“Leclerc sentiu imediatamente a pressão de Verstappen”

quinta-feira, 12 de maio de 2022 às 9:46

Max Verstappen e Charles Leclerc

Jolyon Palmer diz que a Ferrari deve estar preocupada depois que Max Verstappen ultrapassou a dupla da equipe para vencer o GP de Miami.

“A preocupação para a Ferrari no momento deve ser a maneira como Verstappen consegue batê-los, mesmo quando larga atrás de ambos os carros e em um circuito onde a maioria dos outros pilotos achou complicado ultrapassar sem uma diferença significativa de pneus”, escreveu Palmer em sua mais recente coluna para o F1.com.

“Verstappen também não dependeu da estratégia da equipe para vencer, ele superou (Carlos) Sainz na primeira curva e imediatamente separou as Ferraris. Sainz foi um pouco prejudicado por ficar preso atrás de (Charles) Leclerc na linha interna, mas ele poderia ter sido um pouco mais agressivo e espremido Verstappen antes da zona de freada?”

“Essa manobra foi essencial para a vitória de Verstappen. Uma dobradinha na primeira fila é uma vantagem perigosa para uma equipe porque proporciona as opções estratégicas para cobrir a ameaça mais próxima na fase de pit-stops”.

Com Sainz fora do caminho, Verstappen partiu para cima de Leclerc e assumiu a liderança na nona volta com uma manobra na curva 1. Palmer acha que a defesa do monegasco foi ainda pior que a do espanhol.

“No fim da volta 8, Verstappen estava na zona do DRS de Leclerc com um carro mais veloz nas retas, a pressão sobre Leclerc estava começando a aumentar porque ele estava mostrando sinais de dificuldades com seus pneus dianteiros”, disse ele.

“Leclerc sentiu imediatamente, perdendo o traçado na curva 17 assim que Verstappen apareceu nos retrovisores da Ferrari. Isso deu ao holandês uma oportunidade brilhante para passar, ainda mais facilitada quando Leclerc lhe deu de presente a linha interna para a curva 1”.

“Ultrapassagens valendo a liderança nunca são mais fáceis que aquela, em particular contra um piloto que quase certamente é o principal rival de Leclerc no campeonato”.

No final da prova, Leclerc teve uma oportunidade de tentar recuperar a liderança quando o pelotão se agrupou atrás do safety car depois que Lando Norris e Pierre Gasly bateram.

O piloto da Ferrari não conseguiu aproveitar a chance, já que Verstappen relargou bem e seguiu em frente para conquistar sua segunda vitória consecutiva. Com isso, ele reduziu a diferença para Leclerc no campeonato de pilotos para 19 pontos.

“Após todo o drama de sua luta pelo título com (Lewis) Hamilton em 2021, Verstappen deve estar apreciando esta disputa até agora, com ambos os pilotos demonstrando um enorme respeito mútuo, mas Leclerc certamente foi generoso demais em Miami”, acrescentou Palmer.

“Talvez ele estivesse esperando ter o DRS nas longas retas na volta seguinte, mas ao contrário do Bahrain e de Jeddah, onde a tática funcionou, o próximo DRS não estava na saída da curva, e sim sete curvas depois. Verstappen pôde abrir vantagem e foi exatamente o que ele fez”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.