Liberty Media aposta nas redes sociais e alavanca audiência online da Fórmula 1

quinta-feira, 8 de julho de 2021 às 15:21

GP do Brasil de 2019 de Formula 1

Após a aquisição feita em 2017 pela Liberty Media, a Fórmula 1 passou por grandes mudanças dentro e fora dos boxes. A logo da categoria não é mais a mesma, assim como a presença nas redes sociais aumentou consideravelmente. Com postagens diárias em quase todas as plataformas disponíveis, a F1 virou uma referência quando estamos falando sobre audiência esportiva na internet. Apenas no canal do YouTube, por exemplo, são mais de 5 milhões de fãs que acompanham os conteúdos disponibilizados por lá.

Essa maior presença online foi uma das ações mais importantes tomadas pela Liberty Media, e o objetivo era oferecer um conteúdo diferenciado para os fãs. Após cerca de quatro anos, é possível afirmar que essas mudanças foram bem-sucedidas. Por exemplo, apenas no Instagram, o perfil oficial da F1 conta com quase 14 milhões de seguidores. Se olharmos para o potencial da categoria, ainda é um número pequeno, mas os crescimentos nos últimos anos mostram que esse número deve dobrar no futuro.

Entretanto, o que mais chama atenção é a presença da organização no YouTube. O perfil na plataforma de vídeos conta com um pouco mais de 5 milhões de seguidores, e é atualizado diariamente com diferentes produções exclusivas. São bastidores, entrevistas, resumos da corrida e até mesmo reportagens especiais sobre alguns pilotos e marcas que fizeram história na F1. Os vídeos são bem produzidos e estão chamando atenção dos fãs de automobilismo, principalmente os mais jovens que estão sempre conectados.

Além da própria Liberty Media, os pilotos da Fórmula 1 também possuem grande presença nas redes sociais. Com mais de 50 milhões nessas mídias, o heptacampeão Lewis Hamilton é uma das referências neste assunto. O britânico usa as plataformas para enviar mensagens aos fãs, assim como também costuma divulgar algumas marcas que o patrocina na F1. O ex-piloto Nico Rosberg, campeão mundial em 2016, é outro piloto que se destaca com as publicações na web.

Vídeos em alta na internet

Apostar na criação de conteúdos em formato de vídeos é algo promissor, pois o alcance desses conteúdos é crescente nas redes sociais. Isso acontece não apenas na F1, mas também em outras categorias do automobilismo. É o caso da MotoGP, que também possui grande presença nas mídias digitais. O canal no YouTube da categoria conta com 4 milhões de seguidores e, assim como a F1, também publica conteúdos diversos diariamente.

A criação de vídeos para a internet é algo que aumentou bastante nos últimos anos. Quase todas as redes sociais, desde o Instagram até o Twitter, facilitaram a publicação de conteúdos neste formato. Além disso, algumas ferramentas na web permitem que até mesmo quem nunca publicou um vídeo antes possa entrar neste universo. Esse é o caso do editor de vídeo para a publicação em redes sociais da InVideo. Com uma biblioteca de milhares de imagens livres de direitos autorais, é possível utilizar o software gratuito para criar um vídeo sem qualquer gravação prévia e, em poucos minutos, publicar nas mídias digitais mais populares.

Essas ferramentas acabam por facilitar a vida das pessoas na web e, dessa forma, deixar ainda mais popular os vídeos online. Não é nenhuma surpresa ver que quase todas as redes sociais são, atualmente, totalmente focadas em conteúdos desse formato.

Isso explica porque as principais organizações de automobilismo, seja a Fórmula 1 ou a MotoGP, estão apostando que os vídeos podem alcançar mais fãs na internet. Esse formato está mais que consolidado, e parece ser a fórmula secreta para que a Liberty Media consiga aproximar ainda mais as pessoas das corridas e dos bastidores da F1.

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.