Linha do tempo de Ricciardo na McLaren com vídeo de despedida

quarta-feira, 24 de agosto de 2022 às 17:38

Daniel Ricciardo e Zac Brown

Para Daniel Ricciardo, um dos pilotos mais queridos do grid da F1, a aventura na McLaren infelizmente acabou sendo curta. Depois de apenas dois anos, o australiano deixará a equipe de Woking mais cedo. No entanto, muita coisa aconteceu durante esse período. Desde seu anúncio muito surpreendente na equipe, até sua vitória especial em Monza e recentemente os rumores em torno de uma possível saída. Veja um resumo seu período na equipe até agora.

Anúncio

Depois que Carlos Sainz anunciou sua mudança da McLaren para a Ferrari, um assento ficou disponível. Depois de dois anos na Renault, foi a McLaren quem anunciou em grande estilo a chegada do australiano num contrato de vários anos até 2023. Com Lando Norris, a McLaren teria a ‘dupla mais forte do grid’.

Primeiro fim de semana de corrida para a McLaren

Após o primeiro treino de classificação para a McLaren, Ricciardo ficou muito feliz com o resultado. Ele começou o GP do Bahrain de 2021 em P6, à frente de seu companheiro de equipe Norris. O novo piloto da McLaren largou em P6 e terminou em P7 e parecia satisfeito, mas também viu espaço para melhorias, já que ele disse que precisaria de mais tempo para se acostumar com o carro.

Vencendo em Monza

Um destaque para Ricciardo e que ele olha para trás com alegria, apesar de sua partida, é sua vitória em Monza. No GP da Itália, o australiano conseguiu uma vitória espetacular. Lando Norris até fez uma dobradinha para a McLaren e Zak Brown fez uma tatuagem para comemorar o momento feliz. A corrida de Monza, no entanto, será lembrada principalmente como aquela em que os rivais Max Verstappen e Lewis Hamilton se chocaram na primeira chicane e ficaram fora. No entanto, a vitória de Ricciardo no circuito italiano foi a última da McLaren por enquanto. A vitória do piloto de Perth também será registrada como a primeira vitória da equipe de Woking desde 2012.

Após o fim de semana, o sempre sorridente piloto australiano não acreditou e disse que ainda estava nas nuvens.

Um início decepcionante da temporada 2022

Embora a largada tenha sido difícil com resultados decepcionantes, o piloto de Perth conseguiu se recuperar. A vitória no GP da Itália deu um impulso e ele estava determinado a aproveitar a forte segunda metade da temporada da McLaren. No entanto, Ricciardo teve um início de temporada decepcionante devido a uma infecção por coronavírus pouco antes da sessão de testes de três dias no Bahrain. Foi o companheiro de equipe Norris que passou muitas horas no carro novo. Posteriormente, Ricciardo alcançou um P14 no Bahrain, um DNF na Arábia Saudita e um P18 no GP da Emilia-Romagna. No novo circuito de Miami, o australiano terminou em P13. Ele então terminou cinco das oito corridas fora dos pontos.

Em suma, uma primeira metade da temporada decepcionante até agora. Dos 95 pontos que a equipe McLaren marcou até agora, somente 19 foram marcados por Ricciardo e muitas vezes ficou muito atrás de companheiro de equipe mais forte, Norris.

Zak Brown sobre cláusula de desempenho

O chefe da McLaren, Zak Brown, criticou o desempenho de Ricciardo em maio. O australiano com salário de piloto de ponta – apesar da surpreendente vitória em Monza no ano passado – ainda não atendeu às expectativas da McLaren. O contrato entre McLaren e Ricciardo ainda vai até o final de 2023. É por isso que Brown disse que a equipe e o piloto estão fazendo todo o possível para melhorar seu desempenho. Mas, Brown disse que também havia ‘um mecanismo’ para quebrar o acordo. Após os comentários de Brown, pensou-se que a McLaren poderia usar algum tipo de cláusula de desempenho para possivelmente afastar Ricciardo. Posteriormente, várias fontes informaram que este não é o caso e a opção é do próprio Ricciardo. Ele também esclareceu isso em 13 de julho nas mídias sociais.

Piastri-drama

A Alpine anunciou anteriormente que Oscar Piastri substituirá Fernando Alonso na equipe francesa no próximo ano, mas o australiano negou em suas redes sociais quase que imediatamente. Piastri, que conquistou o título na Fórmula 3 e na Fórmula 2 em seus anos de estreia, ressaltou que não tem contrato com a Alpine para 2023. Isso reforçou os rumores de longa data de que ele estrearia na Fórmula 1 na McLaren. Como resultado, há a necessidade de liberar espaço e uma partida do decepcionante Ricciardo já estava em andamento.

Confirmação

Depois de uma pausa de verão cheia de especulações e rumores, a tão esperada notícia finalmente saiu. Após esta temporada, a cooperação entre Ricciardo e a equipe McLaren chegará ao fim. Um anúncio sobre Piastri se juntar à equipe de Woking é esperado para muito breve.

Despedida

O vídeo abaixo, que foi enviado ao Autoracing pelo nosso contato na Red Bull, o Mate, mostra um Ricciardo triste, mas agradecendo todo o apoio dos fãs, da própria McLaren e reconhecendo sua baixa performance em seu tempo na equipe. Ricciardo diz ainda que ama a Fórmula 1 e deu a entender que vai dar tudo nessas 9 corridas finais e quer continuar na categoria.

O Mate, que é amigo de Ricciardo desde que o australiano guiava para Red Bull, acha que Ricciardo tem grande chance de ocupar o assento de Mick Schumacher, uma vez que a equipe Haas conversou com Ricciardo recentemente sobre isso.

“Não dê isso com certo, Adawtow, mas é a impressão que fiquei ao falar com ele ontem.”

Veja o vídeo:

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.