Marcos e Kleber sobem 16 posições no Dakar

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 às 15:42
Kleber Cincea e Marcos Baumgar

Kleber Cincea e Marcos Baumgar

Depois de três dias curtindo a estreia no maior rali do mundo e se acostumando a todo o ambiente de competição, Marcos Baumgart e Kleber Cincea disseram que, depois de três etapas, era hora de começar a forçar o ritmo. E, de fato, eles cumpriram a promessa nesta terça-feira (8), quando o Dakar cumpriu 718 quilômetros (289 cronometrados) entre Nazca e Arequipa, última passagem da competição pelo Peru.

A dupla da Equipe Brasil de Rally cumpriu a quarta etapa com o tempo de 5h09min12s, na 25ª colocação, a melhor do duo até agora. Depois de alguns problemas com tráfego enfrentados no dia anterior, que havia jogado a equipe para a 53ª colocação, Marcos e Kleber subiram agora para o 37º lugar no geral acumulado dos carros, que tem o Mini da dupla francesa Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret na liderança, com apenas cinco minutos de vantagem para o Buggy de Nasser Al-Attiyah, do Catar, e Lucas Cruz, da Espanha.

“A quarta etapa foi considerada até agora a mais difícil da prova. Enfrentamos trechos muito longos de areia extremamente fofa, com 20, 30 graus de inclinação por mais de 1,5 quilômetro. Até que perdemos pouco tempo nesta especial, se jugarmos o tráfego que enfrentamos em uma parte de montanha que tinha pedra de um lado e precipício do outro. O caminho era um caracol em subida em que só cabia um carro, e tinha muita poeira. Enfim, foi uma etapa para completar mesmo, para tocar de forma a não levar sustos”, destacou Kleber.

O navegador apontou que agora a dupla já está totalmente acostumada ao estilo do Dakar. “Agora estamos entendendo melhor a prova. Estou mais confortável com a navegação, o Marcos está com a pilotagem. Pegamos o estilo do Dakar e estamos bem adaptados”, afirmou.

Marcos reiterou o espírito de confiança da dupla. “Hoje pode ser um dia muito bom para a gente”, concluiu o piloto do Mitsubishi Pajero MPR13.

Nesta quarta-feira, o Dakar se despede do Peru e entra em território chileno, com 411 quilômetros saindo de Arequipa com destino a Arica, já no Chile. Serão 136 quilômetros cronometrados em mais uma difícil etapa do maior e mais temido rali do planeta.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.