Loic Duval coloca a Audi na pole provisória das 24hs de Le Mans
quinta-feira, 20 de junho de 2013 às 0:41Loic Duval conquistou a pole provisória para as 24 Horas de Le Mans na primeira sessão de classificação. O francês Duval, que tinha sido o mais rápido nos treinos mais cedo, colocou o Audi R18 #2 no topo da tabela logo no início marcando 3m22.349s, tempo que provou-se imbatível no resto da sessão.
Esse fato foi ajudado pelos últimos 55 minutos de treino em bandeira vermelha, devido a Pierre Thiriet ter perdido o controle de seu Oreca-Nissan da LMP2 na segunda chicane da Mulsanne e destruído a barreira de proteção.
Thiriet saiu ileso, mas depois de 40 minutos em bandeira vermelha, os fiscais encerraram a sessão 15 minutos mais cedo pela impossibilidade de repará-la num nível satisfatório.
Sem melhorias finais possíveis, a Audi terminou o dia com os três melhores tempos do treino.
A Toyota tinha quebrado temporariamente o domínio da marca alemã, com o híbrido TS030 de Alex Wurz / Nicolas Lapierre / Kazuki Nakajima fazendo o segundo melhor tempo. Mas ficou em quarto depois que Marc Gene e Andre Lotterer melhoraram os tempos dos Audis #3 e #1.
O Toyota #8 conseguiu dar apenas 10 voltas – o suficiente para colocá-lo em sexto na geral – antes de Sebastien Buemi parar por problemas de motor.
Na LMP2, o piloto britânico da IndyCar, Mike Conway, levou seu G-Drive/Delta-ADR para o primeiro lugar com o tempo de 3m39.535s, mais de 1 segundo mais rápido que Franck Mailleux, o segundo colocado na LMP2 com seu Morand Morgan-Judd.
Na categoria GTE Pro as coisas foram muito apertadas, com menos de um segundo separando os sete primeiros!
O Aston Martin de fábrica terminou na frente graças a Frederic Makowiecki no Vantage #99, pouco à frente da Ferrari 458 da AF Corse #51 de Gianmaria Bruni / Matteo Malucelli / Giancarlo Fisichella.
A Aston Martin também terminou no topo na GTE Am, com Christoffer Nygaard / Kristian Poulsen / Allan Simonsen tomando a liderança do Porsche 911 da Proton #88. Simonsen estava ao volante quando o melhor tempo do carro foi definido.
Quatro carros tiveram problemas e não conseguiram marcar tempo.
Veja o grid provisório das 24 horas de Le Mans:
Pos | Cat | Pilotos | Equipe / Carro | Tempo | Diferença |
1. | P1 | Kristensen/McNish/Duval | Audi | 3m22.349s | |
2. | P1 | di Grassi/Gene/Jarvis | Audi | 3m24.341s | +1.992s |
3. | P1 | Lotterer/Treluyer/Fassler | Audi | 3m25.474s | +3.125s |
4. | P1 | Wurz/Lapierre/Nakajima | Toyota | 3m26.676s | +4.327s |
5. | P1 | Prost/Jani/Heidfeld | Rebellion Lola-Toyota | 3m30.423s | +8.074s |
6. | P1 | Davidson/Buemi/Sarrazin | Toyota | 3m30.841s | +8.492s |
7. | P1 | Belicchi/Beche/Cheng | Rebellion Lola-Toyota | 3m32.167s | +9.818s |
8. | P1 | Kane/Watts/Leventis | Strakka HPD | 3m36.547s | +14.198s |
9. | P2 | Rusinov/M.Martin/Conway | Delta-ADR ORECA-Nissan | 3m39.535s | +17.186s |
10. | P2 | Gachnang/Mailleux/Lombard | Morand Morgan-Judd | 3m40.741s | +18.392s |
11. | P2 | Pla/Heinemeier Hansson/Brundle | OAK Morgan-Nissan | 3m40.780s | +18.431s |
12. | P2 | Graves/Nakano/Hamilton | Delta-ADR ORECA-Nissan | 3m40.925s | +18.576s |
13. | P2 | Baguette/Gonzalez/Plowman | OAK Morgan-Nissan | 3m42.387s | +20.038s |
14. | P2 | Perez Companc/Minassian/Kaffer | Pecom ORECA-Nissan | 3m43.420s | +21.071s |
15. | P2 | Thiriet/Badey/M.Martin | TDS ORECA-Nissan | 3m43.494s | +21.145s |
16. | P2 | Panciatici/Ragues/Gommendy | Signatech ORECA-Nissan | 3m43.835s | +21.486s |
17. | P2 | Hartley/Patterson/Chandhok | Murphy ORECA-Nissan | 3m44.538s | +22.189s |
18. | P2 | Dolan/Turvey/Luhr | Jota Zytek-Nissan | 3m44.835s | +22.486s |
19. | P2 | Frey/Niederhauser/Bleekemolen | Race Perf’ ORECA-Judd | 3m45.244s | +22.895s |
20. | P2 | Imperatori/Tung/Howson | KCMG Morgan-Nissan | 3m45.500s | +23.151s |
21. | P2 | Weeda/Rossiter/Bouchut | Lotus-Praga | 3m47.920s | +25.571s |
22. | P2 | Nicolet/Merlin/Mondolot | OAK Morgan-Nissan | 3m48.196s | +25.847s |
23. | P2 | Tucker/Franchitti/Briscoe | Level 5 HPD | 3m48.597s | +26.248s |
24. | P2 | Giroix/Haezebrouck/Ihara | Gulf Lola-Nissan | 3m49.096s | +26.747s |
25. | P2 | Mardenborough/Ordonez/Krumm | Greaves Zytek-Nissan | 3m49.421s | +27.072s |
26. | P2 | Mowlem/Burgess/Hirschi | HVM Status Lola-Judd | 3m49.805s | +27.456s |
27. | GT | P Bell/Makowiecki/Senna | Aston Martin | 3m55.658s | +33.309s |
28. | GT | P Bruni/Fisichella/Malucelli | AF Corse Ferrari | 3m55.909s | +33.560s |
29. | GT | P Dumbreck/Mucke/Turner | Aston Martin | 3m56.004s | +33.655s |
30. | GT | P Auberlen/Dalla Lana/Lamy | Aston Martin | 3m56.336s | +33.987s |
31. | GT | P Lieb/Lietz/Dumas | Manthey Porsche | 3m56.457s | +34.108s |
32. | GT | P Beretta/Kobayashi/Vilander | AF Corse Ferrari | 3m56.471s | +34.122s |
33. | GT | P Bergmeister/Pilet/Bernhard | Manthey Porsche | 3m56.573s | +34.224s |
34. | P2 | Porta/Raffin/Brandela | DKR Lola-Judd | 3m56.905s | +34.556s |
35. | P2 | Downs/Dagoneau/Younessi | Boutsen ORECA-Nissan | 3m57.139s | +34.790s |
36. | GT | A Nygaard/Poulsen/Simonsen | Aston Martin | 3m58.661s | +36.312s |
37. | GT | A Ried/Roda/Ruberti | Proton Porsche | 3m59.246s | +36.897s |
38. | GT | P Magnussen/Garcia/Taylor | Corvette | 3m59.526s | +37.177s |
39. | GT | P Westbrook/Gavin/Milner | Corvette | 3m59.860s | +37.511s |
40. | GT | A Milesi/Gibon/Henzler | Imsa Porsche | 4m00.503s | +38.154s |
41. | GT | A Hall/Goethe/Campbell-Walter | Aston Martin | 4m01.035s | +38.686s |
42. | GT | A Narac/Bourret/Vernay | Imsa Porsche | 4m01.713s | +39.364s |
43. | GT | A Gerber/Griffin/Cioci | AF Ferrari | 4m02.815s | +40.466s |
44. | GT | P Dalziel/Farnbacher/Goossens | SRT Viper | 4m03.127s | +40.778s |
45. | GT | A Dempsey/Foster/Long | Dempsey Porsche | 4m03.378s | +41.029s |
46. | GT | P Bomarito/Kendall/Wittmer | SRT Viper | 4m03.461s | +41.112s |
47. | GT | A Perazzini/Case/O’Young | AF Corse Ferrari | 4m03.966s | +41.617s |
48. | GT | A MacNeil//Rodrigues/Dumas | Larbre Corvette | 4m04.512s | +42.163s |
49. | GT | A Bornhauser/Canal/Taylor | Larbre Corvette | 4m04.873s | +43.524s |
50. | GT | A Potolicchio/Aguas/Bright | 8star Ferrari | 4m07.625s | +45.276s |
51. | GT | A Mallegol/Bachelier/Blank | AF Ferrari | 4m09.064s | +46.715s |
52. | GT | P Collard/Perrodo/Crubile | Prospeed Porsche | 4m11.719s | +49.370s |
53. | P2 | Gibon/Milesi/Henzler | Lotus-Praga | ||
54. | P2 | Kimber-Smith/Rossi/Lux | Greaves Zytek-Nissan | ||
55. | GT | A Krohn/Jonsson/Mediani | Krohn Ferrari | ||
56. | GT | P Bertolini/Al Faisal/Al Qubaisi | JMW Ferrari |
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.