Maioria dos fãs considerou a punição de Alonso incorreta

terça-feira, 26 de março de 2024 às 18:13

Fernando Alonso

O Autoracing fez uma enquete entre os fãs sobre se a punição aplicada em Alonso por causa do acidente de George Russell foi correta, incorreta, exagerada ou branda.

A enquete ficou no ar por 18 horas e quase 6 mil pessoas votaram. A opção “Incorreta” ganhou por larga margem de 53% e a opção “Exagerada” foi a segunda mais votada com 22% dos votos. A opção “Correta” teve apenas 19% dos votos e “Branda”5% dos votos.

Isso mostra claramente que a maioria dos fãs quer ação na pista, que ver disputas acirradas e não a FIA se metendo a todo momento nas corridas distribuindo punições absurdas e inibindo os pilotos de disputas roda a roda.

A manobra de Fernando Alonso foi legitima, apesar de “errática” como disseram os comissários. Mas todas as manobras de ultrapassagens ou defesas de posição em freadas são erráticas no automobilismo, uma vez que os pilotos têm que sair da linha ideal de corrida e frear e/ou acelerar ou mesmo virar o volante de maneira diferente do “normal”, de quando não estão disputando roda a roda contra outro.

Alonso triscou no freio duas vezes antes daquela curva. A primeira vez foi bem antes do normal e a segunda foi normal, apesar de ele já estar mais devagar do que estaria, caso não estivesse se defendendo de Russell. Mas Alonso já vinha fazendo isso desde o começo daquela volta 57 como mostra o vídeo do link da explicação de Joylon Palmer, que é o analista oficial do site de Fórmula 1.

Clique no link para assistir o vídeo (precisa entender a língua inglesa) de Palmer e veja você mesmo: LINK

A explicação de hoje de Palmer está ilustrada inclusive com gráficos e telemetria oficial da Fórmula 1. Alguns trechos do que ele disse parece uma “tradução” para o inglês do vídeo de domingo feito pelo editor-chefe do Autoracing, Adauto Silva. Veja abaixo a partir de 15:42:

No vídeo de Palmer você vai ver que Alonso já tinha feito isso apenas 3 corridas antes, no GP de Abu Dhabi de 2023 contra Lewis Hamilton e foi considerado tão normal que nem foi investigado e ninguém reclamou, nem Hamilton.

A FIA precisa ter somente comissários que já foram pilotos, especialmente de Fórmula 1, para tomar mais decisões corretas e consistentes. Querer fazer política escolhendo comissários que não entendem absolutamente nada de automobilismo para ganhar votos é bem perigoso – para não dizer bizarro – para o esporte.

Política e esporte são duas atividades que não se misturam. Nem pode.

AS - www.autoracing.com.br

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