Loic Duval coloca a Audi na pole provisória das 24hs de Le Mans

quinta-feira, 20 de junho de 2013 às 0:41
audi2-le-mans-2013

Audi R18 e-tron quattro em Le Mans

Loic Duval conquistou a pole provisória para as 24 Horas de Le Mans na primeira sessão de classificação. O francês Duval, que tinha sido o mais rápido nos treinos mais cedo, colocou o Audi R18 #2 no topo da tabela logo no início marcando 3m22.349s, tempo que provou-se imbatível no resto da sessão.

Esse fato foi ajudado pelos últimos 55 minutos de treino em bandeira vermelha, devido a Pierre Thiriet ter perdido o controle de seu Oreca-Nissan da LMP2 na segunda chicane da Mulsanne e destruído a barreira de proteção.

Thiriet saiu ileso, mas depois de 40 minutos em bandeira vermelha, os fiscais encerraram a sessão 15 minutos mais cedo pela impossibilidade de repará-la num nível satisfatório.

Sem melhorias finais possíveis, a Audi terminou o dia com os três melhores tempos do treino.

A Toyota tinha quebrado temporariamente o domínio da marca alemã, com o híbrido TS030 de Alex Wurz / Nicolas Lapierre / Kazuki Nakajima fazendo o segundo melhor tempo. Mas ficou em quarto depois que Marc Gene e Andre Lotterer melhoraram os tempos dos Audis #3 e #1.

O Toyota #8 conseguiu dar apenas 10 voltas – o suficiente para colocá-lo em sexto na geral – antes de Sebastien Buemi parar por problemas de motor.

Na LMP2, o piloto britânico da IndyCar, Mike Conway, levou seu G-Drive/Delta-ADR para o primeiro lugar com o tempo de 3m39.535s, mais de 1 segundo mais rápido que Franck Mailleux, o segundo colocado na LMP2 com seu Morand Morgan-Judd.

Na categoria GTE Pro as coisas foram muito apertadas, com menos de um segundo separando os sete primeiros!

O Aston Martin de fábrica terminou na frente graças a Frederic Makowiecki no Vantage #99, pouco à frente da Ferrari 458 da AF Corse #51 de Gianmaria Bruni / Matteo Malucelli / Giancarlo Fisichella.

A Aston Martin também terminou no topo na GTE Am, com Christoffer Nygaard / Kristian Poulsen / Allan Simonsen tomando a liderança do Porsche 911 da Proton #88. Simonsen estava ao volante quando o melhor tempo do carro foi definido.

Quatro carros tiveram problemas e não conseguiram marcar tempo.

Veja o grid provisório das 24 horas de Le Mans:

Pos Cat Pilotos Equipe / Carro Tempo Diferença
1. P1 Kristensen/McNish/Duval Audi 3m22.349s
2. P1 di Grassi/Gene/Jarvis Audi 3m24.341s +1.992s
3. P1 Lotterer/Treluyer/Fassler Audi 3m25.474s +3.125s
4. P1 Wurz/Lapierre/Nakajima Toyota 3m26.676s +4.327s
5. P1 Prost/Jani/Heidfeld Rebellion Lola-Toyota 3m30.423s +8.074s
6. P1 Davidson/Buemi/Sarrazin Toyota 3m30.841s +8.492s
7. P1 Belicchi/Beche/Cheng Rebellion Lola-Toyota 3m32.167s +9.818s
8. P1 Kane/Watts/Leventis Strakka HPD 3m36.547s +14.198s
9. P2 Rusinov/M.Martin/Conway Delta-ADR ORECA-Nissan 3m39.535s +17.186s
10. P2 Gachnang/Mailleux/Lombard Morand Morgan-Judd 3m40.741s +18.392s
11. P2 Pla/Heinemeier Hansson/Brundle OAK Morgan-Nissan 3m40.780s +18.431s
12. P2 Graves/Nakano/Hamilton Delta-ADR ORECA-Nissan 3m40.925s +18.576s
13. P2 Baguette/Gonzalez/Plowman OAK Morgan-Nissan 3m42.387s +20.038s
14. P2 Perez Companc/Minassian/Kaffer Pecom ORECA-Nissan 3m43.420s +21.071s
15. P2 Thiriet/Badey/M.Martin TDS ORECA-Nissan 3m43.494s +21.145s
16. P2 Panciatici/Ragues/Gommendy Signatech ORECA-Nissan 3m43.835s +21.486s
17. P2 Hartley/Patterson/Chandhok Murphy ORECA-Nissan 3m44.538s +22.189s
18. P2 Dolan/Turvey/Luhr Jota Zytek-Nissan 3m44.835s +22.486s
19. P2 Frey/Niederhauser/Bleekemolen Race Perf’ ORECA-Judd 3m45.244s +22.895s
20. P2 Imperatori/Tung/Howson KCMG Morgan-Nissan 3m45.500s +23.151s
21. P2 Weeda/Rossiter/Bouchut Lotus-Praga 3m47.920s +25.571s
22. P2 Nicolet/Merlin/Mondolot OAK Morgan-Nissan 3m48.196s +25.847s
23. P2 Tucker/Franchitti/Briscoe Level 5 HPD 3m48.597s +26.248s
24. P2 Giroix/Haezebrouck/Ihara Gulf Lola-Nissan 3m49.096s +26.747s
25. P2 Mardenborough/Ordonez/Krumm Greaves Zytek-Nissan 3m49.421s +27.072s
26. P2 Mowlem/Burgess/Hirschi HVM Status Lola-Judd 3m49.805s +27.456s
27. GT P Bell/Makowiecki/Senna Aston Martin 3m55.658s +33.309s
28. GT P Bruni/Fisichella/Malucelli AF Corse Ferrari 3m55.909s +33.560s
29. GT P Dumbreck/Mucke/Turner Aston Martin 3m56.004s +33.655s
30. GT P Auberlen/Dalla Lana/Lamy Aston Martin 3m56.336s +33.987s
31. GT P Lieb/Lietz/Dumas Manthey Porsche 3m56.457s +34.108s
32. GT P Beretta/Kobayashi/Vilander AF Corse Ferrari 3m56.471s +34.122s
33. GT P Bergmeister/Pilet/Bernhard Manthey Porsche 3m56.573s +34.224s
34. P2 Porta/Raffin/Brandela DKR Lola-Judd 3m56.905s +34.556s
35. P2 Downs/Dagoneau/Younessi Boutsen ORECA-Nissan 3m57.139s +34.790s
36. GT A Nygaard/Poulsen/Simonsen Aston Martin 3m58.661s +36.312s
37. GT A Ried/Roda/Ruberti Proton Porsche 3m59.246s +36.897s
38. GT P Magnussen/Garcia/Taylor Corvette 3m59.526s +37.177s
39. GT P Westbrook/Gavin/Milner Corvette 3m59.860s +37.511s
40. GT A Milesi/Gibon/Henzler Imsa Porsche 4m00.503s +38.154s
41. GT A Hall/Goethe/Campbell-Walter Aston Martin 4m01.035s +38.686s
42. GT A Narac/Bourret/Vernay Imsa Porsche 4m01.713s +39.364s
43. GT A Gerber/Griffin/Cioci AF Ferrari 4m02.815s +40.466s
44. GT P Dalziel/Farnbacher/Goossens SRT Viper 4m03.127s +40.778s
45. GT A Dempsey/Foster/Long Dempsey Porsche 4m03.378s +41.029s
46. GT P Bomarito/Kendall/Wittmer SRT Viper 4m03.461s +41.112s
47. GT A Perazzini/Case/O’Young AF Corse Ferrari 4m03.966s +41.617s
48. GT A MacNeil//Rodrigues/Dumas Larbre Corvette 4m04.512s +42.163s
49. GT A Bornhauser/Canal/Taylor Larbre Corvette 4m04.873s +43.524s
50. GT A Potolicchio/Aguas/Bright 8star Ferrari 4m07.625s +45.276s
51. GT A Mallegol/Bachelier/Blank AF Ferrari 4m09.064s +46.715s
52. GT P Collard/Perrodo/Crubile Prospeed Porsche 4m11.719s +49.370s
53. P2 Gibon/Milesi/Henzler Lotus-Praga
54. P2 Kimber-Smith/Rossi/Lux Greaves Zytek-Nissan
55. GT A Krohn/Jonsson/Mediani Krohn Ferrari
56. GT P Bertolini/Al Faisal/Al Qubaisi JMW Ferrari

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.