Le Mans – Híbrido da Michelin funciona em pista seca e úmida

quarta-feira, 13 de junho de 2012 às 21:54
Pneu Michelin híbrido - pista seca e únida
Pneu Michelin híbrido – pista seca e úmida

As 24 horas de Le Mans 2012 está vendo os primeiros pneus híbridos da Michelin para carros LMP1 (frente: 36/71-18 / traseiro: 37/71 18). Esta inovação permite que os pilotos  Michelin continuem na pista tanto com clima seco quanto úmido, em vez de ter que mudar para um pneu “intermediário” padrão.

O novo pneu da Michelin híbrido é fruto de um trabalho dos engenheiros da empresa francesa para otimizar o funcionamento da ‘janela’ dos pneus. ‘Janela’ quer dizer o espectro de temperaturas e condições através das quais o pneu é capaz de oferecer seu melhor desempenho.

Por causa do comprimento excepcional (13,629 km) do circuito usado nas 24 horas de Le Mans, não é raro os pilotos se depararem com condições diferentes em partes da pista. Enquanto isso, o clima instável tem o hábito de complicar ainda mais o desafio, assim como as diferentes temperaturas e níveis de umidade, notadamente durante algumas fases diurnas e noturnas da corrida.

Os engenheiros da Michelin sempre procuraram construir os pneus de acordo com as particularidades da pista francesa para corridas de endurance. Hoje em dia, a utilização de novos materiais e arquiteturas lhes permitiu aumentar a versatilidade de seus produtos. O resultado é um pneu para corridas de endurance da Michelin que vai além da noção convencional de ‘macio’, ‘médio’ e ‘duro’, graças a introdução de compostos de pneus destinados a cobrir diferentes “janelas”.

A gama de pneus para corridas de endurance da Michelin para 2012 também dispõe de soluções de engenharia para atender às necessidades dos novos carros híbridos desenvolvidos pela Audi e Toyota.

O híbrido da Toyota é um protótipo a gasolina/elétrico de tração traseira. Comparado a um carro com motor de combustão LMP1, ele produz mais torque quando o motor elétrico entra em funcionamento, mas menos freio motor quando o sistema híbrido recupera a energia para carregar as baterias na desaceleração.

Enquanto isso, o motor elétrico do AUDI R18 e-tron aciona as rodas dianteiras, o que significa que todos as quatro rodas são movidas quando a energia recuperada é re-empregada. A Michelin – com a anuência da Audi – escolheu equipar tanto o Audi R18 ultra quanto o R18 quattro e-tron com os mesmos pneus, uma decisão que permite comparar o desempenho dos pneus em carros caracterizados por dois tipos diferentes de configuração.

Por último, mas não menos importante, o Nissan Delta Wing também está participando da legendária corrida usando pneus Michelin. Graças a este carro-laboratório, a fabricante francesa conseguiu desenvolver um pneu de corrida pequeno (frente: 10/58-15 peso: 5 kg) com um nível extremamente elevado de tecnologia para proporcionar um equilíbrio competitivo de desempenho, segurança e longevidade. No dia do teste da pré-corrida em 3 de junho de 2012, o Nissan Delta Wing andou 772km (equivalente a quatro stints) com um único jogo de slicks Michelin.

AS – www.autoracing.com.br

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