Leclerc sobre ordem de equipe: “É estúpido, não é justo”
domingo, 21 de setembro de 2025 às 11:49Charles Leclerc ficou frustrado com seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, depois que o britânico não devolveu uma posição no final do Grande Prêmio do Azerbaijão. Uma análise mais aprofundada, entretanto, sugere que a comunicação lenta da Ferrari pode ter sido a verdadeira culpada.
O incidente com ordens de equipe
Leclerc batalhava com Liam Lawson e Yuki Tsunoda por um lugar no top 5. Em seguida, Lando Norris, da McLaren, o ultrapassou. Com Leclerc usando pneus duros mais antigos e Hamilton com pneus médios mais rápidos, a equipe o instruiu a ceder a posição. A Ferrari queria que o heptacampeão tentasse atacar os carros à frente.
Como é de praxe em tal situação, a expectativa era que Hamilton devolvesse o lugar caso não conseguisse ultrapassar Norris. Com isso, perto do final da última volta, a equipe pediu que Leclerc se preparasse para a troca. “Vamos trocar de volta no final da volta, na reta principal, se Lewis não ultrapassar,” seu engenheiro de corrida disse. “Lewis vai te deixar passar na reta principal.”

A frustração no rádio e o pedido de desculpas
Hamilton eventualmente diminuiu a velocidade, mas o fez tarde demais para Leclerc conseguir ultrapassá-lo antes da linha de chegada. Imediatamente após a corrida, Leclerc demonstrou sua frustração no rádio. “Eu não me importo, é por um oitavo lugar, então tudo bem. Ele pode aproveitar esse P8,” Leclerc disse, enquanto seu engenheiro pedia desculpas. “É apenas estúpido, porque não é justo. Mas, de novo, eu realmente não me importo.”
Uma inspeção mais detalhada, no entanto, sugere que Hamilton não foi o único culpado pela troca frustrada. Afinal, o britânico foi instruído a ceder a posição muito tarde. “Deixe Charles passar. Ele está a um e meio atrás de você. Esta é a última volta,” disse o engenheiro de Hamilton. Nesse momento, Hamilton já estava na rápida reta principal, o que dificultava diminuir a velocidade de forma segura.
O foco na falta de ritmo da Ferrari
Quando Leclerc falou com a imprensa, ele ainda não havia tido tempo de conversar com Hamilton ou com a equipe. Ainda assim, sua maior frustração era a falta de ritmo da Ferrari, que terminou a corrida em oitavo e nono. Isso aconteceu em um dia em que a McLaren enfrentou dificuldades e equipes como Williams e Racing Bulls conseguiram terminar à frente com um de seus carros.
“Existem regras com as quais sabemos que temos que trabalhar. Hoje, talvez, essas regras não foram respeitadas,” Leclerc disse, minimizando o incidente. “P8 ou P9… eu realmente não me importo. Obviamente, se estivermos lutando por posições mais atraentes, o que eu espero que seja o caso, então espero que trabalhemos de uma maneira diferente. Mas eu não acho que este deva ser o ponto de discussão. Infelizmente, fomos muito lentos durante todo o fim de semana e é nisso que devemos nos concentrar.”
baku, Charles Leclerc, comentar formula 1, corrida, ferrari, formula 1, frustração, gp azerbaijão, lewis hamilton, Liam Lawson, ordens de equipe, ritmo, yuki tsunoda
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.