Leclerc perdeu o ritmo por erro da Ferrari?

domingo, 10 de agosto de 2025 às 9:35

George Russell e Charles Leclerc

A queda misteriosa de ritmo de Leclerc na Hungria

Jolyon Palmer, durante sua análise pós-corrida, levantou três possíveis motivos para a súbita perda de ritmo de Charles Leclerc no Grande Prêmio da Hungria. Em primeiro lugar, Palmer acredita que um dano no chassi poderia ter ocorrido. Além disso, um ajuste incorreto na asa dianteira no pit stop também é uma possibilidade. Por fim, a terceira teoria sugere que a Ferrari estaria no limite da legalidade.

A Mercedes, equipe de George Russell, rapidamente suspeitou da terceira teoria. Eles apontaram para o risco de um desgaste excessivo da prancha do carro. A teoria de Russell está de acordo com a análise de Palmer, que a considera a mais provável.

A prova nos dados

Palmer comparou o desempenho de Leclerc e Russell. Nas duas primeiras partes da corrida, o piloto da Ferrari foi mais rápido. No entanto, no último período, seu ritmo “ficou horrível”. O piloto monegasco quase foi ultrapassado por Fernando Alonso.

Ainda mais, na volta 48, Russell começou a se aproximar de Leclerc. A Ferrari não estava usando o total da energia nas retas e também perdeu velocidade nas curvas.

Quero ser VIP

Segundo Palmer, o cenário mais provável é que a Ferrari tenha aumentado a pressão dos pneus para elevar a altura do carro. Essa ação protege a prancha e evita problemas de legalidade, mas sacrifica a aderência dos pneus. A equipe teria tomado essa decisão para garantir a legalidade do carro, mesmo que isso custasse o desempenho.

Apesar da lógica por trás da decisão da Ferrari, o ritmo de Leclerc ficou muito lento. Ele não conseguiu se defender e perdeu a chance de subir ao pódio. É possível que a equipe já saiba a causa real do problema.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.