Lewis Hamilton vai para o simulador da Ferrari no próximo dia 20

terça-feira, 14 de janeiro de 2025 às 17:01

Lewis Hamilton

De acordo com o AutoRacer da Itália, Lewis Hamilton tornar-se oficialmente piloto da Ferrari é um acontecimento histórico, tanto que foi compartilhado pela própria conta oficial da Fórmula 1 logo nos primeiros segundos de 1º de janeiro de 2025.

A Ferrari esperou um pouco mais para anunciar esta notícia sensacional nas redes sociais, mas optando por um horário indiferente: 16h44. Uma escolha não aleatória que inclui naturalmente os números dos dois pilotos que usarão vermelho (mais escuro) na próxima temporada. A era Leclerc-Hamilton em Maranello está prestes a começar também do ponto de vista operacional e Frederic Vasseur não tem intenção de se entregar a comemorações e festividades, mas sim se preparar da melhor forma possível.

Chegada agendada de Lewis Hamilton: Ferrari divulgará um resumo do primeiro dia oficial em Maranello

A chegada do multicampeão inglês à Itália está prevista há algum tempo. Hamilton já esteve diversas vezes em Maranello de forma informal e privada. Janeiro será um mês curto, mas importante, após a preparação de inverno e Sir Lewis sabe bem o quão importante é a integração e o trabalho em equipe.

Dentro da Ferrari existe um otimismo e um entusiasmo de tempos passados por um casamento que depois de muitos anos se tornou realidade. Dentro de poucos dias Hamilton iniciará concretamente a sua nova jornada como piloto oficial da Scuderia Ferrari, com um programa que já inclui a sua presença em Maranello, reuniões com os engenheiros, treinos no simulador e na pista e sobretudo a revelação da pintura durante o show organizado pela Fórmula 1 em Londres e no dia seguinte ao de seu primeiro de Ferrari em Fiorano.

Este evento será justamente recebido com entusiasmo, mas a atenção não deve ser desviada muito da pista e da temporada de 2025, que já está chegando.

As ‘primeiras vezes’ de Lewis Hamilton no simulador e em Fiorano

O plano de trabalho para este início de ano será muito intenso. “O carro de 2025 será 99% diferente em comparação com o SF-24” revelou Frederic Vasseur, dando algumas antevisões do futuro.

O novo monoposto está em fase de produção e os pilotos estarão em breve envolvidos ativamente em sessões de simulador e treinamento em pista. Não há nenhum programa especial planejado para Lewis Hamilton, mas ele, assim como Charles Leclerc, estará envolvido em algumas sessões de testes para conhecer sua nova equipe.

A data mais provável para a primeira vez de Lewis Hamilton na pista deverá ser 22 de janeiro; no entanto, a Ferrari programou a pista de Fiorano para ser usada de 21 a 23 de janeiro, também com base no clima. O heptacampeão mundial dará as primeiras voltas ao volante da Ferrari F1-75, que disputou o campeonato de 2022, que estará claramente equipada com o histórico número 44 do piloto inglês. A primeira sessão no simulador, dentro da fábrica da Scuderia Ferrari, está marcada para 20 de janeiro.

A Ferrari é a equipe que mais explora os testes com carros anteriores, aproveitando a pista de Fiorano (mas também a de Mugello) para treinar os seus pilotos, tanto os titulares como os mais jovens. A nível regulamentar, algo mudou em relação aos anos anteriores. Aliás, a partir deste ano será imposto um limite de 20 dias de testes em que será possível utilizar apenas um carro.

Há também um limite imposto para todos os pilotos inscritos no campeonato de Fórmula 1. Aliás, nenhum destes poderá fazer mais de 1000km com os carros de corrida dos campeonatos mundiais 2021/22/23 divididos num máximo de quatro dias. Uma inovação importante diz respeito aos carros disponíveis. A regra não prevê mais a utilização apenas de carros que disputaram pelo menos 2 campeonatos atrás, mas a referência cronológica muda e o ano civil será finalmente utilizado.

Isto implica que, no caso da equipe Vermelha, o SF-23 também se torna um carro utilizável para os testes TPC, uma vez que todos os carros que correram desde o ano civil de 2023 passam a ser utilizáveis.

Para Hamilton será fundamental, desde a primeira saída, no dia 22 de janeiro, começar a construir um relacionamento com sua nova equipe, aprendendo os diversos processos e hábitos da Ferrari, bem como conhecendo e encontrando o entendimento certo, com quem será seu engenheiro de corrida, Riccardo Adami.

Esses também serão os primeiros dias em que Leclerc e Hamilton começarão a construir seu entendimento como companheiros de equipe, com a intenção de remar na mesma direção e retomar a trajetória da Ferrari que terminou em Abu Dhabi, e se aprimorar para perseguir o sonho do título mundial de construtores e pilotos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.