e acabou abandonando. As equipes principais também começaram a se armar: Schumacher e Webber entraram primeiro nos boxes, seguidos por Rosberg na 13ª volta.

As coisas começaram a esquentar também na pista. Vettel ultrapassou Hamilton na 14ª passagem e Button na 15ª, esse último nos boxes devido a um erro do campeão de 2009. Massa também superou Hamilton na 16ª. Enquanto isso as paradas seguiam sendo realizadas: Massa e Hamilton na 16ª e Alonso na 17ª volta.

Os carros da Renault foram os últimos a entrar nos boxes e acabaram atrapalhando alguns dos líderes. Rosberg aproveitou e assumiu a ponta, seguido por Vettel, Button, Massa, Hamilton, Schumacher e Alonso. As equipes adotaram táticas diferentes: Vettel e as Ferraris iriam fazer apenas dois pit stops, e os demais líderes três.

Button parou pela segunda vez nos boxes na 25ª volta, Rosberg na 26ª e Schumacher na 27ª. O veterano alemão havia sido ultrapassado um pouco antes por Alonso, enquanto o espanhol foi superado por Rosberg após a parada deste. O bicampeão também foi deixado para trás pelas duas McLarens, que vinham com pneus novos.

Vettel, então líder, fez sua última parada na 32ª das 56 voltas. Alonso e Massa entraram nos boxes pela última vez na 33ª e na 34ª passagem, respectivamente. Na 36ª, Hamilton ultrapassou Button, antes da terceira parada de ambos, na 39ª e na 38ª volta. Rosberg entrou na 40ª.

A partir daí, tudo se decidiu na pista. Hamilton ultrapassou Rosberg na 42ª e Massa na 44ª volta, indo à caça do líder Vettel. Button também superou o piloto da Mercedes e Webber passou por Alonso no duelo pelo sexto lugar. O brasileiro da Ferrari perdeu a chance de pódio ao ser deixado para trás por Button e Rosberg na 50ª volta, e por Webber na 52ª.

Hamilton rapidamente chegou em Vettel e o superou a quatro voltas do final, partindo para a vitória. O mais rápido na pista, no entanto, era Webber, que ultrapassou Rosberg na 54ª e Button na 55ª volta, conseguindo o último lugar no pódio.

Na categoria desde 2002, Webber chamou a atenção logo em sua corrida de estreia, quando terminou o GP da Austrália na quinta posição, a bordo de uma Minardi. O primeiro contato com um monoposto da categoria, no entanto, aconteceu pela Benetton (Renault), quando foi test-driver. O australiano seguiu para a Jaguar em 2003 e ganhou novo destaque ao conseguir largar constantemente entre os primeiros colocados. Em 2004, o piloto de 27 anos conquistou o segundo lugar do grid na etapa de Sepang, na Malásia.

A Williams foi a terceira equipe da carreira de Webber na F1. Ficou lá por dois anos, obtendo um terceiro lugar no GP de Mônaco de 2005 e pontuando em 10 dos 18 GPs daquela temporada. No ano seguinte, com a perda dos motores BMW, a Williams caiu de rendimento e Webber pontuou em apenas três etapas. Foi de mala e cuia para a Red Bull, decisão que se mostrou acertada. Em 2007, ele voltou ao pódio no GP da Europa, e no ano seguinte voltou a marcar pontos com regularidade.

O renascimento de Webber como piloto se deu em 2009. Com um grande carro e motores Renault, a Red Bull Racing passou a ser uma equipe de ponta e brigou até pelo título. Webber conquistou a sua primeira pole position e também a primeira vitória no GP da Alemanha em Nurburgring. O australiano voltou a triunfar no Brasil e terminou a temporada em quarto lugar.

Em 2010, a Red Bull ficou ainda mais forte. Webber disputou o título até a última etapa, obtendo cinco poles (Malásia, Espanha, Mônaco, Turquia e Bélgica) e quatro vitórias (Espanha, Mônaco, Inglaterra e Hungria), ficando em terceiro no campeonato. Neste ano, Webber começou meio apagado, mas já mostrou a que veio na terceira etapa na China. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Mark Webber (F1) obteve a vitória entre os internautas com 28,3% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 25,4% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

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