Mario Andretti responde à sugestão de Marko

sexta-feira, 11 de agosto de 2023 às 9:16

Mario Andretti

O dia decisivo está se aproximando para aqueles que responderam ao processo de Expressão de Interesse da FIA para entrar na Fórmula 1.

Talvez a Andretti Global tenha gerado o maior interesse, com o ex-piloto Michael Andretti aproveitando a chance de finalmente colocar uma equipe no grid.

Quando ele tentou convencer os chefes de equipe no GP de Miami de 2022, só Zak Brown, CEO da McLaren, e Otmar Szafnauer, então chefe da Alpine, expressaram seu apoio.

Os outros oito e a própria F1 basicamente disseram a Andretti: “Vá embora, volte com uma montadora e então nós poderemos reconsiderar”. Foi exatamente o que ele fez e retornou com uma gigante: General Motors.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, ficou animado após o anúncio do projeto em janeiro, mas a reação da F1 e das equipes existentes foi indiferente.

Qualquer equipe desejando entrar na F1 deve pagar uma taxa de $200 milhões visando proteger as 10 competidoras atuais da perda de renda sob a nova estrutura financeira.

Com a decisão final devendo ser anunciada em algumas semanas, Mario Andretti afirmou que a equipe de seu filho fez tudo o que foi pedido.

“Do nosso ponto de vista, estamos seguindo o processo e tentando cumprir todas as exigências”, declarou ele ao racingnews365.com.

“Nós fizemos tudo e agora está nas mãos deles (FIA e F1), é uma situação de espera, mas deveremos saber de algo em breve”.

“Não há um prazo específico, mas nos disseram o começo de setembro. Entrar em 2025 não é apenas benéfico, mas um fator chave. Isso foi sugerido fortemente e creio que faz sentido”.

“A princípio, estávamos visando 2024, mas conforme o processo de arrastou, 2025 se tornou mais realista, portanto é para isso que estamos trabalhando”.

Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, sugeriu que a melhor opção para a Andretti seria comprar a equipe Alpine da Renault.

“Obviamente, nós estamos abertos a qualquer oportunidade”, respondeu o campeão mundial de 1978. “Mas, honestamente, quase tudo já foi esgotado no que diz respeito a comprar outra equipe”.

A identidade dos pilotos que poderiam correr pela Andretti-Cadillac ainda é um mistério, mas Mario deu algumas dicas.

“Eu posso dizer com certeza que haverá um piloto americano na equipe e o outro será um experiente”, revelou ele.

“Não é uma decisão que será tomada do nada, faz parte do projeto, mas você precisa esperar todo o resto acontecer oficialmente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.