Maiores equipes de F1 valem $4 bilhões
terça-feira, 19 de dezembro de 2023 às 9:53A Alpine, equipe de Fórmula 1 da Renault, vale pouco menos de um bilhão de dólares, anunciou a montadora francesa.
A categoria cresceu em popularidade e valor desde a aquisição comercial e das inovações lideradas pela Liberty Media, com a Forbes estimando recentemente que uma equipe média teve seu valor quadruplicado – de $500 milhões em 2019 para quase $2 bilhões hoje.
“Não é mais um investimento troféu”, declarou Toto Wolff, chefe da Mercedes, ao Financial Times.
“Existe uma lógica econômica e financeira para patrocinadores, investidores e proprietários de equipes porque, caso contrário, as pessoas não fariam isso apenas por diversão”.
De fato, uma venda minoritária da Aston Martin recentemente deu à equipe sediada em Silverstone um valor aproximado de 1.3 bilhão de dólares, e agora 24% da Alpine foi vendida a um grupo de investidores ligados a celebridades liderado pela Otro Capital.
Em um comunicado, a Renault disse que o acordo dá um valor “de cerca de $900 milhões” para a Alpine.
Segundo a Forbes, as equipes mais valiosas do grid são Ferrari e Mercedes – cada uma valendo quase $4 bilhões.
“A categoria está com uma saúde tremenda”, disse Jefferson Slack, diretor comercial e de marketing da Aston Martin, ao Financial Times.
“Ela conquistou o mercado americano e muito capital institucional está entrando no esporte em grande escala. É um bom espaço para se estar”.
equipes, estados unidos, f1, formula 1, noticias f1, popularidade, valorização
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.