Lico Kaesemodel é pole no retorno da Porsche Carrera Cup em Interlagos
sexta-feira, 14 de agosto de 2020 às 19:47Os carros de competição mais produzidos no planeta voltaram a acelerar em grande estilo em Interlagos. Os pilotos mataram saudade dos Porsche de corrida com uma formidável disputa pelas poles na segunda etapa da Porsche Cup.
Na Carrera Cup, Lico Kaesemodel colocou o carro Shell na posição de honra por apenas 0s006 de vantagem sobre a máquina de Miguel Paludo com as cores da Brandt. A segunda fila ficou com os jovens Enzo Elias e Christian Hahn e a pole da classe Sport com Rouman Ziemkiewicz.
Na GT3 Cup os competidores também lutaram por milésimos no quali. No fim quem prevaleceu foi Francisco Horta, que vai largar na pole, dividindo a primeira fila com o pole da classe Sport e líder do campeonato, Nelson Marcondes.
Por imposição das autoridades, a segunda etapa da Porsche Cup é realizada mais uma vez sem público em Interlagos e sob um rigoroso protocolo de segurança. Todos os profissionais envolvidos na etapa apresentaram testes PCR negativos para covid19 e fizeram seu credenciamento por meio de um tecnológico sistema de escaneamento facial que reconhece a pessoa na catraca de entrada e mede sua temperatura automaticamente antes de autorizar o acesso.
As restrições obrigaram a organização da Porsche Cup a inovar também na tradicional ação de desfile dos Porsche de rua. Com aglomeração no paddock inviável, a categoria montou um drive-in no Laranjinha. Assim os proprietários dos carros de rua podem assistir às corridas com toda segurança que o distanciamento social se impõe em tempo de pandemia e ainda aproveitar para conduzir seus veículos pelo principal traçado do Brasil entre as corridas da manhã e as da tarde.
O sábado tem quatro corridas na programação. A jornada é aberta às 11h20 com a primeira bateria da GT3 Cup. A Carrera Cup larga na sequência. O bloco da tarde também tem a GT3 Cup abrindo a programação das corridas do grid invertido às 14h25, imediatamente antes da prova final da Carrera Cup.
As provas são exibidas pelos canais Sportv, pelo portal motorsport.com e pelos canais da Porsche Cup em mídia social.
Os qualis
Carrera Cup
Werner Neugebauer foi o primeiro a registrar uma volta rápida, com 1:36s202 em sua segunda passagem. Marçal Muller veio a seguir, na frente de Fran Lara e Rouman Ziemkiewicz.
Na metade do Q1, Miguel Paludo assumiu a liderança, com Enzo Elias logo a seguir. Só os dois andaram na casa de 1:35s.
A cinco minutos da bandeirada, Luca Seripieri e JP Mauro ocupavam as duas últimas vagas no top5. Na classe Sport, em 11º no geral, Rouman liderava à frente de Fran Lara.
Christian Hahn assumiu o terceiro lugar a três minutos da bandeirada, enquanto alguns pilotos já recolhiam para box esperando o Q2.
Lico Kaesemodel garantiu um lugar no top10 em sua quarta volta, cravando o nono tempo. Ricardo Baptista (então em décimo), Alceu Feldmann e Pedro Boesel lutavam para avançar ao top10 até a bandeirada. Baptista levou a melhor, deixando os outros dois na sexta fila.
Em 13º, Ziemkiewicz assegurou a pole na classe Sport, à frente de Fran Lara e Rodolfo Toni.
No Q2, os pilotos começara a registrar tempos competitivos na segunda volta. E novamente Paludo liderava com Enzo em segundo. Werner, Pedro Aguiar e Ricardo Baptista completavam o top5 depois da primeira tentativa.
Com as terceiras voltas completadas, Enzo Elias bateu Paludo, com Kaesemodel em terceiro -apenas os três registrando marcas na casa de 1:35s. Pedro Aguiar e Christian Hahn vinham em quarto e quinto.
No minuto final, Paludo voltou à liderança provisoriamente. Mas logo foi superado por Kaesemodel, por meros 0s006.
Na segunda fila vão alinhar Enzo Elias e Christian Hahn, depois Marçal Muller e Pedro Aguiar. A quarta fila terá Ricardo Baptista e Werner Neugebauer, com Luca Seripieri e JP Mauro largando em nono e décimo lugares.
GT3 Cup
Chico Horta abriu os trabalhos em alta velocidade, andando abaixo da casa de 1:40 logo em sua segunda volta. Nelson Monteiro e Nelson Marcondes vieram logo a seguir, com Urubatan Júnior e Zeca Feffer completando o top5 na primeira metade do treino.
Passados 10 minutos de treino, Nelson Marcondes bateu a marca de Horta para ser o mais rápido na classe Sport e na geral. Nelson Monteiro seguia em terceiro, com Cristian Mohr e Ayman Darwich completando o rol dos cinco primeiros.
A disputa pelo décimo e último lugar a assegurar uma vaga no Q2 era intensa. O então P10, Urubatan Júnior, tinha 0s006 de vantagem sobre Paulo Totaro.
Depois o cobiçado décimo lugar passou pelas mãos de Georgios Frangulis, Marco Billi, Cesar Urnhani e Ayman Darwich. No fim, Billi acabou em nono e Frangulis em décimo, deixando a sexta fila para Darwich e Urnhani.
Nelson Marcondes repetiu a volta mais rápida na primeira tentativa do Q2, por 0s004 de vantagem sobre Nelson Monteiro. Horta, Frangulis e Tom Valle completavam o top5.
Horta deu o troco na passagem seguinte, com 1:39.593, seguido por Marcondes e Monteiro. Os outros integrantes do top5 àquela altura eram Cristian Mohr e Marco Billi.
Horta baixou para 1:39.135 na passagem seguinte. Marcondes permanecia em segundo. A novidade no top5 foi a entrada de Lucas Salles em terceiro e Urubatan Júnior em quarto, deixando Nelson Monteiro com o quinto posto.
Na última tentativa, Horta baixou mais um pouco, para 1:39s052. Marcondes ficou a meio segundo da marca e vai largar em segundo, sendo o pole na classe Sport. Urubatan cravou o terceiro tempo na volta final, com Lucas Salles e Cristian Mohr completando o top5.
A seguir vão partir: Nelson Monteiro, Marco Billi, Tom Valle, Zeca Feffer e Georgios Frangulis.
O que eles disseram:
“O Q1 não foi muito bom. Entramos em nono e quase ficamos fora. Mas sabia que tinha um carro bom, concentrei bem para o Q2 e fiz três voltas rápidas na sequência, para ficar um pouco na frente do Miguel. Estou muito feliz em largar na pole”
Lico Kaesemodel
“As expectativas para amanhã são de largar em primeiro da categoria e terminar em primeiro também. O quali foi tenso para mim. Esperava um resultado melhor no geral, até por conta do resultado no treino livre, que terminei em segundo. Feliz demais com esse P1 na categoria! Minha primeira aparição no Q2 vai ficar para a próxima etapa”
Rouman Ziemkiewicz
“Essa pole é um trabalho de todo o final de semana. Estamos voltando a ter contato com o carro de verdade. Durante a pandemia muitos andaram de simulador, mas não é a mesma coisa. Foi bom matar a saudade do carro.
Não estava andando bem durante o final de semana, mas me acertei com o carro nesse quali, inclusive acredito que essa volta da pole tenha sido minha melhor volta desde que eu comecei a correr na Porsche Cup”
Francisco Horta
“Está sendo um ótimo final de semana até agora. Durante os treinos livres não passamos nenhuma vez os pneus novos, para ter eles zerados para o Q1 e Q2. A intenção era cravar a pole da geral também. Infelizmente não veio, mas essa foi minha melhor classificação na Porsche até então. Feliz com os resultados de hoje e muito confiante para amanhã.”
Nelson Marcondes
Resultados
Carrera Cup
Lico Kaesemodel 1min35.728
Miguel Paludo 1min35.734
Enzo Elias 1min35.858
Christian Hahn 1min35.986
Marçal Muller 1min35.996
Pedro Aguiar 1min36.243
Ricardo Baptista 1min36.342
Werner Neugebauer 1min36.557
Luca Seripieri 1min36.603
JP Mauro 1min36.871
Alceu Feldmann 1min36.472
Pedro Boesel 1min36.739
Rouman Ziemkiewicz* 1min36.838
Fran Lara* 1min36.888
Rodolfo Toni* 1min37.173
Eduardo Azevedo* 1min37.254
Maurizio Billi* 1min37.337
Gil Farah* 1min37.376
Rodrigo Mello* 1min37.539
(*) Classe Sport
GT3 Cup
Francisco Horta 1min39.052
Nelson Marcondes* 1min39.582
Urubatan Junior 1min39.622
Lucas Salles 1min39.716
Cristian Mohr 1min39.835
Nelson Monteiro 1min40.011
Marco Billi 1min40.027
Tom Valle 1min40.207
Zeca Feffer 1min40.810
Georgois Frangulis* 1min40.825
Ayman Darwich* 1min40.691
Cesar Urnhani 1min40.730
Paulo Totaro* 1min41.157
Ramon Alcaraz 1min41.298
André Gaidzinski* 1min41.309
Ricardo Fontanari* 1min41.340
Marcio Mauro 1min41.439
Eduardo Menossi* 1min41.513
Bruno Campos* 1min41.635
Leo Sanchez* sem tempo
(*) Classe Sport
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
Carrera, cup, GT3, interlagos, porsche
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.