Magnussen crava pole histórica no clima maluco de Interlagos

sexta-feira, 11 de novembro de 2022 às 17:17

Kevin Magnussen – Interlagos 2022

O piloto dinamarquês da modesta equipe Haas, Kevin Magnussen, fez uma pole histórica hoje em Interlagos!

Kevin Magnussen e Haas conquistaram uma extraordinária pole position para a corrida curta do GP do Brasil de Fórmula 1 no costumeiro microclima maluco de Interlagos.

Magnussen ultrapassou o campeão mundial Max Verstappen e o resto dos favoritos habituais em uma luta direta em uma pista um pouco úmida no início do Q3, já tendo impressionado com os sétimos lugares no Q1 e Q2.

Então George Russell passou com sua Mercedes pela brita na descida do Lago, rodou na pista auxiliar, atolou e causou uma bandeira vermelha, durante a qual a chuva caiu mais forte – assegurando a surpreendente pole de Magnussen.

A equipe da Haas conseguiu comemorar com tempo de sobra enquanto o relógio passava e ninguém mais tentava melhorar o tempo numa pista molhada.

Verstappen foi 0,203 segundos mais lento que Magnussen nas primeiras voltas, enquanto a primeira volta de Russell foi bom o suficiente para o P3 – então seu incidente garantiu essa posição.

A Ferrari teve outro desastre tático. Já estava em perigo no Q1, quando os dois carros foram muito atrasados ​​para os boxes, pois mudaram de intermediários para slicks, mas conseguiram passar para o Q2 naquele momento.

Mas, em seguida, os Vermelhos enviaram Charles Leclerc com os intermediários no início do Q3, quando todos os outros estavam com slicks pouco antes da chuva chegar.

Ele desistiu em uma volta muito fora do ritmo e parou pouco antes da bandeira vermelha de Russell, então larga em P10. O companheiro de equipe Carlos Sainz se classificou em P5, embora tenha uma punição de grid por troca de UP para o GP em si no domingo.

Lando Norris se recuperou de sua doença de quinta-feira para se classificar em P4 para a McLaren, com os Alpines de Esteban Ocon e Fernando Alonso em P6 e P7 à frente da Mercedes de Lewis Hamilton.

O piloto da Red Bull, Sergio Perez, ficou preso atrás de Leclerc no que acabou sendo sua única volta que valeu a pena no Q3 e larga em P9.

O Q1 e o Q2 foram os melhores do ano – talvez se sempre – com o clima de Interlagos deixando pilotos e equipes sem saber que pneus usar, pois a garoa ia e vinha a cada 3 minutos, o que tornou as coisas espetacularmente emocionantes.

Alex Albon estrelou com um P11 pela Williams, à frente de Pierre Gasly. Ambos Aston Martins foram prejudicados por erros no S do Senna  no final do Q2, deixando Sebastian Vettel e Lance Stroll imprensando Daniel Ricciardo em P13 e P15.

A Haas tem um carro em cada extremidade do grid, com Mick Schumacher largando em último, tendo sido um dos pilotos que perderam tempo para acelerar em slicks no Q1 porque fizeram uma volta adicional em intermediários novos primeiro. Apenas Magnussen fez essa tática funcionar.

Nicholas Latifi, os dois Alfa Romeos de Zhou Guanyu e Valtteri Bottas, e AlphaTauri de Yuki Tsunoda se juntaram a Schumacher na saída após o Q1.

Veja os tempos da classificação para a corrida curta de amanhã em Interlagos:


AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.