Leclerc x Vespa x HAM. Caos no GP da Arábia Saudita?

segunda-feira, 21 de março de 2022 às 14:10

Leclerc, Hamilton e Verstappen

Os novos protocolos de corrida ameaçam um GP da Arábia Saudita dramático neste final de semana. No paddock a palavra mais usada é ‘caos’. As novas medidas, decretadas no Bahrain, atribuem aos pilotos a responsabilidade de devolver posições conquistadas injustamente ou enfrentar punições imediatas. Não haverá discussões com o controle de corrida, nenhum conjunto de opções para selecionar nas negociações com o diretor de corrida.

Os novos protocolos são uma tentativa de erradicar os erros que tanto arruinaram corridas no ano passado. O Bahrain – provavelmente por ser uma pista muito larga – não os testou da mesma forma que o circuito de rua em Jeddah, que viu repetidas idas e vindas entre Red Bull, Mercedes e controle de corrida, já que o agora demitido Michael Masi arbitrava uma série de ações agressivas envolvendo os protagonistas pelo título Max Verstappen e Lewis Hamilton.

Verstappen foi instruído a devolver sua posição e foi atingido com uma punição de cinco segundos em uma corrida vencida por Hamilton para deixá-lo empatado em pontos antes da decisão de Abu Dhabi.

As diretrizes oferecem instruções claras sobre ultrapassagens: é responsabilidade do defensor deixar espaço suficiente quando as rodas dianteiras do atacante estão ao lado antes do ápice de uma curva e do atacante para garantir que o carro permaneça dentro dos limites da pista e esteja sob controle ao ultrapassar.

Se as diretrizes estivessem em vigor, Verstappen teria recebido uma punição no Brasil no ano passado, em vez de mantê-la depois de forçar o atacante Hamilton a sair da pista na curva do Lago.

Dirigir o carro deliberadamente devagar como Valtteri Bottas fez para segurar Verstappen em Jeddah no ano passado também passou a ser uma ofensa que será encaminhada aos comissários.

Como a maioria dos pilotos, especialmente aqueles que estão na ponta da batalha pelo título, parecem incapazes de se policiar, o consenso é que uma enxurrada de punições poderá acontecer em circuitos como Jeddah, onde os limites da pista são mais apertados.

O Bahrain demonstrou a natureza visceral da disputa quando Verstappen atacou Charles Leclerc três vezes em voltas sucessivas no final da grande reta. O circuito de Sakhir foi projetado para encorajar e acomodar ultrapassagens em alguns pontos. O circuito de Jeddah é descrito como “Mônaco super-anabolizado” com velocidades impressionantemente altas, mas oferecendo muito mais pontos de ultrapassagens e poucas áreas de escape.

A corrida do ano passado teve bandeira vermelha duas vezes, quatro safety-cars virtuais e um safety-car real. Depois de se tocarem mais de uma vez, Hamilton acusou Verstappen de guiar acima do limite. Verstappen revidou dizendo que sua punição foi injustificada.

O atual campeão vai para a Arábia Saudita desesperado para colocar pontos na tabela após o fiasco do duplo abandono da Red Bull no Bahrain. O líder do campeonato, Leclerc, é tão tenaz quanto Verstappen e Hamilton, apesar do heptacampeão estar notavelmente mais lento com o novo carro deste ano.

Mas se a Mercedes por um acaso se recuperar, os três, juntamente com George Russel e Carlos Sainz, podem brigar ferozmente pela vitória.

Aperte o cinto para o que pode ser uma das corridas mais emocionantes da F1 este ano.

AS - www.autoracing.com.br

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