Lawson lamenta eliminação no SQ2 em retorno à Red Bull
sexta-feira, 21 de agosto de 2026 às 15:16Liam Lawson classificou como “interessante” seu primeiro dia de volta ao volante da Red Bull. O neozelandês, porém, admitiu frustração após ser eliminado no SQ2 da classificação da sprint do GP da Holanda, especialmente porque havia mostrado bom potencial no início da atividade.
A Red Bull confirmou na quarta-feira que Lawson substituiria Isack Hadjar em Zandvoort. O francês sofreu uma lesão no pulso e, por isso, ficou fora do fim de semana. Assim, Lawson retornou à equipe principal depois de uma breve passagem de duas corridas no início de 2025.
Enquanto isso, Yuki Tsunoda assumiu o carro de Lawson na Racing Bulls. Mesmo com pouco tempo para se adaptar novamente à Red Bull, o neozelandês começou bem a classificação da sprint e chegou a superar Max Verstappen na SQ1.
No entanto, a evolução não continuou na mesma intensidade. Lawson acabou eliminado na SQ2 e garantiu a P11 para a sprint de sábado, resultado que ficou abaixo do potencial demonstrado anteriormente.
“Sim. Honestamente, eu realmente não sei. Obviamente, foi um dia interessante”, disse Lawson, ao ser questionado sobre a frustração por não ter avançado ao SQ3.
Quero ser VIPLawson perde ritmo na classificação
O piloto da Red Bull explicou que normalmente espera melhorar seu desempenho conforme a classificação avança. Desta vez, porém, a equipe não conseguiu dar o mesmo passo apresentado pelos concorrentes entre a SQ1 e a SQ2.
“Normalmente, você melhora durante a classificação, e começamos o SQ1 muito fortes. Depois, não demos o mesmo passo que todos os outros. Vamos analisar isso”, afirmou.
Lawson também destacou que ainda há muito a aprender durante seu retorno à Red Bull. Apesar da eliminação, o neozelandês revelou estar confortável ao volante e considerou que tinha condições de avançar para a próxima fase.
“Há muita coisa, obviamente, para aprender hoje. Até agora, honestamente, me sinto muito bem no carro. Eu estava me sentindo bem durante a classificação. Achei que passaríamos, então é uma pena”, explicou.
Red Bull vê potencial para o fim de semana
A rápida adaptação de Lawson ao carro também levantou a possibilidade de um desempenho mais forte nas próximas atividades. O piloto acredita que o resultado da classificação da sprint não representa todo o potencial apresentado pela Red Bull em Zandvoort.
“Definitivamente. Obviamente, vamos tentar corrigir isso e colocar tudo junto para a classificação, mas definitivamente tínhamos potencial para estar bem à frente hoje, então é frustrante”, respondeu Lawson.
Agora, o neozelandês terá uma nova oportunidade de buscar desempenho durante a sprint. Além disso, a Red Bull poderá analisar os dados da classificação para entender por que o carro perdeu competitividade entre as duas primeiras fases.
Lawson largará na P11, entre os dois pilotos da Racing Bulls. Arvid Lindblad ficou em P10, enquanto Tsunoda terminou em P12 e completará a sexta fila ao lado do neozelandês.
Arvid Lindblad, classificação da sprint, GP da Holanda, Isack Hadjar, Liam Lawson, max verstappen, Racing Bulls, red bull, sprint, yuki tsunoda, zandvoort
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
