Leclerc sugere por que Hamilton não consegue se igualar a ele
sábado, 3 de maio de 2025 às 9:45
Charles Leclerc
Charles Leclerc ofereceu um vislumbre das possíveis razões para as dificuldades de Lewis Hamilton em se adaptar ao carro de 2025 da Ferrari, apontando para as demandas únicas de acerto que se adaptam ao seu próprio estilo de pilotagem.
Leclerc expressou satisfação em superar o heptacampeão mundial, objetivamente o piloto de maior sucesso da história da Fórmula 1, mas manteve o foco em objetivos mais amplos.
“Obviamente, é gratificante estar na frente”, disse ele à RTBF em Miami. “Mas não é isso que me faz sorrir, porque estamos lutando, na melhor das hipóteses, por terceiros lugares”.
“É nisso que estou colocando todos os meus esforços — tentando melhorar o carro para que possamos lutar pela vitória como ele fez na corrida curta na China. Mas ainda é cedo para Lewis. Ele é extremamente rápido e tenho muito a aprender com ele”, prosseguiu.
Quando questionado diretamente sobre as dificuldades de Hamilton, Leclerc hesitou: “Não tenho uma explicação — eu me concentro em mim mesmo. Mas Lewis é um piloto e uma pessoa que sempre admirei, mesmo antes de estar na F1”.
A diferença de desempenho entre Hamilton, de 40 anos, e Leclerc só aumentou com o passar da temporada, com Leclerc refinando seu acerto e estilo de pilotagem para extrair mais do carro, enquanto Hamilton parece cada vez mais perplexo.
O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, minimizou a disparidade. “Estamos longe de Kimi (Antonelli) e perto de Max (Verstappen)”, afirmou ele em Miami, “mas não é suficiente. O que temos é um problema de equilíbrio. E Lewis estava perto de Charles em Jeddah e está perto novamente agora”.
Leclerc, no entanto, descreveu seus esforços contínuos para maximizar o potencial do carro. “Aos poucos, estou tentando adaptar meu estilo de pilotagem a este novo carro”, explicou ele, observando que ele é “um pouco mais extremo, um pouco mais difícil” do que seu antecessor.
“Mas parece haver desempenho, mesmo que não tenhamos potencial para vencer a McLaren e até mesmo a Red Bull em seus melhores dias”, lamentou o monegasco.
Refletindo sobre um avanço recente em suas preferências de acerto para 2025, Leclerc comentou: “Não vou entrar em muitos detalhes, mas isso torna o carro um pouco mais delicado — muito, muito preciso — e bastante difícil de pilotar, especialmente quando você está no limite na classificação”.
“Mas é algo que eu gosto e sempre gostei na minha carreira. De minha parte, este ano, tomamos medidas bem extremas em termos de acerto, para extrair um pouco mais do carro, então sinto que estou mudando bastante meu estilo de pilotagem para me adaptar às novas necessidades deste carro”, concluiu o piloto da Ferrari.
2025, carro, Charles Leclerc, f1, ferrari f1, formula 1, frederic vasseur, lewis hamilton, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.