Lotterer lidera a Audi na primeira classificação em Le Mans
quinta-feira, 14 de junho de 2012 às 4:39Andre Lotterer ditou o ritmo novamente na primeira noite de classificação oficial em Le Mans, com uma volta espetacular em 3m25.453s, 1.083 segundos à frente do companheiro de equipe Tom Kristensen.
Lotterer conseguiu sua volta com o cronometro zerado, e poderia ter sido ainda mais rápido se não tivesse encontrado uma briga de dois protótipos no final da reta Mulsanne e um Porsche na Arnage.
A maioria dos pilotos da Audi deram suas voltas rápidas no início da sessão, antes de partirem para um programa de stints longos. Kristensen encontrou uma volta limpa em 3m26.536s logo no começo. Depois, Allan McNish sentou no carro e completou um stint de horas.
O único ‘furo’ aparente no plano aconteceu quando Marcel Fassler deu uma saída de pista com o carro #1, o que causou um pequeno dano na carenagem. Mas a equipe arrumou o problema muito rápido a tempo de Lotterer retomar o assento e cravar a volta mais rápida.
Com 20 minutos para o final, Loic Duval saiu no Audi #3 estabelecendo o segundo tempo com uma volta em 3m26.694s, que perdurou até os momentos finais. O tráfego nas voltas subsequentes impediu maior avanço.
Kristensen voltou ao cockpit do carro #2 a 10 minutos do final, mas o circuito estava muito cheio e ele não conseguiu encontrar uma volta limpa.
Nicolas Lapierre, da Toyota, marcou rapidamente 3m27.191s no carro #7 antes de entregá-lo ao novato em Le Mans, Kazuki Nakajima, para que o japonês pudesse fazer suas voltas de classificação. Esse tempo ficou como o mais rápido do carro até o final da sessão, tornando-se o quarto lugar à frente do Audi #4 de Rockenfeller / Jarvis / Bonanomi.
Depois de trocar seu motor híbrido, o Toyota #8 voltou ao circuito com Stephane Sarrazin ao volante com 40 minutos de sessão. Sarrazin estabeleceu o tempo de 3m30.183s antes de entregar o carro a Anthony Davidson. Com 25 minutos para o final, Davidson saiu para uma volta rápida e melhorou o tempo do carro para 3m28.295s, antes de Sebastien Buemi fechar a sessão.
O sexto mais rápido e melhor do resto foi o Strakka #21, dividido por Jonny Kane, Danny Watts e Nick Leventis, 7.297s mais lento que Lotterer.
A classe LMP2 foi muito disputada novamente, com apenas dois segundos abrangendo os seis primeiros. O veterano de Le Mans Christophe Tinseau marcou 3m39.252s no carro #46 TDS Racing ORECA-Nissan e manteve-se como o mais rápido na maior parte da sessão, com o #48 Murphy Oreca-Nissan logo atrás com 3m39.877s.
A Chevrolet passou a maior parte da sessão no topo da classe GTE Pro, com o carro # 74 de Gavin / Westbrook / Milner segurando a ponta por menos de dois décimos de segundo para a Ferrari #59 Luxury Racing do brasileiro Melo / Makowiecki / Farnbacher. A outra Corvette de fábrica com Garcia / Magnussen / Taylor foi mais de 1 segundo mais lenta. Stefan Mucke acelerou o ritmo na hora final e marcou 3m57.466s para ficar em quarto com seu Aston Martin.
Mais uma vez o Porsche #79 da Flying Lizard ficou na frente na classe GTE Am com uma volta em 3m57.594s. O veterano da American Le Mans Series, Spencer Pumpelly, passou grande parte da sessão ao volante, sempre andando confortavelmente mais rápido do que os outros pilotos da GTE Am e de alguns da GTE Pro.
Michael Krumm conseguiu sseu objetivo de chegar nos 3m42s com o Nissan Delta Wing, estabelecendo um tempo de 3m42.612s antes de passar por uma zebra de forma muito agressiva. Isto desalojou o extintor de incêndio do carro e interrompeu a parte elétrica do Delta Wing.
O Pescarolo LMP1 #16 e a Ferrari AF Corse GTE Pro #51 não participaram da sessão. Ambos foram submetidos a reparos depois de incidentes durante o último treino livre.
Veja os tempos da primeira sessão oficial de classificação:
Pos | Classe | Pilotos | Equipe / Carro | Tempo |
1. | P1 | Fassler/Lotterer/Treluyer | Audi e-tron | 3m25.453s |
2. | P1 | Capello/Kristensen/McNish | Audi e-tron | 3m26.536s |
3. | P1 | Dumas/Duval/Gene | Audi Ultra | 3m26.694s |
4. | P1 | Wurz/Lapierre/Nakajima | Toyota | 3m27.191s |
5. | P1 | Bonanomi/Jarvis/Rockenfeller | Audi Ultra | 3m27.554s |
6. | P1 | Davidson/Buemi/Sarrazin | Toyota | 3m28.295s |
7. | P1 | Leventis/Watts/Kane | Strakka HPD | 3m32.750s |
8. | P1 | Belicchi/Primat/Bleekemolen | Rebellion Lola-Toyota | 3m33.140s |
9. | P1 | Prost/Jani/Heidfeld | Rebellion Lola-Toyota | 3m33.211s |
10. | P1 | Ara/Minassian/Bourdais | Pescarolo Dome-Judd | 3m34.716s |
11. | P1 | Brabham/Chandhok/Dumbreck | JRM HPD | 3m37.088s |
12. | P1 | Moreau/Baguette/Kraihamer | OAK Pescarolo-Judd | 3m38.414s |
13. | P2 | Beche/Thiriet/Tinseau | TDS ORECA-Nissan | 3m39.252s |
14. | P2 | Firth/Hughes/Hartley | Murphy ORECA-Nissan | 3m39.877s |
15. | P2 | Potolicchio/Dalziel/Kimber-Smith | Starworks HPD | 3m40.639s |
16. | P2 | Briere/Petersen/Nakano | Boutsen ORECA-Nissan | 3m40.727s |
17. | P2 | Nicolet/Lahaye/Pla | OAK Morgan-Judd | 3m40.902s |
18. | P2 | Dolan/Hancock/Kurosawa | Jota Zytek-Nissan | 3m41.287s |
19. | P2 | Sims/Buurman/Iannetta | Status Lola-Judd | 3m41.451s |
20. | P2 | Heinemeier Hansson/Leinders/Martin | OAK Morgan-Nissan | 3m41.721s |
21. | P2 | Martin/Charouz/Graves | ADR ORECA-Nissan | 3m41.791s |
22. | P2 | Perez-Companc/Ayari/Kaffer | Pecom ORECA-Nissan | 3m41.916s |
23. | P2 | Ordonez/Brundle/Brundle | Greaves Zytek-Nissan | 3m42.125s |
24. | P2 | Panciatici/Ragues/Rusinov | Signatech ORECA-Nissan | 3m42.157s |
25. | P2 | Tucker/Bouchut/Diaz | Level 5 HPD | 3m42.224s |
26. | CDNT | Franchitti/Krumm/Motoyama | Highcroft Delta Wing Nissan | 3m42.612s |
27. | P2 | Mailleux/Lombard/Tresson | Signatech ORECA-Nissan | 3m44.495s |
28. | P2 | Zugel/Gonzalez/Julian | Greaves Zytek-Nissan | 3m47.408s |
29. | P2 | Holzer/Schultis/Moro | Kodewa Lola-Lotus | 3m48.067s |
30. | P2 | Frey/Hirschi/Meichtry | Race Performance ORECA-Judd | 3m48.124s |
31. | P2 | Giroix/Johansson/Badey | Gulf Lola-Nissan | 3m50.526s |
32. | P2 | Haezebrouck/Thirion/Papin | Extreme Limite Norma-Judd | 3m51.012s |
33. | GTE | P Gavin/Milner/Westbrook | Corvette | 3m55.910s |
34. | GTE | P Makowiecki/Melo/Farnbacher | Luxury Ferrari | 3m56.076s |
35. | GTE | P Taylor/Garcia/Magnussen | Corvette | 3m57.181s |
36. | GTE | P Fernandez/Mucke/Turner | Aston Martin | 3m57.466s |
37. | GTE | P Bertolini/Beretta/Cioci | AF Corse Ferrari | 3m57.509s |
38. | GTE | A Neiman/Pilet/Pumpelly | Flying Lizard Porsche | 3m57.594s |
39. | GTE | P Lieb/Lietz/Henzler | Felbermayr-Proton Porsche | 3m57.648s |
40. | GTE | P Alfaisal/Curtis/Edwards | IMSA Porsche | 3m58.035s |
41. | GTE | P Bergmeister/Long/Holzer | Flying Lizard Porsche | 3m58.717s |
42. | GTE | A Simonsen/Nygaard/Poulsen | Aston Martin | 3m58.725s |
43. | GTE | A Bornhauser/Canal/Lamy | Larbre Corvette | 3m59.192s |
44. | GTE | A Ried/Roda/Ruberti | Felbermayr-Proton Porsche | 3m59.529s |
45. | GTE | A Armindo/Narac/Pons | IMSA Porsche | 4m00.332s |
46. | GTE | A Ehret/Montecalvo/Jeannette | Luxury Ferrari | 4m00.849s |
47. | GTE | P Walker/Cocker/Wills | JMW Ferrari | 4m00.883s |
48. | GTE | A Bourret/Gibon/Belloc | Larbre Corvette | 4m03.021s |
49. | GTE | A Rodrigues/Ferte/Illiano | JMB Ferrari | 4m04.416s |
50. | GTE | A Perazzini/Cadei/Griffin | AF Corse Ferrari | 4m04.493s |
51. | GTE | A Krohn/Jonsson/Rugolo | Krohn Ferrari | 4m04.698s |
52. | GTE | A Kauffman/Aguas/Vickers | AF-Waltrip Ferrari | 4m04.861s |
53. | GTE | A Camathias/Daniels/Palttala | JWA Porsche | 4m08.170s |
54. | P2 | Deletraz/Ihara/Quick | Gulf Lola-Nissan | 4m14.086s |
55. | P1 | Collard/Boullion/Hall | Pescarolo-Judd | 3m39.656s |
56. | GTE | P Fisichella/Bruni/Vilander | AF Corse Ferrari | 3m57.735s |
AS – www.autoracing.net.br
classificação noturna, Corvette, ferrari mello, le mans 2012, le mans 2012 autoracing, lotterer lidera audi, primeira classificação
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.