Maldonado conquista sua primeira vitória na Formula 1

domingo, 13 de maio de 2012 às 13:46

F112-maldonado-espanha-sexta615
Pastor Maldonado conquistou a primeira vitória de sua carreira e da Venezuela na Fórmula 1 no GP da Espanha disputado neste domingo em Barcelona, dando à Williams seu primeiro triunfo desde 2004. Ele também foi o quinto vencedor diferente em cinco etapas na temporada 2012.

Fernando Alonso, da Ferrari, chegou em segundo, com Kimi Raikkonen (Lotus) completando o pódio. Romain Grosjean foi o quarto na segunda Lotus, à frente de Kamui Kobayashi, que obteve mais um ótimo resultado para a Sauber na temporada.

Sebastian Vettel (Red Bull) terminou em sexto, seguido por Nico Rosberg (Mercedes) e Lewis Hamilton (McLaren) – que se recuperou bem após largar em último. Jenson Button (McLaren) teve uma prova discreta e não foi além da nona posição, com Nico Hulkenberg (Force India) fechando os dez primeiros e a zona de pontuação.

Maldonado não largou bem e foi ultrapassado por Alonso no trecho até a primeira curva. Raikkonen saiu forte e deixou seu companheiro Grosjean para trás, subindo para terceiro. O francês se atrapalhou um pouco na primeira curva e foi superado também por Rosberg, caindo para quinto. Michael Schumacher (Mercedes) se colocou em sexto, à frente de Vettel, enquanto Sergio Perez (Sauber) perdeu posições por causa de um um pneu furado.

Os pilotos da Red Bull foram os primeiros a parar, com Mark Webber e Vettel entrando para a troca de pneus nas voltas 7 e 8, respectivamente. Com a conclusão da primeira rodada de pit-stops, a ordem na frente permaneceu inalterada, exceto pela subida de Hamilton à quarta colocação. Contudo, o inglês fez sua primeira parada na volta 15 e retornou em 14º.

Na 13ª volta, ocorreu o incidente mais polêmico da prova. Com pneus novos depois do pit-stop, Schumacher vinha pressionando Bruno Senna (Williams), e ao tentar a ultrapassagem na freada da curva 1, atingiu o carro do brasileiro por trás. Ambos abandonaram a corrida.

Rosberg abriu a segunda rodada de paradas na volta 23. Maldonado antecipou seu pit-stop em relação a Alonso e tomou a liderança do espanhol. Raikkonen e Grosjean continuaram em terceiro e quarto, enquanto Hamilton subiu para quinto com sua estratégia diferente. Nesse momento, Vettel e Felipe Massa (Ferrari) receberam um drive-through por não reduzirem a velocidade em uma bandeira amarela.

Kobayashi começou a se destacar a partir da 34ª passagem. Ele fez uma ultrapassagem agressiva sobre Button na curva 5 para ganhar o sétimo lugar e começou a pressionar Rosberg, mas não encontrou a mesma facilidade para superar o alemão. A perda de rendimento de Button ficou evidente quando ele foi ultrapassado também por Vettel, entrando logo depois para mais uma troca de pneus.

O líder Maldonado fez sua última parada na volta 42 e perdeu um pouco de tempo devido a um ligeiro problema na troca do pneu traseiro esquerdo, mas voltou andando forte com pneus novos e se manteve à frente de Alonso quando o piloto da Ferrari parou. Raikkonen assumiu temporariamente a liderança antes de ser ultrapassado pela dupla e fazer seu pit-stop final na 49ª volta.

Vettel fez um ótimo trecho final após seu drive-through e uma troca de bico em uma de suas paradas. Ele passou a dupla da McLaren – Button na volta 59 e Hamilton na 63 – e logo na sequência também deixou Rosberg para trás, subindo para sexto.

Na frente, Maldonado suportou a pressão de Alonso sem cometer erros e garantiu sua primeira vitória. No final, o próprio Alonso precisou se defender de Raikkonen, que tinha pneus mais novos graças à sua estratégia diferente. O finlandês chegou colado no espanhol, mas a ordem não mudou.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1. ve Pastor Maldonado Williams 1:39:09.145
2. es Fernando Alonso Ferrari +3.195
3. fi Kimi Räikkönen Lotus +3.884
4. fr Romain Grosjean Lotus +14.799
5. jp Kamui Kobayashi Sauber +1:04.641
6. de Sebastian Vettel Red Bull +1:07.576
7. de Nico Rosberg Mercedes +1:17.919
8. uk Lewis Hamilton McLaren +1:18.140
9. uk Jenson Button McLaren +1:25.246
10. de Nico Hülkenberg Force India +1 volta
11. au Mark Webber Red Bull +1 volta
12. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso +1 volta
13. au Daniel Ricciardo Toro Rosso +1 volta
14. uk Paul di Resta Force India +1 volta
15. br Felipe Massa Ferrari +1 volta
16. fi Heikki Kovalainen Caterham +1 volta
17. ru Vitaly Petrov Caterham +1 volta
18. de Timo Glock Marussia +2 voltas
19. es Pedro de la Rosa HRT +3 voltas
Não completaram
20. mx Sergio Perez Sauber +29 voltas
21. fr Charles Pic Marussia +31 voltas
22. in Narain Karthikeyan HRT +44 voltas
23. br Bruno Senna Williams +54 voltas
24. de Michael Schumacher Mercedes +54 voltas

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.