Limites de pista podem tirar circuitos do calendário da F1

quinta-feira, 12 de outubro de 2023 às 9:50

GP da Áustria

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, avisou que circuitos como Áustria e Catar poderiam sair do calendário da Fórmula 1 se não houver uma solução para os limites de pista.

Durante o fim de semana do GP do Catar, muitos pilotos tiveram tempos deletados na classificação e tomaram punições de cinco segundos na corrida por exceder os limites de pista.

As violações foram tão frequentes no GP da Áustria que os comissários não conseguiram lidar com seu volume – a classificação final só foi publicada várias horas após o fim da prova.

Ben Sulayem insistiu que esses circuitos correm o risco de perder seu lugar no calendário se não encontrarem uma solução rapidamente.

“Nós tivemos o mesmo problema na Áustria, foram 1.200 violações”, declarou ele à mídia. “Eu tenho de parabenizar os comissários porque eles viram isso, mas é a solução? Não”.

“A solução é melhorar a pista em si. Sei que algumas são resistentes, mas para dizer a verdade, não haverá corrida se não o fizerem. É simples assim. Não podemos aceitar isso”.

Ben Sulayem afirmou que a F1 deve escutar os pilotos e implementar soluções baseadas em suas opiniões.

“Eu admito que os limites de pista são um problema”, disse ele. “Temos de trabalhar em uma solução. Uma delas é diminuir a aderência quando eles saem porque ninguém pode impedir os pilotos, exceto eles próprios”.

“Também há a altura (das zebras). Elas danificam os carros? Ou talvez exista a possibilidade de colocar um pouco de brita, mas precisamos ser bastante cautelosos com isso”.

“Qual é a profundidade da brita? Porque você não quer que ninguém fique preso. E qual é a extensão? Porque você não quer que o carro seja danificado”.

“Porém, eu acredito que agora não é uma questão de ‘será que fazemos isso?’ Temos de fazer e escutar principalmente os pilotos, as opiniões deles”.

“Quando você é um piloto, claro que quer arriscar. Isso é natural, você quer ser mais rápido e forçar os limites”.

“Mas nós não queremos uma restrição para impedir isso, queremos que os pilotos estejam convencidos de que ‘talvez eu perca tempo indo lá’ e possam tomar sua própria decisão”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.