Lewis Hamilton: Comentário de Helmut Marko é completamente inaceitável

quinta-feira, 14 de setembro de 2023 às 16:49

Lewis Hamilton

O ex-piloto de Fórmula 1 Helmut Marko, atualmente o chefe de desenvolvimento de pilotos da Red Bull Racing – a equipe para a qual Perez pilota – foi criticado por um comentário extremamente preconceituoso e falso que fez sobre o mexicano no início deste mês.

Depois do GP da Itália, onde Perez ficou em segundo, Marko disse à Servus TV: “Sabemos que ele tem problemas na classificação, tem oscilações de desempenho.”

“Ele é sul-americano e não consegue ficar completamente focado como Max Verstappen ou como Sebastian Vettel.”

Marko então apresentou um pedido de desculpas, que o próprio Perez aceitou depois de terem tido uma “conversa privada”.

Hamilton: Inaceitável insultar sul-americanos

Quando questionado sobre os comentários de Marko, o heptacampeão mundial de F1 Lewis Hamilton respondeu à Sky Sports: “É completamente inaceitável o que ele disse.”

“Embora digamos que não há espaço para qualquer tipo de discriminação neste esporte, não deveríamos ter líderes e pessoas na posição dele fazendo comentários como este. Isso não é bom para seguirmos em frente. Penso que apenas destaca, em primeiro lugar, o trabalho que ainda precisa ser feito.”

“Há muitas pessoas nos bastidores que realmente estão tentando combater esse tipo de coisa, mas é difícil manobrar se há pessoas no topo que têm esse tipo de mentalidade, que apenas nos impede de progredir. Mas não estou surpreso, para ser honesto.”

Ele acrescentou: “Acho que isso não é algo pelo qual você apenas pede desculpas e está tudo bem. Acho que é preciso fazer muito mais.”

“As equipes, quando têm indivíduos, principalmente os pilotos quando fazem comentários, mas [também] alguns indivíduos em segundo plano – eles geralmente são removidos ou pelo menos os líderes fazem uma citação e dizem que não apoiam esse tipo de coisa.”

“Portanto, é interessante que eles não tenham feito isso, mas não é a minha equipe e não é como nos movemos como equipe.”

“Isso só mostra o quão importante é continuarmos a fazer o trabalho, o trabalho que estou tentando fazer com minha equipe e com o esporte. Ainda temos muito trabalho a fazer para garantir que este seja um ambiente mais saudável e inclusivo.”

Nota do Editor: O fato de Sergio Perez prontamente ter aceitado as desculpas de Marko mostra bem o quanto ele está disposto a se humilhar para continuar na Red Bull. Ou não, já que Perez sequer é sul-americano, o que também mostra um pouco da ignorância de Helmut Marko. Será que se ele fosse um piloto brasileiro, argentino, colombiano ou de qualquer outro país da América do Sul, ele teria a mesma postura?

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.