Lente de aumento: GP de Indianápolis Por Rafael Ligeiro23/06/05

quinta-feira, 23 de junho de 2005 às 22:58

Um domingo para refletir

A Fórmula 1 jamais havia passado por um momento tão delicado. O Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2005 foi, sem dúvidas, uma página obscura na história do automobilismo mundial. Porém, mais que o abandono dos carros que usam compostos Michelin, o domingo passado foi um dia para se refletir muito sobre a F-1: do regulamento aos compostos, dos profissionais à torcida.

Pierre Dupasquier

Erro e acerto da Michelin

Logicamente, a Michelin errou na produção dos compostos para a etapa norte-americana. A rapidez no desgaste dos pneus, especialmente no lado interno dos traseiros, reduzia a estabilidade dos carros. Além de inseguro, a competitividade ao longo das voltas cairia. A falta de grip com pneus desgastados seria crucial na curva 13, que dá acesso à reta principal – ponto contornado a 28 segundos de aceleração total. Mas a fabricante francesa se recuperou ao “solicitar” que as sete equipes que utilizam seus compostos não disputassem o GP. Foi uma atitude repleta de moral, que poucas marcas tomaram na história do automobilismo, prezando pela segurança dos pilotos. Aliás, grande parte daqueles que reclamaram da decisão da Michelin seriam os mesmos que atacariam vorazmente os franceses se ocorresse algum acidente, choramingariam, fariam questão de segurar alça de caixão…

Largada em Indianápolis

E agora Michelin?

Não poderia ocorrer em pior momento todo bafafá da Michelin. A próxima etapa acontece no próximo dia três justamente na França, terra natal da montadora. E o repórter da Rádio Jovem Pan, Felipe Motta, fez uma interessante observação durante a transmissão da corrida. Embora exista um grande grupo de jornalistas franceses acompanhando periodicamente a F-1, como será a pressão daqueles que fazem somente a cobertura da prova local – em outras palavras a cobrança especialmente oriunda de “bicões” e “aspones”?
Para a Michelin certamente serão duas semanas de trabalho árduo dentro e fora das pistas.

FIA: tudo errado

A FIA sentiu os dois lados de seus regulamentos extravagantes. Se por um lado o engima quanto ao rendimento dos pneus tem gerado corridas emocionantes, desta vez, Max Mosley viu que os pneus estão sendo superexigidos na categoria.

O regulamento que permite o uso do mesmo pneu durante toda prova nada mais é que uma tentativa desesperada de “baratear” o certame e manter vivas equipes de pequeno porte. Isso é uma ignorância, afinal limita o rendimento dos carros. É verdade que o monoposto que tiver um de seus pneus avariados, pode efetuar uma troca. Porém, com apenas dois sets de pneus por corrida e diante do grande desgaste do composto da Michelin, os pilotos da montadora da terra de Napoleão teriam de colocar novamente um pneu muito gasto. Deveria haver uma ampliação no número de sets.

Torcedor legal e torcedor selvagem

Em qualquer modalidade esportiva, o público tem o direito de protestar. Mas, em Indianápolis verificamos fatos lamentáveis. Embora tenha havido manifestações toleráveis, como vaias e cartazes improvisados, alguns torcedores atiraram objetos na pista. Aliás, as câmeras de televisão flagraram um deles lançando uma garrafa plástica. Essas são atitudes dignas de seres irresponsáveis e selvagens. Imaginem o risco de acidente por causa de um furo no pneu. Imaginem o perigo na reta principal, onde os carros atingem mais de 330 quilômetros por hora.

Revolta da torcida

Pos/Piloto/Equipe/Tempo
1 Michael Schumacher Ferrari 1h29min43s181
2 Rubens Barrichello Ferrari a 1s522
3 Tiago Monteiro Jordan a 1 volta
4 Narain Karthikeyan Jordan a 1 volta
5 Christijan Albers Minardi a 2 voltas
6 Patrick Friesacher Minardi a 2 voltas
7 Jarno Trulli Toyota não completou
8 Kimi Raikkonen McLaren não completou
9 Jenson Button BAR não completou
10 Giancarlo Fisichella Renault não completou
11 Fernando Alonso Renault não completou
12 Takuma Sato BAR não completou
13 Mark Webber Williams não completou
14 Felipe Massa Sauber não completou
15 Juan Pablo Montoya McLaren não completou
16 Jacques Villeneuve Sauber não completou
17 Ricardo Zonta Toyota não completou
18 Christian Klien Red Bull não completou
19 Nick Heidfeld Williams não completou
20 David Coulthard Red Bull não completou

Textos e dados (exceção feita à classificação da corrida) por Rafael Ligeiro

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.