Ferrari longe do ritmo ideal em Zandvoort
sexta-feira, 29 de agosto de 2025 às 14:59Charles Leclerc admitiu que o primeiro dia do Grande Prêmio da Holanda foi “provavelmente a pior sexta-feira da temporada”. O piloto da Ferrari terminou quase um segundo atrás do ritmo ideal. Após a pole na Hungria, Leclerc enfrentou dificuldades em Zandvoort. Ele cravou o oitavo tempo no TL2, 0,944s atrás de Lando Norris.
“Eu resumiria como uma sexta-feira muito, muito, muito difícil. Provavelmente a pior sexta-feira da temporada, que acontece logo depois das férias. É como um choque de realidade”, disse Leclerc. “Tivemos algumas sextas-feiras difíceis, e agora cabe a nós mudar a situação. Mas, com certeza, não foi um dia fácil.”
“O TL1 foi extremamente difícil. O TL2 foi um pouco melhor, mas ainda muito longe de onde queremos estar. Não espero reverter a situação completamente, porque acho que a McLaren está em outra categoria, e a Aston Martin também. Isso foi uma surpresa para nós.”

Onde a Ferrari perde tempo
Leclerc também explicou onde a Ferrari está perdendo tempo. A equipe, ele revelou, perde “basicamente 90% do tempo em duas curvas”. Por isso, ele se recusou a definir metas para o fim de semana. “Não sei. É uma temporada muito estranha”, acrescentou. “Nunca teria dito que estaria na pole em Budapeste, então não quero fixar metas hoje, porque depois de um fim de semana muito difícil, as metas não são muito empolgantes.”
“Estou ansioso para tentar mudar a situação e tentar fazer um milagre amanhã, mas não será um fim de semana fácil.”
Hamilton encontra positivos em meio às dificuldades
Do outro lado da garagem da Ferrari, Lewis Hamilton foi mais otimista. Ele terminou em quinto, três posições e 0,098s à frente de seu colega. “Não foi o pior dos dias”, disse o heptacampeão. “Acho que estamos progredindo. Estávamos bem longe no TL1, mais do que o normal. A primeira volta foi decente, mas depois ficou um pouco difícil. Fizemos progresso, mas ainda estamos um pouco distantes. Temos trabalho a fazer durante a noite.”
Hamilton teve dois rodopios durante o dia, mas procurou tirar algo de bom até desses momentos. “Acho que o primeiro foi apenas forçar demais”, disse. “A qualidade da pilotagem não era a que queríamos, pois o carro estava imprevisível. O segundo, toquei na grama e o carro saiu de traseira. Estava forçando, o que é positivo, eu acho. Espero que não aconteça mais.”
aston martin, Charles Leclerc, comentar formula 1, ferrari f1, formula 1, gp da hungria, Grande Prêmio da Holanda, lando norris, lewis hamilton, treino livre f1, zandvoort
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.