Le Mans 2010: Audi retoma hegemonia

sábado, 11 de junho de 2011 às 12:04

lemans24-audi10A Audi conquistou mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. Depois de ficar atrás nos treinos livres e classificatórios, a marca alemã não deu chances para a favorita Peugeot e ganhou a mais tradicional corrida de Endurance do mundo pela nona vez em 11 anos, retomando a hegemonia perdida em 2009 após cinco triunfos consecutivos.

A montadora alemã fez as três primeiras posições, ajudada pela desgraça da Peugeot. A marca francesa começou a corrida na frente com seus quatro carros (três oficiais) e tinha um rendimento muito superior. No entanto, um a um, seus bólidos foram tendo problemas, enquanto os Audis mostravam resistência.

Na classe P1, a vitória ficou com o carro nº 9, do trio Mike Rockenfeller, Timo Bernhard e Romain Dumas. O nº 8, de Marcel Fassler, Andre Lotterer e Benoit Treluyer chegou uma volta atrás, em segundo. O bólido nº 7, de Tom Kristensen, Allan McNish e Rinaldo Capello, ficou três voltas atrasado.

A Peugeot manteve as quatro primeiras posições após a largada. O pole Pedro Lamy (3) ficou em primeiro, com Frank Montagny (2) ultrapassando Marc Gené (1) e se posicionando em segundo. Nicolas Lapierre da ORECA Peugeot ficou em quarto e a Audi R15 de Allan McNish em quinto. Jonny Kane (LMP2), Oliver Gavin (GT2) e a Young Driver Aston Martin (GT1) começaram na frente em suas categorias.

O primeiro acidente da prova foi causado por Nigel Mansell após 17 minutos. O inglês bateu o seu Beechdean Ginetta-Zytek entre as curvas Mulsanne e Indianapolis, causando uma intervenção do Safety Car de 31 minutos. O “Leão”, de 56 anos, foi levado de ambulância para o hospital, mas não sofreu nada de mais grave. Mansell disputava a corrida ao lado de seus filhos, Leo e Greg, com um Beechdean Motorsport Ginetta Zytek.

Na segunda hora, o Peugeot nº 2 assumiu a liderança. O carro nº 3, de Sebastien Bourdais/Pedro Lamy/Simon Pagenaud, teve um problema de suspensão e abandonou quando ocupava a segunda posição, com o português ao volante na ocasião. O carro nº 1, com Anthony Davidson, pulou para a frente na quarta hora, com a Peugeot ainda tomando conta do evento.

A Audi nº 7, com Tom Kristensen ao volante, sofreu um grande atraso ao escapar da pista atrás da BMW M3 de Andy Priaulx. Na ocasião, o carro alemão estava dois minutos atrás dos líderes da prova. Depois disso, o mais próximo perseguidor dos Peugeots passou a ser o Audi nº 9, que com seis horas já estava uma volta atrasado.

Antes da oitava hora, a liderança mudou de mãos. O carro nº 1, então com Marc Gené, perdeu muito tempo nos boxes com um problema no alternador, após três horas em primeiro. Franck Montagny, com o bólido nº 2, passou para primeiro, seguido pelo ORECA de Olivier Panis. Os antigos líderes caíram para sétimo, na mesma volta dos líderes.

O carro da ORECA foi o próximo a ter problemas, por volta da metade da corrida. O nº 2 partia para uma vitória tranquila, sem os demais Peugeots na briga, mas um problema de motor entre a 16ª e a 17ª hora, com Franck Montagny ao volante, deixou a Audi nas duas primeiras posições, com o nº 9 na frente e o nº 8 em segundo.

As esperanças dos franceses ainda não haviam acabado. O carro nº 1 conseguiu descontar uma volta em relação aos Audis, tirava de 2 a 5s por volta e o final parecia dramático. O motor Peugeot, no entanto, novamente não aguentou, deixando as três primeiras posições com os carros alemães. O ORECA tentou se recuperar, vinha em quarto, mas também não resistiu.

Na classe P2, o Honda da Strakka dominou a prova e no final apenas administrou a vantagen. O trio vencedor, Jonny Kane, Danny Watts e Nick Leventis, chegou seis voltas na frente do Pescarolo-Judd nº 35, de M.Lahaye/G.Moreau/J.Charouz. O Lola do brasileiro Tomas Erdos chegou em terceiro, nove voltas atrás.

Na GT1, os favoritos Fords não confirmaram, e o triunfo ficou com o Saleen S7R do trio Gabriele Gardel, Roland Berville e Julien Canal. Eles ficaram quatro voltas na frente do Chevrolet Corvette guiado no final por Stephan Gregoire.

Na GT2, a Risi Ferrari vinha fazendo uma grande prova de recuperação, tendo largado em último e assumido a liderança após 2h30min. No entanto, antes da oitava hora, o carro de Jaime Melo teve um problema de câmbio, deixando a ponta nas mãos do Chevrolet Corvette nº 64, que rumava para a vitória até colidir com a Peugeot nº 1 de Anthony Davidson, outro acidente que provocou intervenção do Safety Car.

Quem acabou vencendo foi o Porsche 911 GT3 RSR, de Marc Lieb, Richard Lietz e Wolf Henzler. A Ferrari F430 GT de D.Farnbacher/A.Simonsen/L.Keen ficou com a segunda posição, duas voltas atrás. A BMW do brasileiro Augusto Farfus ficou em sexto.

Classificação da prova:

Pos    Nº    Classe    Pilotos                Equipe                Carro                Voltas    Diferença    Pit stops
1.     9     LMP1     M.Rockenfeller, T.Bernhard, R.Dumas     Audi Sport North America     Audi R15 TDI             397     397 voltas     33
2.     8     LMP1     A.Lotterer, M.Fassler, B.Treluyer     Audi Sport Team Joest         Audi R15 TDI             396     -1 volta     33
3.     7     LMP1     T.Kristensen, R.Capello, A.McNish     Audi Sport Team Joest         Audi R15 TDI             394     -3 voltas     33
4.     6     LMP1     S.Ayari, D.Andre, A.Meyrick         AIM Team ORECA-Matmut         Oreca 01-AIM             369     -28 voltas     33
5.     42     LMP2     N.Leventis, D.Watts, J.Kane         Strakka Racing             HPD ARX.01             367     -30 voltas     27
6.     007     LMP1     H.Primat, S.Mucke, A.Fernandez         Aston Martin Racing         Lola B09/60 Aston Martin     365     -32 voltas     30
7.     35     LMP2     M.Lahaye, G.Moreau, J.Charouz         OAK Racing             Pescarolo 01 Judd         361     -36 voltas     29
8.     25     LMP2     M.Newton, T.Erdos, A.Wallace         RML                 Lola B08/80 HPD         358     -39 voltas     28
9.     24     LMP2     J.Nicolet, R.Hein, J-F.Yvon         OAK Racing             Pescarolo 01 Judd         341     -56 voltas     26
10.     41     LMP2     K.Ojjeh, T.Greaves, G.Chandalon     Team Bruichladdich         Ginetta Zytek 09S         341      a 2:12.700     31
11.     77     LMGT2     M.Lieb, R.Lietz, W.Hentzler         Team Felbermayr Proton         Porsche 911 GT3 RSR         338     -59 voltas     23
12.     89     LMGT2     D.Farnbacher, A.Simonsen, L.Keen     Hankook Team Farnbacher     Ferrari F430 GT         336     -61 voltas     24
13.     50     LMGT1     R.Berville, J.Canal, G.Gardel         Larbre Competition         Saleen S7R             331     -66 voltas     27
14.     97     LMGT2     M.Holzer, R.Westbrook, T.Scheider     BMS Scuderia Italia         Porsche 911 GT3 RSR         327     -70 voltas     28
15.     72     LMGT1     S.Gregoire, J.Policand, D.Hart         Luc Alphand Aventures         Chevrolet Corvette C6.R     327      a 2:24.241     26
16.     95     LMGT2     G.Fisichella, J.Alesi, T.Vilander     AF Corse             Ferrari F430 GT         323     -74 voltas     23
17.     76     LMGT2     R.Narac, P.Pilet, P.Long         IMSA Performance Matmut     Porsche 911 GT3 RSR         321     -76 voltas     22
18.     28     LMP2     M.Rostan, R.Meichtry, P.Bruneau     Race Performance AG         Radical SR9 Judd         321      a 1:31.736     29
19.     78     LMGT2     J.Muller, A.Farfus, U.Alzen         BMW Team Schnitzer         BMW M3 GT2             320     -77 voltas     27
20.     40     LMP2     M.Amaral, O.Pla, W.Hughes         Quifel-ASM Team         Ginetta Zytek 09S         318     -79 voltas     26
21.     75     LMGT2     P. Splunteren, N.Hommerson, L.Machiels     Prospeed Competition         Porsche 911 GT3 RSR         317     -80 voltas     26
22.     52     LMGT1     C.Nygaard, T.Enge, P.Kox         Young Driver AMR         Aston Martin DBR9         311     -86 voltas     22
23.     37     LMP2     P.Salini, S.Salini, T.Gommendy         WR / Salini             WR Zytek             308     -89 voltas     30
24.     88     LMGT2     H.Felbermayr Sr e Jr, M.Konopka     Team Felbermayr Proton         Porsche 911 GT3 RSR         304     -93 voltas     24
25.     26     LMP2     D.Brabham, M.Franchitti, M.Werner     Highcroft Racing         HPD ARX.01             296     -101 voltas     26
26.     39     LMP2     J.de Pourtales, H.Noda, J.Kennard     KSM                 Lola B08/47 Judd         291     -106 voltas     22
27.     85     LMGT2     T.Coronel, P.Dumbreck, J.Bleekemoelen     Spyker Squadron         Spyker C8 Laviolette         280     -117 voltas     25
28.     11     LMP1     P.Drayson, J.Cocker, E.Pirro         Drayson Racing             Lola B10/60 Aston Martin     253     -144 voltas     30
–     1     LMP1     A.Wurz, M.Gene, A.Davidson         Team Peugeot Total         Peugeot 908 HDi FAP               
–     2     LMP1     N.Minassian, S.Sarrazin, F.Montagny     Team Peugeot Total         Peugeot 908 HDi FAP               
–     3     LMP1     S.Bourdais, P.Lamy, S.Pagenaud         Peugeot Sport Total         Peugeot 908 HDi FAP               
–     4     LMP1     O.Panis, N.Voltaierre, L.Duval         Team ORECA-Matmut         Peugeot 908 HDi FAP               
–     5     LMP1     N.Mansell, G.Mansell, L.Mansell     Beechdean Mansell         Ginetta Zytek               
–     12     LMP1     N.Prost, N.Jani, M.Andretti         Rebellion Racing         Lola B10/60 Rebellion               
–     13     LMP1     A.Belicchi, J-C.Boullion, G.Smith     Rebellion Racing         Lola B10/60 Rebellion              
–     14     LMP1     C.Bouchut, S.Tucker, M.Rodrigues     Team Kolles             Audi R10 TDI               
–     15     LMP1     C.Bakkerud, O.Jarvis, C.Albers         Team Kolles             Audi R10 TDI               
–     19     LMP1     M.Lewis, B.Willman, T.Burgess         Autocon Motorsports         Lola B06/10 AER               
–     29     LMP2     L.Pirri, M.Cioci, P.Perazzini         Racing Box             Lola B09/80 Judd               
–     38     LMP2     J.Schell, F.Da Rocha, D.Zollinger     Pegasus Racing             Norma Judd               
–     008     LMP1     P.Ragues, V.Ickx, F.Mailleux         Signature Plus             Lola B09/60 Aston Martin               
–     009     LMP1     D.Turner, J.Barazi, S.Hancock         Aston Martin Racing         Lola B09/60 Aston Martin               
–     60     LMGT1     T.Mutsch, R.Grosjean, J.Hirschi     Matech Competition         Ford GT Matech               
–     61     LMGT1     N.Gachnang, R.Frey, C.Allemann         Matech Competition         Ford GT Matech               
–     63     LMGT2     J.Magnussen, J.O’Connell, A.Garcia     Corvette Racing         Chevrolet Corvette C6 ZR1               
–     64     LMGT2     O.Gavin, O.Beretta, E.Collard         Corvette Racing         Chevrolet Corvette C6 ZR1               
–     69     LMGT1     A.Yogo, K.Yamanishi, H.Iiri         JLOC                 Lamborghini Murcielago               
–     70     LMGT1     E.de Doncker, B.Leinders, M.Palttala     Marc VDS Racing         Ford GT Matech               
–     73     LMGT1     J.Jousse, X.Maassen, P.Goueslard     Luc Alphand Aventures         Chevrolet Corvette C6.R               
–     79     LMGT2     A.Priaulx, D.Muller, D.Werner         BMW Team Schnitzer         BMW M3 GT2               
–     80     LMGT2     S.Neiman, D.Law, J.Bergmeister         Flying Lizard Motorsport     Porsche 911 GT3 RSR               
–     81     LMGT2     P.Gentilozzi, R.Dalziel, M.Goossens     Jaguar RSR             Jaguar XKRS               
–     82     LMGT2     J.Melo, G.Bruni, P.Kaffer         Risi Competizione         Ferrari F430 GT               
–     83     LMGT2     T.Krohn, N.Jonsson, E.van de Poele     Risi Competizione         Ferrari F430 GT               
–     92     LMGT2     R.Bell, T.Sugden, B.Miller         JMW Motorsport             Aston Martin Vantage               
–     96     LMGT2     L.Perez Companc, M.Russo, M.Salo     AF Corse             Ferrari F430 GT

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.