Leclerc teria batido Verstappen “confortavelmente” em Baku

sexta-feira, 17 de junho de 2022 às 9:56

Charles Leclerc

O estrategista chefe da Ferrari explicou as decisões tomadas pela equipe no GP do Azerbaijão, revelando sua confiança de que Charles Leclerc teria vencido a corrida.

“Charles estava lutando pela liderança com (Sergio) Perez e tinha (Max) Verstappen em sua caixa de câmbio”, comentou Inaki Rueda depois da prova.

“Verstappen entrou na zona do DRS de Charles, e nós temos trabalhado nisso ultimamente. Com margens tão pequenas contra a Red Bull, nós estamos ganhando ou perdendo jogos com as ultrapassagens com DRS”.

“Em Baku, nós usamos uma asa traseira diferente e trabalhamos em nossa estratégia. Crucialmente, quando (Carlos) Sainz parou, nós percebemos que um período de safety car virtual (VSC) era bastante provável e ficamos prontos”.

“Nós nos preparamos para um pit-stop de Charles caso a direção de prova acionasse o VSC. Isso foi crucial para nossa corrida porque uma parada com o VSC custa aproximadamente 10 segundos a menos do que um pit-stop normal”.

“Por causa disso, Charles pôde fazer seu único pit-stop da prova perdendo muito menos tempo do que as Red Bulls. Então, depois do período de VSC, Charles iria até o final com os pneus duros”.

“A Red Bull tentou permanecer na pista com os pneus médios pelo maior tempo possível, mas eles estavam perdendo bastante terreno. Os médios tinham muita degradação e Perez se deu mal tentando fazer isso contra Charles”.

“Infelizmente, após 11 voltas com os pneus duros, Charles sofreu uma falha na unidade de potência e isso acabou com nossa corrida. Nossas simulações indicam que, se não houvesse outro período de VSC, Charles teria vencido confortavelmente à frente de Verstappen”.

Depois do abandono duplo no Azerbaijão, a Ferrari ficou 80 pontos atrás da Red Bull no campeonato de construtores, significando uma tarefa cada vez mais difícil para a Scuderia. Rueda disse que a Ferrari está focada nos aspectos positivos de Baku.

“Nós saímos de Baku desapontados porque não marcamos o número de pontos que deveríamos, mas trazemos alguns positivos. Tivemos um carro muito forte na classificação e na corrida – somos capazes de lutar em todos os cenários possíveis”.

“Nossa confiabilidade é um ponto fraco. Nós estamos cientes disso e será resolvido no futuro. Nossas ambições ainda são grandes e nossa meta não mudou”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.