Marco Bezzecchi domina a etapa francesa após acidentes iniciais

domingo, 14 de maio de 2023 às 10:20

Marco Bezzecchi

Marco Bezzecchi venceu uma dramática etapa francesa da MotoGP em Le Mans à frente de Jorge Martin, com o herói local Johann Zarco promovido ao pódio após um erro tardio de Marc Márquez. Enquanto isso, um incidente no início da corrida viu o líder do campeonato Francesco Bagnaia e Maverick Viñales brigarem em uma armadilha de cascalho.

Viñales tentou ultrapassar Bagnaia pelo terceiro lugar na entrada da chicane da Curva 9, mas o piloto da Ducati conseguiu se recuperar. Suas linhas então se cruzaram, causando um impacto inicial que desequilibrou os dois, antes que um segundo choque mais pesado os jogasse no cascalho.

Um Viñales furioso correu em direção a Bagnaia, empurrando o italiano que respondeu a altura. A dupla foi separada por fiscais e depois compartilhou um passeio de scooter de volta aos boxes.

Um incidente mais assustador ocorreu quando Luca Marini salvou uma queda com o cotovelo na última curva e foi atingido por Alex Marquez. Felizmente, ambos escaparam ilesos.

Bezzecchi evitou por pouco esse confronto e assumiu a liderança no meio do caminho para sua segunda vitória na MotoGP da temporada, deixando Márquez, Martin e Zarco brigando pelo segundo lugar.

Um exausto Marquez perdeu a frente de sua Kalex-Honda na penúltima volta, ao ser ultrapassado por Martin. O estreante Augusto Fernandez conseguiu um quarto lugar memorável, com Fabio Quartararo salvando o sétimo posto, em um dia em que apenas 13 pilotos chegaram ao final.

Jack Miller havia arrancado a liderança de Márquez, mas ambos foram ultrapassados ​​por Bezzecchi – que evitou por pouco seu companheiro de equipe durante o confronto anterior com Alex Márquez – na metade do caminho.

Enquanto Márquez tentava perseguir o jovem italiano, Miller estava claramente lutando, perdendo para uma fila de pilotos atrás – incluindo Jorge Martin, Johann Zarco, o estreante Augusto Fernandez e Aleix Espargaró.

O companheiro de equipe de Miller, Brad Binder, foi o próximo a passar, mas recebeu uma penalidade de volta longa por usar um atalho ao tentar ultrapassar o australiano. Binder já havia lutado para subir do 16º lugar na primeira volta depois de ser empurrado para longe.

O pior estava por vir para Miller, que caiu na volta final. Martin tentou passar Marquez, no mesmo local do confronto anterior Bagnaia-Vinales, a seis voltas do fim, mas Marquez repetiu a tática de Bagnaia e retomou na saída. Márquez continuou a ser mais esperto que Martin, trazendo Zarco de volta à batalha do pódio a 3 voltas do fim.

Classificação da prova:

POS PILOTO PAÍS EQUIPE TEMPO/DIF.
1 Marco Bezzecchi ITA Mooney VR46 Ducati (GP22) 41m 37.97s
2 Jorge Martin ESP Pramac Ducati (GP23) +4.256s
3 Johann Zarco FRA Pramac Ducati (GP22) +4.795s
4 Augusto Fernandez ESP Tech3 GASGAS (RC16)* +6.281s
5 Aleix Espargaro ESP Aprilia Racing (RS-GP23) +6.726s
6 Brad Binder RSA Red Bull KTM (RC16) +13.638s
7 Fabio Quartararo FRA Monster Yamaha (YZR-M1) +15.023s
8 Fabio Di Giannantonio ITA Gresini Ducati (GP22) +15.826s
9 Takaaki Nakagami JAP LCR Honda (RC213V) +16.370s
10 Franco Morbidelli ITA Monster Yamaha (YZR-M1) +17.828s
11 Danilo Petrucci ITA Ducati Lenovo (GP23) +29.735s
12 Lorenzo Savadori ITA RNF Aprilia (RS-GP22) +36.135s
13 Jonas Folger ALE Tech3 GASGAS (RC16) +49.808s
Marc Marquez ESP Repsol Honda (RC213V)
Jack Miller AUS Red Bull KTM (RC16)
Alex Rins ESP LCR Honda (RC213V)
Joan Mir ESP Repsol Honda (RC213V)
Luca Marini ITA Mooney VR46 Ducati (GP22)
Alex Marquez ESP Gresini Ducati (GP22)
Francesco Bagnaia ITA Ducati Lenovo (GP23)
Maverick Viñales ESP Aprilia Racing (RS-GP23)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.