Le Mans 6 Horas de São Paulo 2013 – Atrações para toda a família

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 às 17:39
audi2-le-mans-2013

Audi R18 e-tron quattro

A Le Mans 6 Horas de São Paulo, segunda edição da etapa brasileira do World Endurance Championship (WEC – FIA) chega a Interlagos, trazendo o espírito de Le Mans em um evento com seis horas de muita emoção e diversão para toda a família. A etapa brasileira é promovida pelo bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, junto com a Playcorp, produtora de grandes eventos, tem apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da SPTuris e desembarca no Autódromo José Carlos Pace, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro de 2013. O festival conta ainda com patrocínio da Claro TV, uma das principais empresas de TV por assinatura do Brasil.

O campeonato da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) unificou duas categorias internacionais de corridas de longa duração e é organizado em parceria com o Automobile Club de L’Ouest (ACO), que também promove a histórica prova, com 90 anos de tradição, das 24 Horas de Le Mans. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de São Paulo é a única no planeta a sediar três das principais categorias do automobilismo mundial – Fórmula 1, WEC – FIA e Fórmula Indy. Assim como acontece na grande vedete do campeonato, a Le Mans 6 Horas de São Paulo será muito mais que apenas velocidade e adrenalina, rasgando os 4.309 metros do Autódromo de Interlagos.

A exemplo das 24h de Le Mans, a etapa brasileira será um megafestival de atrações e atividades para pais, mães e filhos. O Autódromo inteiro se transformará em uma grande festa do automobilismo, com diversas opções de entretenimento ligadas ao tema, oferecidas para todo o público presente, como exposições de carros históricos, assim como a possibilidade de chegar bem perto dos bólidos e dos pilotos, que juntos, formam este espetáculo através de visitações aos boxes e sessões de autógrafos. Além disso, o espaço Village, um local posicionado bem no coração do complexo, terá várias atividades nos palcos, como cover de Michael Jackson, Elton John, AC/DC e U2, show da banda Mavericks e áudio MIX e DJs agitando o festival.

Bicampeão mundial da Fórmula 1, campeão da Indy e vencedor por duas vezes das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson Fittipaldi fala sobre o trabalho que sua empresa faz ao lado da Playcorp. “Vamos realizar, pela segunda vez, um evento que reproduza no Brasil o mesmo espírito das 24 Horas de Le Mans, o qual mobiliza a cidade onde é realizada durante um mês e reúne automobilismo e entretenimento para toda a família durante todo o fim de semana. Teremos carros maravilhosos. Será um evento incrível”, afirma Fittipaldi.

Complementando a programação dos carros mais modernos do planeta, quem estiver em Interlagos também vai poder acompanhar disputas da Porsche GT3 Cup Challenge e das motos da Superbike, as mais rápidas do Brasil. Entre terça e sexta-feira, no kartódromo ao lado, ainda será realizada a Maratona Universitária de Eficiência Energética, competição com equipes de 59 universidades de todo o Brasil, com mais de 2.000 pessoas envolvidas, na busca por carros mais eficientes e ecossustentáveis.

Para as crianças, está programada uma área especial, que, além de brinquedos de parques de diversão, como Roda Gigante, barco Viking, Chapéu Mexicano e Trenzinho, contará com a participação da Polícia Militar de São Paulo. Dentro de uma pista mirim, monitorada por um Policial Militar rodoviário, a PM ensinará para a criançada noções básicas de segurança no trânsito e, ao final, “habilitará” os motoristas mirins que participarem da brincadeira com uma carteira especial entregue logo após a ação. A PM também desenvolverá outras atividades, como mostra de motocicletas de escolta e policiamento, viatura da ROTA, apresentações do Canil, teatro de fantoches e aulas sobre conscientização no trânsito. O corpo de Bombeiros também estará presente, em uma tenda, além de três estandes da CET. O evento contará com um espaço do COE, do GATE, para o canil e outro para os cavalos, assim como a Polícia Comunitária e Ambiental.

Uma novidade bacana do festival deste ano é o “Cineminha Disney”, com decoração inspirada na nova aventura AVIÕES, longa de animação do Disneytoon Studios, que estreia no país em 13 de setembro. Será uma oportunidade para as crianças conhecerem mais sobre essa história e seus personagens. No Cineminha, sucessos de animação, como Carros 2 e Monstros S.A, da Disney•Pixar, Detona Ralph, da Disney, além de especiais para televisão, como o filme Phineas & Ferb: Através da 2° Dimensão, serão exibidos. A programação também inclui Os Vingadores, da Marvel, e Piratas do Caribe 4, da Disney. Neste espaço, a Nestlé fará distribuição de biscoitos Passatempo e comercializará sorvetes em carrinhos. Muita ação e aventura para o público infanto-juvenil, enquanto os pais acompanham a corrida ou passeiam pela área do festival.

O evento contará com um espaço do Beto Carreiro, com exposição de super carros e do filme Velozes e Furiosos, área de atendimento climatizada, cineminha, aparição dos personagens Beto Carrero, anões, Shrek e Alex do Madagascar, além de simuladores de F1.

No espaço da Coca Cola, haverá quatro simuladores de corrida: dois deles no Winner’s Club e dois dentro do Village. Quem fizer o menor tempo dos quatro, ganhará uma volta na pista de Interlagos com o Emerson Fittipaldi pilotando o carro.

O Presidente da Playcorp, Fernando Elimelek, reforça o compromisso do evento com atrações de lazer e cultura para toda família e a importância de estar envolvido com este trabalho. “Será um enorme festival familiar com grande interação com o público. Nosso objetivo é organizar um evento que marque para sempre a memória dos fãs brasileiros de automobilismo e reúna toda a família. Trazer para a cidade a tradição da maior corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans, e transformá-la na segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, é uma grande honra para nós”, encerra Fernando Elimelek.

A quarta etapa
Participarão da prova em São Paulo montadoras como Audi, Toyota, Nissan, Honda, Aston Martin, Chevrolet, Porsche, entre outras, com perspectiva de adesão de mais fábricas nos próximos anos. No total, são quatro categorias competindo juntas. A LMGTE-Pro tem o piloto brasileiro Bruno Senna, correndo pela Aston Martin, e é composta por carros GT para pilotos profissionais. Nas categorias LMP1 e LMP2, os carros são protótipos e a variação de uma classe para a outro é a potência das máquinas, onde a da LMP2 é reduzida. E, finalmente, a categoria LMGTE-Am, que conta com o piloto brasileiro Fernando Rees, correndo pela Corvette, em carros GT para pilotos amadores.

O WEC-FIA é utilizado por essas marcas como laboratório para desenvolvimento de novas tecnologias para seus automóveis de rua. Em 2012, na primeira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, Lucas Di Grassi terminou em 3º lugar com o R18 Ultra, da Audi, e a prova marcou a primeira pole e vitória da Toyota na categoria principal. A corrida teve um público de 20.000 pessoas e para 2013, espera-se um número ainda maior.

O campeonato tem sua segunda temporada em 2013 e retorna a tradição do Campeonato Mundial de Marcas, que durante muitos anos foi, junto com a Fórmula 1, a mais importante competição do automobilismo. Cada etapa do WEC – FIA conta com um número mínimo de 20 carros protótipos (nas categorias LMP1 e LMP2) e GT.

A etapa brasileira terá dois treinos livres no dia 30. Na manhã seguinte, acontecerá o terceiro treino livre e à tarde, os classificatórios. A largada para a etapa brasileira do FIA WEC acontece às 12h do dia 1º de setembro. Quem acompanhar o evento ainda assistirá provas do Porsche GT3 Cup Challenge e da Superbike.

Pilotos brasileiros
Bruno Senna, da Aston Martin, e Fernando Rees, da Corvette, são os dois pilotos brasileiros que competirão na etapa brasileira do World Endurance Championship (FIA WEC).

Bruno Senna, de 29 anos, sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, integrará a equipe da Aston Martin com o carro número 99, na categoria LMGTE-Pro. O piloto começou a se destacar profissionalmente na Fórmula 3 Inglesa, em 2006, na qual conquistou a terceira colocação no final do campeonato. Em 2009, Bruno participou de suas três provas de endurance, incluindo as tradicionais 24 Horas de Le Mans, e em duas – Espanha e Portugal – subiu ao pódio na terceira colocação. No ano seguinte, ingressou na equipe Hispania F-1 Team, na Fórmula 1. Em sua segunda corrida, chegou em nono lugar, no GP de Monza, na Itália. Ao todo disputou oito grandes prêmios.

Em 2013, Senna retornou às corridas de longa duração com a equipe Aston Martin Racing, já com a experiência adquirida em 2009, e vem se constituindo como um dos principais pilotos da segunda temporada do FIA World Endurance Championship. Estreou na classe LMGTE-Pro, vencendo as 6 Horas de Silverstone, e assumiu provisoriamente a liderança da categoria com o segundo lugar nas 6 Horas de Spa.

“Estou muito empolgado. Nas 24 Horas de Le Mans o clima é muito mais relaxado, são vários pilotos, muito mais gente e você curte com as outras equipes. É um espírito bem leve. Estou animado para a Le Mans 6h de São Paulo, pois sei que será do mesmo jeito. Sinto falta dos carros de Fórmula 1, mas estou contente com as novas oportunidades”, declara o piloto.

Fernando Rees, de 28 anos, marca presença pela segunda vez na Le Mans 6 Horas de São Paulo e correrá com o carro número 50 da Corvette, na categoria LMGTE-Am. Aos oito anos de idade, disputou sua primeira prova de kart, no Kartódromo de Interlagos. A partir de então, Fernando participou de campeonatos de kart no Brasil entre 1994 e 1998. No fim de 1998, estreou internacionalmente no Campeonato Norte-Americano de Kart, com provas nos Estados Unidos e no Canadá.

Entre 1999 e 2001, Rees correu integralmente em campeonatos europeus, disputando o Italiano, o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart. Após quatro anos de dedicação ao automobilismo europeu, quando estreou em 2001 nos monopostos, na Fórmula Renault, Rees voltou ao Brasil para participar na Fórmula 3 Sul-Americana. Em 2006, competiria no Europeu de Fórmula 3000, mas na etapa de abertura do campeonato, realizada em Monza, um grave acidente o tirou das pistas por um período de 18 meses. O retorno ao automobilismo aconteceu no fim de 2007, disputando a etapa de encerramento da Le Mans Series, sediada no autódromo de Interlagos. Fernando venceu a sua corrida de retorno e passou, então, a competir no endurance.

Em 2008 e 2009 correu na Le Mans Series Europeia na categoria LMP2. Após uma breve pausa durante a temporada de 2011, o piloto assinou com a equipe francesa Larbre Compétition para disputar o FIA WEC e vem mostrando ótimo desempenho.

“Participo do endurance desde 2007, por isso, estou adaptado às ultrapassagens, marchas, etc. Estou muito motivado a correr, pois sei que na próxima corrida vou aprender uma coisa nova. Com certeza, estou animado para ver o que vai acontecer e, quem sabe, até mudar de categoria. Para o público, o evento será muito mais do que uma corrida e este será o ponto alto. Estamos falando de um verdadeiro festival de entretenimento, uma grande festa com os carros mais impressionantes do mundo do automobilismo fazendo a trilha sonora. Não existe nada igual no Brasil. É o espírito de Le Mans em São Paulo”, encerra Rees.

Pilotos e carros
Vinte e oito carros e 70 pilotos tem participação confirmada na corrida que será realizada na capital paulista. A Audi, até o momento, é a equipe a ser batida entre as da categoria LMP1, a mais importante do campeonato. O time da montadora alemã venceu as três provas disputadas em 2013, realizadas em Spa-Francorchamps (Bélgica), Silverstone (Inglaterra) e Le Mans (França), liderando o torneio entre as fábricas com 102 pontos, contra 67 da Toyota.

Este desempenho faz com que o trio formado por Allan McNish, Loic Duval e Tom Kristensen, do Audi e-tron quattro número dois apareça na liderança do campeonato de pilotos, com 94 pontos. Ainda na mesma categoria, mas na disputa das equipes particulares, a Rebellion Racing possui 86 pontos, contra 68 da Strakka.

Pela LMP2, os carros da OAK Racing aparecem nas duas primeiras colocações, com o trio formado por Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo González liderando com 77 pontos e 73 de Olivier Pla, David Heinemeier Hansson e Alex Brundle, os segundos colocados. Na categoria GTE Pro o equilíbrio também é grande, com o Porsche da equipe Team Manthey, que aparece na liderança, com 74 pontos, contra 71 da Aston Martin Racing. No campeonato de pilotos, o trio formado por Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas tem 72 pontos, enquanto Stefan Mucke e Darren Turner são os segundos colocados com 68. Nesta categoria, Bruno Senna é o quinto colocado, com 45 pontos ganhos.

A IMSA Performance Matmut lidera o campeonato da GTE Am com 64 pontos, apenas um a mais em relação a Larbre Competition, na vice-liderança. Entre os pilotos, Jean-Karl Vernay e Raymond Narac ponteiam a tabela, com 64 pontos, contra 57 dos segundos colocados Julien Canal e Patrick Bornhauser. Fernando Rees – que disputará a Le Mans 6h de São Paulo com os pilotos vice-líderes da temporada – aparece em sétimo lugar, com 33 pontos.

Dez pilotos com passagem pela Fórmula 1
Entre os participantes da etapa brasileira do FIA WEC estão nomes conhecidos do público como Giancarlo Fisichella, Kamui Kobayashi e Allan McNish, líder da categoria LMP1.

Pela categoria LMP1, a principal do FIA WEC, serão cinco participantes. A equipe Toyota, vencedora da primeira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, contará com três pilotos com passagens na Fórmula 1. O britânico Anthony Davidson competiu pelas equipes Minardi, BAR, Honda e Super Aguri. O suíço Sébastien Buemi possui três temporadas disputadas pela Toro Rosso, enquanto o francês Stéphane Sarrazin tem apenas uma aparição na Fórmula 1, justamente em Interlagos, quando substituiu Luca Badoer na Minardi.

O escocês Allan McNish, piloto da Audi e líder da atual temporada do FIA WEC, foi companheiro de equipe de Mika Salo na Fórmula 1, justamente na equipe Toyota, maior rival da montadora alemã pelo título na LMP1. Já o alemão Nick Heidfeld, que correrá em São Paulo pela Rebellion Racing, defendeu as equipes Prost, Sauber, Jordan, Williams, Mercedes e Lotus Renault.

Os outros pilotos com passagem pela Fórmula 1 participarão da categoria LMGTE Pro. Além de Bruno Senna, com passagem por HRT, Lotus Renault e Williams, a categoria terá a presença de Gianmaria Bruni, piloto da Minardi em duas temporadas, que dividirá a pilotagem de uma das Ferrari F458 Itália da equipe AF Corse com Giancarlo Fisichella, que participou da Fórmula 1 entre 1996 e 2009, ano em que esteve na Force India e na Ferrari.

Além da dupla de italianos, a AF Corse contará ainda com o japonês Kamui Kobayashi, que correu por Toyota e Sauber, esta última até o ano passado. O último piloto da lista dos ex-Fórmula 1 é Pedro Lamy, que assim como Senna, correrá com um Aston Martin Vantage V8. O primeiro português a pontuar na principal categoria de monopostos do mundo defendeu Lotus e Minard entre 1993 e 1996.

Maratona Universitária
Um dos eventos paralelos da corrida é a Maratona Universitária de Eficiência Energética, que em 2013, chega a sua décima edição, reunindo alunos e professores de diversos cursos de engenharia em todo o Brasil. A Maratona deste ano será realizada no anel externo do kartódromo Ayrton Senna, localizado no complexo do Autódromo de Interlagos, entre os dias 26 e 30 de agosto. São esperadas por volta de 500 pessoas, entre alunos e professores de 31 universidades e escolas técnicas de sete estados (Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

Ao todo, 59 protótipos estarão na edição deste ano, divididos em três categorias: carros movidos a etanol, gasolina ou eletricidade. Cada equipe poderá contar com um professor e até sete alunos e terão até três tentativas (uma por dia, a partir do dia 28) para completar 12 voltas no anel externo do kartódromo de Interlagos com o menor consumo de combustível. Entre os carros elétricos, o vencedor será o protótipo que percorrer a maior distância possível com a carga mínima da bateria, que será instalada pela organização.

Para Alberto Andriolo, idealizador e organizador da Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizar a décima edição de seu evento dentro da programação da Le Mans 6h de São Paulo é importante, pois corridas de endurance têm características semelhantes às da Maratona. “A junção da Maratona Universitária com a Endurance, aproveitando a semana de preparativos, é vantajosa pelo fato de estimular o interesse deste futuros engenheiros com a tecnologia já aplicada numa competição de nível mundial”, declara Alberto Andriolo. Mais informações sobre a Maratona Universitária da Eficiência Energética podem ser obtidas através do site www.maratonadaeficiencia.com.br.

Serviço e infraestrutura
A estrutura para montar a Le Mans 6 Horas de São Paulo é uma mescla entre fornecedores locais e materiais recebidos do exterior. Os equipamentos e carros desembarcaram em Viracopos e no porto de Santos no início da semana e alguns deles até fizeram um breve passei na Avenida Paulista na quarta-feira para aquecer os motores.

O acesso ao autódromo no domingo será facilitado através da criação de bolsões em pontos estratégicos, com transfer gratuito até Interlagos. Um deles é no estacionamento da Av. Atlântica, 3030 (ou Rua do Peixe Vivo). Outra possibilidade é a utilização dos trens da CPTM. Na Estação Interlagos, um sistema de transfers com micro-ônibus levará o público até a porta do autódromo, e de volta até a estação, entre as 8h e as 20h. Vans ATENDE também farão esse trajeto.

Já dentro do autódromo, o público contará com uma praça de alimentação completa com opções de sanduíches, cachorros-quentes, pizzas, salgados e bebidas. A entrada no evento com alimentos só é permitida para aquelas pessoas com restrições alimentares.

Patrocinadores e apoio oficial
A Claro TV, uma das principais operadoras de TV por Assinatura do Brasil, é a patrocinadora oficial do evento “Le Mans 6 Horas de São Paulo”. Essa iniciativa vai ao encontro da estratégia do Grupo América Móvil (que controla a empresa), de estar aliada a eventos que tenham fortes elementos de tecnologia, inovação e alta qualidade. Além do patrocínio da Claro TV, a etapa contará com a infraestrutura de telecomunicações da Embratel.

“Estamos muito felizes por patrocinar a Le Mans 6 Horas de São Paulo. Nesta etapa, especialmente a velocidade, que tanto encanta os brasileiros, é o ingrediente que nos conecta com a estratégia de patrocínio dos pilotos Bruno Senna e Pietro Fittipaldi. Além disso, o evento proporciona lazer para diversos públicos e idades, alinhado com o produto ofertado pela Claro TV, que possibilita diversão, entretenimento e cultura para toda a família”, diz Antonio João Filho, Diretor Executivo da Claro TV, destacando que a empresa transmitirá o evento para os seus assinantes.

Ingressos
O público poderá adquirir os tickets para a Le Mans 6 horas de São Paulo através do site www.ticket360.com.br e da bilheteria montada no Autódromo na entrada de Interlagos, aberta diariamente a partir das 7h da manhã e no dia do evento a partir das 6h da manhã. É possível encontrar ingressos a partir de R$37,00 reais e há disponibilidade também pacotes para famílias. Crianças menores de 12 anos não pagam desde que acompanhadas de um adulto.

O calendário 2013 do World Endurance Championship (WEC – FIA):

14 de abril de 2013: 6 Horas de Silverstone (Inglaterra)
04 de maio de 2013: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
22 e 23 de junho de 2013: 24 Horas de Le Mans (França)
1º de setembro de 2013: Le Mans 6 Horas de São Paulo (Brasil)
22 de setembro de 2013: 6 Horas do Circuito das Américas (USA)
20 de outubro de 2013: 6 Horas de Fuji (Japão)
10 de novembro de 2013: 6 Horas de Shanghai (China)
30 de novembro de 2013: 6 Horas do Bahrein (Bahrein)

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.