Mais acusações sobre o sistema de freios da McLaren

quinta-feira, 12 de junho de 2025 às 18:43

Dutos de freio McLaren?

A McLaren é, sem dúvida, a equipe a ser batida na F1 2025. Ela venceu a maioria das corridas até agora e lidera o campeonato com autoridade.

Oscar Piastri e Lando Norris, dois excelentes pilotos, protagonizam a disputa pelo título de pilotos. Eles estão separados por apenas 10 pontos após nove corridas — e nenhum abandono até aqui.

Enquanto isso, os adversários seguem acusando a McLaren de irregularidades. A Red Bull, por exemplo, pressionou fortemente por mudanças nas especificações da asa dianteira.

Apesar da nova diretriz técnica sobre a asa dianteira, implementada no GP da Espanha, a equipe não demonstrou queda de desempenho. Pelo contrário: Piastri venceu com mais de 10 segundos de vantagem sobre Charles Leclerc.

O MCL39, até o momento, se mostra um pacote superior. No entanto, segundo o jornalista Michael Schmidt, do AMuS, ainda há diversas perguntas sem resposta.

Além disso, os mecânicos da McLaren continuam instalando telas ao trabalhar nos freios

Por outro lado, esses adversários também desconfiam do desenho dos dutos de freio. Eles alegam que a McLaren poderia estar manipulando a temperatura dos pneus por meio desse sistema.

As verificações técnicas realizadas após o GP de Miami, porém, confirmaram a legalidade do projeto. A desmontagem feita pela FIA garantiu que tudo estava em conformidade com o regulamento.

Mesmo assim, Schmidt afirma que ainda restam alguns mistérios. Um deles é a insistência da equipe em instalar telas durante o trabalho nos dutos.

“Além disso, não está claro por que a McLaren sempre vai ao limite no TL3 e surpreende os rivais com tempos excepcionais.”

“Ou por que instalam uma tela de privacidade ao trabalhar na ventilação dos freios”, escreveu Schmidt.

“Outro ponto intrigante é o fato de serem os únicos a remover as tampas traseiras no grid de largada. As rodas traseiras, por sua vez, são montadas no último minuto. Ainda há vários quebra-cabeças a serem decifrados.”

Adicionalmente, um boato sugere que a McLaren estaria usando gelo seco. Supostamente, eles colocariam o material em um recipiente para amenizar o calor interno do cockpit. Isso, de forma indireta, também ajudaria a resfriar os dutos de freio e, consequentemente, os pneus.

Porém, o regulamento da FIA é bem claro: as equipes só podem utilizar ar, água ou produtos químicos diluídos em água para resfriamento. O uso de gelo seco é expressamente proibido.

McLaren enfrenta desafio interno entre seus dois pilotos

Agora, com a rivalidade interna crescendo, a McLaren deve lidar com um novo desafio estratégico: gerenciar dois pilotos que disputam diretamente o título.

Atualmente, Piastri lidera com cinco vitórias em 2025 e tenta ampliar essa vantagem na fase europeia do campeonato.

De acordo com Emerson Fittipaldi, a pressão sobre a equipe aumentou significativamente. Isso porque os dois pilotos provavelmente começarão a tirar pontos um do outro.

Por fim, Zak Brown declarou que fará todo o possível para aplicar ordens de equipe, caso seja necessário, ao longo da temporada.

AS - www.autoracing.com.br

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