Le Mans – Teste precoce da Porsche não assusta Audi e Toyota, ainda…

terça-feira, 2 de julho de 2013 às 7:00
porsche-lmp1-teste-2013

Porsche LMP1 de 2014

A Audi e a Toyota dizem não ter preocupações em relação a Porsche já ter começado os testes com seu carro que vai correr em 2014 em Le Mans.

O Porsche híbrido LMP1 tornou-se o primeiro carro construído baseado no novo regulamento de 2014 a ir à pista no início do mês passado, o que é suscetível de dar-lhe uma vantagem inicial de no mínimo quatro meses sobre seus rivais no próximo Campeonato Mundial de Endurance.

O novo Audi deve ir à pista somente em outubro, enquanto a Toyota ainda não estabeleceu uma data para o primeiro teste de seu carro LMP1 da segunda geração.

O chefe da Audi Sport, Wolfgang Ullrich, afirmou que “se você está voltando para uma categoria, você precisa começar as coisas muito mais cedo.”

“A Porsche está voltando a competir de protótipo depois de muitos anos fora. Acho que o carro que estão testando é interino e não o carro que vai correr.”

O diretor técnico da Toyota Motorsport, Pascal Vasselon, apresentou um ponto de vista similar.

“Considerando que eles não estão correndo, isso é o que eles têm de fazer: começar a andar com o carro o mais cedo para obter o máximo de experiência possível com seu novo projeto”, explicou.

“Nosso carro de 2014 será novo, mas em termos de desenvolvimento aerodinâmico e híbrido, há muita coisa que vamos aproveitar do carro deste ano.”

“A Porsche está começando do zero, por isso eles precisam de mais tempo. Nós não estamos começando do zero.”

Ullrich salientou que a Audi está satisfeita com o calendário para os primeiros testes de seu novo carro de 2014.

“Nós começamos o desenvolvimento e estamos em uma escala de tempo que se encaixa bem”, disse ele.

“Vamos à pista no outono (hemisfério norte). Isso é um pouco mais cedo do que nos últimos anos, porque é um conceito novo e é necessário um pouco mais de testes.”

A Audi testou um R18 e-tron quattro atual com os pneus mais estreitos do próximo ano, no dia de testes em Le Mans, num teste que foi anunciado como um ‘exercício de coleta de dados’ para a Michelin.

Vasselon ainda não sabe se o novo Toyota vai à pista neste ano ou início do próximo.

“É muito cedo para dizer no momento”, disse ele. “Por causa dos nossos recursos limitados, tivemos que enfrentar 2013 antes de atacar 2014, agora nossa equipe de design está 100% focada no carro de 2014.”

A Porsche é a maior vencedora da história de Le Mans com 16 conquistas na categoria principal. A primeira delas foi em 1970 e a última em 1998. Mas a Audi não fica muito atrás; tem 12 vitórias e um domínio impressionante neste século – ganhando 11 das 13 corridas realizadas. Só não venceu em 2003 (Bentley) e 2009 (Peugeot).

A Toyota até hoje nunca venceu. A única montadora japonesa que venceu na categoria principal de Le Mans foi a Mazda em 1991. Enquanto isso os alemães tem nada menos que 29 vitórias, a primeira delas em 1952 com a Mercedes-Benz.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.