Lewis Hamilton – GP Espanha – 24/05/2011

terça-feira, 24 de maio de 2011 às 18:42

l_hamilton-2Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: McLaren-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Campeão da F1 (2008).

Sebastian Vettel, da Red Bull, deu sequência ao seu domínio na temporada 2011 e venceu o GP da Espanha, disputado no Circuito da Catalunha, em Barcelona. No entanto, desta vez ele teve de suportar a forte pressão de Lewis Hamilton, da McLaren.

O inglês aparentemente tinha um carro mais veloz na parte final da corrida, mas não conseguiu encontrar nenhum lugar para ultrapassar. Seu companheiro de equipe Jenson Button completou o pódio, porém bem distante dos dois primeiros.

Mark Webber (Red Bull) teve uma prova discreta e terminou em quarto após largar na pole position. Fernando Alonso chegou a entusiasmar sua torcida nas primeiras voltas, mas a falta de ritmo de sua Ferrari lhe permitiu chegar apenas em quinto, uma volta atrás.

Alonso fez uma largada espetacular e saltou do quarto lugar no grid para a ponta na primeira curva, ultrapassando Webber por dentro quase com as rodas na grama. O australiano também perdeu outra posição para seu companheiro de equipe, que passou por fora. Hamilton caiu para a quarta colocação.

Os pit-stops começaram já na nona volta. Alonso, Webber e Hamilton pararam na 11ª passagem e colocaram pneus macios, com o piloto da McLaren ganhando a posição da Red Bull e passando a andar junto com os dois primeiros.

Com uma estratégia de quatro paradas, Vettel fez sua segunda na 18ª volta. Alonso e Webber entraram na 20ª, com o espanhol perdendo a liderança para o alemão mas se mantendo à frente do australiano. Hamilton entrou pela segunda vez na 24ª passagem e ganhou a posição de Alonso, subindo para segundo.

Alonso e Webber fizeram suas terceiras paradas juntos na volta 30 e retornaram ao circuito na mesma ordem, agora com pneus duros. Button entrou para sua segunda na passagem seguinte, voltando em quinto. Com pneus macios, ele se aproximou rapidamente do australiano e do espanhol e superou ambos sem dificuldade.

Hamilton fez seu terceiro pit-stop na 36ª volta. Alonso fez sua quarta parada na 40ª passagem e retornou em quinto, novamente com o composto mais duro. Nas voltas 48 e 49, foi a vez de Webber e Vettel, respectivamente, fazerem suas quartas paradas. No mesmo momento, Button fez sua terceira, e na próxima passagem, foi a vez de Hamilton.

Na frente, com uma atuação impressionante, Hamilton não deixou Vettel abrir uma vantagem significativa em nenhum momento. A McLaren passou a ter um rendimento melhor no stint final, pressionando bastante a Red Bull. Contudo, Vettel provou que está em grande fase e não cometeu erros, tirando proveito das características da pista para se manter à frente e garantir mais uma vitória.

Campeão da Fórmula 1 em seu segundo ano, na ocasião o mais jovem da história na categoria. Esse feito foi alcançado pelo inglês Lewis Hamilton. Após uma grande temporada de estreia pela McLaren em 2007, com quatro vitórias (Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão) e o vice-campeonato, Hamilton corrigiu a “injustiça” do ano anterior, quando perdeu o título tendo 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas provas para o final.

Em 2008, o inglês teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China), e só não conquistou mais uma devido a uma punição discutível na Bélgica. Uma temporada fantástica, engrandecida pelo desafio imposto pela Ferrari e pelo brasileiro Felipe Massa, em uma questão decidida apenas nas curvas finais da última etapa em Interlagos. Em 2009, a McLaren só reagiu na segunda metade da temporada, tempo suficiente para que Lewis vencesse dois GPs: Hungria e Cingapura.

Em 2010, com um carro melhor, ele encarou o poderio da Red Bull e chegou a liderar o campeonato, com três vitórias (Turquia, Canadá e Bélgica). Neste ano, é quem mais se aproxima do hegemônico Sebastian Vettel e sua Red Bull, com uma vitória na China e outra estupenda atuação na Espanha. Por isso, é o PILOTO DA SEMANA DO AUTORACING!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 40,4% dos votos. Sebastian Vettel (F1) ficou na segunda posição com 25,7% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.