Leclerc: Red Bull se beneficia menos dos pneus novos do que a Ferrari

sábado, 16 de dezembro de 2023 às 10:00

Charles Leclerc

A Ferrari muitas vezes foi muito rápida em classificação na temporada de 2023, mas perdia para a Red Bull Racing de Max Verstappen nas corridas. Uma diferença fundamental entre os italianos e os austríacos foi a capacidade de manter os pneus viáveis: a Ferrari conseguia isso por um tempo consideravelmente menor.

Portanto, a Ferrari tinha uma janela mais curta para ter o melhor desempenho. Nesse curto espaço de tempo, Carlos Sainz e Charles Leclerc conseguiram poles um total de sete vezes.

Este último relembra isto numa conversa com a revista alemã Auto, Motor und Sport: “Se tivermos pneus novos na classificação, a aderência extra dos pneus compensa as fraquezas do carro. Então competiremos”, afirma Leclerc.

“Assim que os pneus envelhecem e perdem aderência, e ainda por cima temos muito combustível a bordo, os problemas começam. Depois, quando guiamos no trânsito, quando há vento ou mudanças de temperatura, os pontos fracos tornam-se mais aparentes. Torna-se então muito difícil pilotar o carro”, prosseguiu.

Um novo conjunto de pneus beneficia todos os pilotos, incluindo a Red Bull Racing. Mas Leclerc explica: “Sim, mas eles não se beneficiam tanto. Para nós, o pneu novo elimina os pontos fracos que de outra forma nos atrasariam”.

“Como eu disse, há uma margem muito pequena na qual o carro funciona. No GP do México, por exemplo, fomos muito rápidos com pneus médios. Assim que rodamos com pneus duros, nada funcionou”, concluiu o piloto da Ferrari.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.