Leclerc chama novos motores de maior mudança da história da F1

sábado, 7 de fevereiro de 2026 às 10:45

Charles Leclerc

Charles Leclerc detalhou o enorme desafio que a Ferrari assumiu com os novos regulamentos de unidade de potência, classificando as mudanças como as maiores da história da Fórmula 1.

A categoria introduziu alterações radicais no motor, incluindo a remoção do MGU-H e o aumento da potência do MGU-K de 120kW para 350kW. Além disso, os novos motores passam a operar com divisão de 50 por cento entre energia elétrica e combustão interna, representando um avanço significativo rumo à eletrificação.

Diante desse cenário, a Ferrari investiu grande parte de seus recursos no novo pacote técnico e no desenvolvimento do SF-26. A equipe, inclusive, interrompeu o desenvolvimento aerodinâmico do carro do ano passado no fim de abril para concentrar esforços no novo projeto.

A Scuderia apresentou seu novo carro no mês passado. Em seguida, Leclerc e Lewis Hamilton realizaram um shakedown inicial em Fiorano. Depois disso, ambos completaram alguns dias positivos de testes no Circuito de Barcelona-Catalunha.

Quero ser VIP

Leclerc destaca necessidade de reaprender processos

Para Leclerc, a nova era exige uma mudança profunda tanto das equipes quanto dos pilotos. Ainda assim, o monegasco demonstra entusiasmo com o desafio.

“Eu acho que é uma das maiores mudanças que já aconteceram na história da F1, então isso é particularmente empolgante por esse motivo”, afirmou Leclerc.

“Desde que cheguei à F1, eu tive uma grande mudança técnica de 21 para 22, mas isso não é nada comparado a agora. De certa forma, precisamos reaprender a maioria dos programas. Precisamos entender o sistema muito melhor para tirar o máximo proveito dele.

“Então há muitas, muitas implicações também do lado do piloto — a forma como pilotamos, a forma como vamos gerenciar as corridas — e isso faz com que seja um grande desafio, mas é algo que me empolga.

“E com todo o trabalho que tem acontecido nos bastidores, eu estava realmente ansioso para finalmente testá-lo na vida real e ver como seria a sensação. Então, sim, foi muito empolgante.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.