Lewis Hamilton quer mudanças na liderança da FIA

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023 às 12:42

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton escolheu o dia da festa de premiação da própria FIA para se manifestar contra o órgão regulador mundial do automobilismo por ter lidado esta semana com o fiasco de acusações infundadas contra Toto e Susie Wolff.

O heptacampeão de F1 acusou “certos indivíduos dentro da liderança da FIA” de impedir o progresso quando se trata de diversidade e inclusão, e sente que a “mudança” é o único caminho a seguir.

Hamilton não declarou especificamente a quem se referia em relação à liderança da FIA, mas sabe-se que o presidente Mohammed Ben Sulayem teve que se defender após o surgimento, durante seu mandato, de um site histórico que sugeriu que ele já havia feito muitos comentários misóginos.

Em seu papel como diretora administrativa da F1 Academy, uma categoria feminina, e após acusações de fornecer informações privilegiadas ao marido e chefe da equipe Mercedes, Toto, Susie Wolff acusou a FIA de “comportamento intimidatório e misógino”.

Isso se seguiu a uma decisão da FIA, por meio de seu Departamento de Conformidade, de investigar “uma alegação de informações de natureza confidencial sendo repassadas a um chefe de equipe de F1 por um membro do pessoal da FOM”, com os Wolffs no centro da tempestade.

Seguiram-se negações veementes da F1, Mercedes e Susie Wolff, antes das nove equipes restantes emitirem uma declaração conjunta deixando claro que não haviam feito nenhuma reclamação sobre o conluio entre os Wolff.

A Mercedes está agora vendo quais caminhos legais estão disponíveis depois de pedir transparência.

Participando de uma coletiva de imprensa em Baku, depois de terminar em terceiro no campeonato de pilotos de F1 desta temporada e antes da cerimônia de entrega de prêmios da FIA, espontaneamente, Hamilton recorreu à FIA.

Questionado simplesmente sobre sua presença depois de perder as duas últimas cerimônias – terminando em sexto na temporada passada e boicotando o evento no ano anterior após a polêmica em torno de sua derrota pelo título para Max Verstappen em Abu Dhabi 2021 – Hamilton inicialmente criticou a FIA por realizar o evento em Baku.

“Embora eu goste de Baku, é um lugar lindo,(tenho dúvidas sobre se a FIA está pensando em sustentabilidade porque muitas pessoas voaram para cá quando a (sede) da FIA está em Paris”, disse Hamilton. “Teria sido fácil fazer isso lá.”

Mudanças

Hamilton então entrou no furor de Wolff, afirmando: “Foi uma semana desafiadora, uma semana decepcionante ver que o órgão dirigente do nosso esporte procurou questionar publicamente a integridade de uma das líderes femininas mais incríveis que já tivemos em nosso esporte, com Susie Wolff, sem questionar, sem qualquer prova, e depois pedir desculpa no final, isso é simplesmente inaceitável.”

“Temos muitas pessoas excelentes no esporte que estão fazendo um trabalho incrível. Há uma luta constante para realmente melhorar a diversidade e a inclusão no automobilismo, mas parece que há certos indivíduos, dentro da liderança da FIA, que cada vez que tentamos dar um passo em frente, estão a tentar puxar-nos para trás, e isso tem que mudar.”

“Este é um esporte global e temos uma oportunidade incrível e uma responsabilidade real de sermos líderes da mudança.”

“E como viajamos para todos esses países ao redor do mundo, temos a responsabilidade de garantir que levaremos tudo na direção certa.”

“Quero reconhecer que há muitas pessoas boas por aí fazendo um excelente trabalho, mas precisamos fazer algumas mudanças para garantir que estamos todos avançando na direção certa.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.