Lotterer lidera a Audi na primeira classificação em Le Mans

quinta-feira, 14 de junho de 2012 às 4:39
24 horas de Le Mans 2012
24 horas de Le Mans 2012

Andre Lotterer ditou o ritmo novamente na primeira noite de classificação oficial em Le Mans, com uma volta espetacular em 3m25.453s, 1.083 segundos à frente do companheiro de equipe Tom Kristensen.

Lotterer conseguiu sua volta com o cronometro zerado, e poderia ter sido ainda mais rápido se não tivesse encontrado uma briga de dois protótipos no final da reta Mulsanne e um Porsche na Arnage.

A maioria dos pilotos da Audi deram suas voltas rápidas no início da sessão, antes de partirem para um programa de stints longos. Kristensen encontrou uma volta limpa em 3m26.536s logo no começo. Depois, Allan McNish sentou no carro e completou um stint de horas.

O único ‘furo’ aparente no plano aconteceu quando Marcel Fassler deu uma saída de pista com o carro #1, o que causou um pequeno dano na carenagem. Mas a equipe arrumou o problema muito rápido a tempo de Lotterer retomar o assento e cravar a volta mais rápida.

Com 20 minutos para o final, Loic Duval saiu no Audi #3 estabelecendo o segundo tempo com uma volta em 3m26.694s, que perdurou até os momentos finais. O tráfego nas voltas subsequentes impediu maior avanço.

Kristensen voltou ao cockpit do carro #2 a 10 minutos do final, mas o circuito estava muito cheio e ele não conseguiu encontrar uma volta limpa.

Nicolas Lapierre, da Toyota, marcou rapidamente 3m27.191s no carro #7 antes de entregá-lo ao novato em Le Mans, Kazuki Nakajima, para que o japonês pudesse fazer suas voltas de classificação. Esse tempo ficou como o mais rápido do carro até o final da sessão, tornando-se o quarto lugar à frente do Audi #4 de Rockenfeller / Jarvis / Bonanomi.

Depois de trocar seu motor híbrido, o Toyota #8 voltou ao circuito com Stephane Sarrazin ao volante com 40 minutos de sessão. Sarrazin estabeleceu o tempo de 3m30.183s antes de entregar o carro a Anthony Davidson. Com 25 minutos para o final, Davidson saiu para uma volta rápida e melhorou o tempo do carro para 3m28.295s, antes de Sebastien Buemi fechar a sessão.

O sexto mais rápido e melhor do resto foi o Strakka #21, dividido por Jonny Kane, Danny Watts e Nick Leventis, 7.297s mais lento que Lotterer.

A classe LMP2 foi muito disputada novamente, com apenas dois segundos abrangendo os seis primeiros. O veterano de Le Mans Christophe Tinseau marcou 3m39.252s no carro #46 TDS Racing ORECA-Nissan e manteve-se como o mais rápido na maior parte da sessão, com o #48 Murphy Oreca-Nissan logo atrás com 3m39.877s.

A Chevrolet passou a maior parte da sessão no topo da classe GTE Pro, com o carro # 74 de Gavin / Westbrook / Milner segurando a ponta por menos de dois décimos de segundo para a Ferrari #59 Luxury Racing do brasileiro Melo / Makowiecki / Farnbacher. A outra Corvette de fábrica com Garcia / Magnussen / Taylor foi mais de 1 segundo mais lenta. Stefan Mucke acelerou o ritmo na hora final e marcou 3m57.466s para ficar em quarto com seu Aston Martin.

Mais uma vez o Porsche #79 da Flying Lizard ficou na frente na classe GTE Am com uma volta em 3m57.594s. O veterano da American Le Mans Series, Spencer Pumpelly, passou grande parte da sessão ao volante, sempre andando confortavelmente mais rápido do que os outros pilotos da GTE Am e de alguns da GTE Pro.

Michael Krumm conseguiu sseu objetivo de chegar nos 3m42s com o Nissan Delta Wing, estabelecendo um tempo de 3m42.612s antes de passar por uma zebra de forma muito  agressiva. Isto desalojou o extintor de incêndio do carro e interrompeu a parte elétrica do Delta Wing.

O Pescarolo LMP1  #16  e a Ferrari AF Corse GTE Pro #51 não participaram da sessão. Ambos foram submetidos a reparos depois de incidentes durante o último treino livre.

Veja os tempos da primeira sessão oficial de classificação:

Pos Classe Pilotos Equipe / Carro Tempo
1. P1 Fassler/Lotterer/Treluyer Audi e-tron 3m25.453s
2. P1 Capello/Kristensen/McNish Audi e-tron 3m26.536s
3. P1 Dumas/Duval/Gene Audi Ultra 3m26.694s
4. P1 Wurz/Lapierre/Nakajima Toyota 3m27.191s
5. P1 Bonanomi/Jarvis/Rockenfeller Audi Ultra 3m27.554s
6. P1 Davidson/Buemi/Sarrazin Toyota 3m28.295s
7. P1 Leventis/Watts/Kane Strakka HPD 3m32.750s
8. P1 Belicchi/Primat/Bleekemolen Rebellion Lola-Toyota 3m33.140s
9. P1 Prost/Jani/Heidfeld Rebellion Lola-Toyota 3m33.211s
10. P1 Ara/Minassian/Bourdais Pescarolo Dome-Judd 3m34.716s
11. P1 Brabham/Chandhok/Dumbreck JRM HPD 3m37.088s
12. P1 Moreau/Baguette/Kraihamer OAK Pescarolo-Judd 3m38.414s
13. P2 Beche/Thiriet/Tinseau TDS ORECA-Nissan 3m39.252s
14. P2 Firth/Hughes/Hartley Murphy ORECA-Nissan 3m39.877s
15. P2 Potolicchio/Dalziel/Kimber-Smith Starworks HPD 3m40.639s
16. P2 Briere/Petersen/Nakano Boutsen ORECA-Nissan 3m40.727s
17. P2 Nicolet/Lahaye/Pla OAK Morgan-Judd 3m40.902s
18. P2 Dolan/Hancock/Kurosawa Jota Zytek-Nissan 3m41.287s
19. P2 Sims/Buurman/Iannetta Status Lola-Judd 3m41.451s
20. P2 Heinemeier Hansson/Leinders/Martin OAK Morgan-Nissan 3m41.721s
21. P2 Martin/Charouz/Graves ADR ORECA-Nissan 3m41.791s
22. P2 Perez-Companc/Ayari/Kaffer Pecom ORECA-Nissan 3m41.916s
23. P2 Ordonez/Brundle/Brundle Greaves Zytek-Nissan 3m42.125s
24. P2 Panciatici/Ragues/Rusinov Signatech ORECA-Nissan 3m42.157s
25. P2 Tucker/Bouchut/Diaz Level 5 HPD 3m42.224s
26. CDNT Franchitti/Krumm/Motoyama Highcroft Delta Wing Nissan 3m42.612s
27. P2 Mailleux/Lombard/Tresson Signatech ORECA-Nissan 3m44.495s
28. P2 Zugel/Gonzalez/Julian Greaves Zytek-Nissan 3m47.408s
29. P2 Holzer/Schultis/Moro Kodewa Lola-Lotus 3m48.067s
30. P2 Frey/Hirschi/Meichtry Race Performance ORECA-Judd 3m48.124s
31. P2 Giroix/Johansson/Badey Gulf Lola-Nissan 3m50.526s
32. P2 Haezebrouck/Thirion/Papin Extreme Limite Norma-Judd 3m51.012s
33. GTE P Gavin/Milner/Westbrook Corvette 3m55.910s
34. GTE P Makowiecki/Melo/Farnbacher Luxury Ferrari 3m56.076s
35. GTE P Taylor/Garcia/Magnussen Corvette 3m57.181s
36. GTE P Fernandez/Mucke/Turner Aston Martin 3m57.466s
37. GTE P Bertolini/Beretta/Cioci AF Corse Ferrari 3m57.509s
38. GTE A Neiman/Pilet/Pumpelly Flying Lizard Porsche 3m57.594s
39. GTE P Lieb/Lietz/Henzler Felbermayr-Proton Porsche 3m57.648s
40. GTE P Alfaisal/Curtis/Edwards IMSA Porsche 3m58.035s
41. GTE P Bergmeister/Long/Holzer Flying Lizard Porsche 3m58.717s
42. GTE A Simonsen/Nygaard/Poulsen Aston Martin 3m58.725s
43. GTE A Bornhauser/Canal/Lamy Larbre Corvette 3m59.192s
44. GTE A Ried/Roda/Ruberti Felbermayr-Proton Porsche 3m59.529s
45. GTE A Armindo/Narac/Pons IMSA Porsche 4m00.332s
46. GTE A Ehret/Montecalvo/Jeannette Luxury Ferrari 4m00.849s
47. GTE P Walker/Cocker/Wills JMW Ferrari 4m00.883s
48. GTE A Bourret/Gibon/Belloc Larbre Corvette 4m03.021s
49. GTE A Rodrigues/Ferte/Illiano JMB Ferrari 4m04.416s
50. GTE A Perazzini/Cadei/Griffin AF Corse Ferrari 4m04.493s
51. GTE A Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari 4m04.698s
52. GTE A Kauffman/Aguas/Vickers AF-Waltrip Ferrari 4m04.861s
53. GTE A Camathias/Daniels/Palttala JWA Porsche 4m08.170s
54. P2 Deletraz/Ihara/Quick Gulf Lola-Nissan 4m14.086s
55. P1 Collard/Boullion/Hall Pescarolo-Judd 3m39.656s
56. GTE P Fisichella/Bruni/Vilander AF Corse Ferrari 3m57.735s

AS – www.autoracing.net.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.