Leclerc conquista a pole position em Mônaco
sábado, 25 de maio de 2024 às 12:07
Charles Leclerc
Charles Leclerc conquistou a 250ª pole position da Ferrari na Fórmula 1 na classificação deste sábado para o GP de Mônaco.
Leclerc era o favorito depois de liderar o TL2 e o TL3, com Oscar Piastri, da McLaren, sendo seu rival mais próximo na batalha final do Q3.
Após registrar 1m10.418s na primeira tentativa, Leclerc baixou para 1m10.270s e garantiu sua terceira pole em casa em quatro anos.
Piastri ficou em segundo, à frente de Carlos Sainz e Lando Norris, enquanto a série de oito poles consecutivas de Max Verstappen terminou com o sexto lugar.
Após as primeiras voltas no Q3, Piastri estava apenas 0.026s atrás de Leclerc, mas o monegasco encontrou quase dois décimos e deixou a pole fora do alcance do australiano.
Verstappen estava em terceiro, mas bateu no muro em sua última tentativa e caiu para sexto, enquanto Sainz, Norris e George Russell melhoraram.
Verstappen, que buscava quebrar o recorde de Ayrton Senna de oito pole positions consecutivas, terá sua pior posição de largada desde o 11º lugar em Singapura no ano passado.
Ele terminou à frente de Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Alex Albon e Pierre Gasly, com os dois últimos tendo avançado para o Q3 pela primeira vez nesta temporada.
A grande história no Q2 foi Gasly tirando o companheiro de equipe Esteban Ocon do segmento decisivo por apenas 0.028s nos últimos segundos.
Ocon estava na bolha, mas a última volta de Gasly foi suficiente para colocá-lo em quinto lugar. Os outros eliminados foram Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Kevin Magnussen.
Albon foi o último a passar para o Q3, enquanto Norris foi o mais veloz com 1m10.372s; Verstappen, Piastri e Leclerc ficaram a menos de um décimo.
Os maiores nomes a cair no Q1 foram Sergio Perez e Fernando Alonso.
Perez estava em 18º antes de sua última volta, mas o mexicano não conseguiu melhorar seu tempo e foi eliminado pelo segundo ano consecutivo no Q1 em Monte Carlo.
Alonso perdeu a última vaga no Q2 para seu ex-companheiro Esteban Ocon, com Logan Sargeant em 17º e os pilotos da Sauber na última fila.
Na frente, Russell liderou o segmento com 1m11.492s, seguido por Piastri e Hamilton, com os pilotos completando várias voltas para entrar no ritmo.
Confira o grid:
Charles Leclerc, f1, ferrari, formula 1, gp de monaco, noticias f1, pole position
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.