Marcas – Tarumã acompanha sexta etapa

sexta-feira, 25 de outubro de 2013 às 16:27
Ricardo Maurício

Ricardo Maurício

A sexta rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, a ser disputada neste final de semana no tradicional Autódromo de Tarumã, na cidade de Viamão, Rio Grande do Sul, terá duas disputas à parte. A primeira é a tentativa da Honda de assumir a liderança entre as montadoras. A Toyota está em primeiro com 329 pontos enquanto a outra fábrica japonesa tem 298. Muitos pontos estarão em disputa no domingo, quando acontece a sexta de oito rodadas duplas desta temporada.

Outra interessante briga será no campeonato de pilotos, que tem Ricardo Maurício (Honda Civic), atual campeão da categoria, na frente com 140 pontos, contra 124 de Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), 120 de Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 112 de Alceu Feldmann (Honda Civic), 110 de Galid Osman (Toyota Corolla XRS) e 109 de Vitor Meira, que nas duas últimas rodadas duplas levou seu Ford Focus a excelente reabilitação.

Como ainda restam 200 pontos em disputa nas três etapas que faltam para o final da temporada – 50 em Tarumã, 50 em Cascavel e 100 (pontuação dobrada) em Curitiba na última prova do ano – muita coisa pode acontecer. Mesmo com os dois descartes obrigatórios previstos no regulamento da categoria, Ricardo Maurício continua na frente da Copa Petrobras de Marcas.

Descontados um ponto pelo 15º lugar na segunda prova da segunda rodada dupla realizada em Interlagos e sete pelo nono posto no mesmo final de semana – seu pior desde o início do ano – Ricardo Maurício (Honda Civic) tem 132. Mesmo assim está oito na frente de Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), o vice-líder e que já tem dois descartes de abandono definidos e permanece com 124.

Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), o terceiro colocado, tem 120 pontos e está na mesma situação de Navarro, com dois descartes certos por duas ausências motivadas pelas corridas que fez na Europa. Já Alceu Feldmann (Honda Civic), o quarto na classificação geral da Copa Petrobras, tem 112 pontos, somente uma etapa zerada e tem direito a outro descarte menor do que oito pontos, até agora seu segundo pior resultado na temporada. Com isso, na prática, ele tem 104. Galid Osman (Toyota Corolla XRS) é o quinto com 110, que passam a ser 102 descontados os oito dos dois descartes.

Essa sexta rodada dupla será realizada num dos autódromos preferidos por todos os pilotos, pois Tarumã, onde o Circuito Nova Schin Stock Car realizou sua primeira corrida em 22 de abril de 1979, é um traçado veloz e desafiador, algo que agrada muito quem ama a velocidade. Isso tudo e mais a grande disputa pelo título dão ideia de que o final de semana será de muita briga pelos primeiros lugares.

O primeiro treino está marcado para às 8h40 de sábado, quando acontece o shake down, quando os carros dão a volta na pista, mas sem passar pela reta dos boxes, pois são obrigados a entrar pelo pit lane. A partir das 9h50 será realizado o treino livre dividido em dois grupos. O de abertura com os oito primeiros na classificação geral da Copa Petrobras de Marcas e o segundo, também com 45 minutos, com os pilotos posicionados do nono ao 20º lugar.

A abertura da sexta rodada dupla será no domingo às 9h05 com 30 minutos mais uma volta e a segunda corrida às 12h45 com o mesmo tempo e a mesma quantidade de voltas previstas.

Junto com a Copa Petrobras, a exemplo de toda a temporada no Brasil, estará a Fórmula 3 Sul-americana, que tem sua sétima rodada dupla neste ano. A liderança está nas mãos de Felipe Guimarães, vencedor de nove das doze corridas em 2013. A única vez em que a principal categoria continental de monopostos correu sem a Copa Petrobras foi na Argentina, a quinta e a sexta corridas de 2013.

Felipe tem 180 pontos contra 172 de Raphael Raucci, que venceu duas e abandonou na outra das doze provas. O terceiro lugar é de Gustavo Myasava, com 96 pontos. Na Fórmula 3 Light a liderança é do argentino Bruno Etman, com 199 pontos contra 152 de Artur Fortunato, e 75 do outro argentino Moisés Federico.

O primeiro treino da F3 será no sábado às 9 horas. A corrida que abre a sétima etapa será às 16h55 com 30 minutos mais uma volta e o classificatório que define o grid de largada está marcado para às 14h20. A segunda corrida acontece domingo às 10h25.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.