Leclerc admite que Ferrari terá luta dura pelo segundo lugar
quarta-feira, 29 de outubro de 2025 às 9:22
Charles Leclerc
Charles Leclerc reconheceu que será “muito, muito difícil” para a Ferrari segurar o segundo lugar no mundial de construtores da Fórmula 1, principalmente com apenas quatro corridas restantes na temporada.
Ferrari sob forte pressão na reta final
Atualmente, a equipe italiana ainda ocupa a vice-liderança – a mesma posição alcançada no ano passado.
No entanto, a situação está longe de ser confortável. A Mercedes aparece apenas um ponto atrás, enquanto a Red Bull, em franca recuperação, reduziu a diferença para 10 pontos.

Durante boa parte do campeonato, a Scuderia manteve-se sólida na luta pelo segundo posto, atrás da dominante McLaren, já coroada campeã. Porém, tudo mudou após o GP do Azerbaijão. A Ferrari perdeu rendimento e acabou sendo superada pela Mercedes.
Logo em seguida, no GP de Singapura, a vitória de George Russell complicou ainda mais o cenário. A equipe de Brackley abriu 27 pontos de vantagem, e a Ferrari ficou em situação delicada, com apenas oito pontos de margem sobre a Red Bull, que crescia rapidamente.
Reação nos Estados Unidos e no México
Apesar disso, a Ferrari reagiu. As boas atuações em Austin e Cidade do México permitiram à escuderia recuperar o segundo lugar no campeonato. A performance do SF-25 melhorou, embora Leclerc mantenha cautela.
Segundo o monegasco, o desafio de segurar essa posição será grande nas próximas provas – Brasil, Las Vegas, Catar e Abu Dhabi – todas com características muito diferentes entre si.
“Vai ser muito, muito difícil”, disse Leclerc ao racingnews365.com. “Se eu olhar para as duas últimas corridas, sim. Mas, se considerar o que aconteceu antes delas, não realmente”.
Foco total em consistência e execução
Entre as quatro principais equipes do grid, a Ferrari é a única que ainda não venceu um Grande Prêmio nesta temporada. Além disso, o jejum já dura exatos 12 meses.
O chefe Frederic Vasseur tem repetido que o principal objetivo é manter o segundo lugar nos construtores, e não buscar vitórias isoladas. Segundo ele, a prioridade é estabilidade e consistência.
Leclerc concorda com essa filosofia. Para o piloto, o segredo está em focar corrida a corrida, evitando distrações.
“Precisamos nos concentrar em cada prova e executar tudo com perfeição, como fizemos nas duas últimas etapas. Isso sempre traz resultados, mas é extremamente difícil manter esse nível por tanto tempo”.
Por fim, o monegasco reforçou o padrão de excelência que a Ferrari precisa perseguir até o fim da temporada.
“Esse é o nível que devemos buscar, e espero que seja suficiente para garantir o segundo lugar entre os construtores”.
brasil, Charles Leclerc, comentar formula 1, construtores, corrida, ferrari, formula 1, frederic vasseur, maranello, mclaren, mercedes, red bull, SF-25
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.